Segurança de ciclistas é tema de Campanha da Urbes nesta quinta-feira

08:55 Radio Ideal FM 0 Comentarios


Ação teve início em 2013 e já foi realizada em várias avenidas da cidade
Os adeptos da bicicleta que passarem nesta quinta-feira (20) pela ciclovia da marginal do Rio Sorocaba, na altura do Poupatempo, receberão instruções sobre como se deslocar com segurança pela cidade, preservando suas próprias vidas e evitando acidentes. A Urbes – Trânsito e Transportes realiza, das 8h às 12h e das 14h às 18h mais uma etapa da "Campanha para Ciclistas". A ação teve início em 2013 e já foi realizada em várias avenidas da cidade.
A equipe de Educação para o Trânsito da Urbes estará posicionada ao lado da Estação Integrabike de bicicletas públicas e focada em promover a convivência harmônica entre os diversos modais dentro do sistema viário para diminuir ou até mesmo eliminar as ocorrências de acidentes envolvendo ciclistas.
Os ciclistas que passarem pelo local receberão um squeeze e uma cartilha de orientação sobre como pedalar com segurança na infraestrutura viária direcionada às bicicletas que Sorocaba oferece.
Programa Pedala Sorocaba
Sorocaba é conhecida por ser uma cidade que incentiva o uso da bicicleta. A cidade soma hoje 115 quilômetros de ciclovias, que cortam a cidade de Leste a Oeste e de Norte a Sul, com predominância na zona Norte da cidade. Do total, são 112 quilômetros são para uso exclusivo de ciclistas e 3 quilômetros são de ciclofaixas (compartilhadas). Elas estão interligadas e não são segmentadas.
O Plano Cicloviário de Sorocaba começou a ser implantado em 2006 e o investimento da cidade em ciclovias vai além da segurança do usuário. É um investimento na qualidade de vida do cidadão, uma vez que torna menor o tempo de transporte entre a residência e o trabalho. A ciclovia também é um espaço de lazer e de atividades físicas, onde o sorocabano pode cuidar da sua saúde.
A cidade também possui 50 paraciclos (estacionamentos de bicicletas), sendo um deles no Terminal Santo Antonio (com capacidade para 60 bicicletas), oito módulos comerciais (quiosques), com capacidade de acoplar entre 40 e 60 bicicletas cada um. São equipamentos projetados para locais estratégicos para facilitar a integração entre as ciclovias e os demais sistemas de transporte.
O Programa Integrabike de empréstimo gratuito de bicicletas disponibiliza os veículos para pessoas com mais de 18 anos e que tenham pelo menos um dos cartões do transporte coletivo, possibilitando assim a integração de modais. O sistema conta com 19 estações espalhadas na região central da cidade e na zona norte, somando 152 bicicletas disponíveis à população.

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga