Jornal das Onze edição do dia 19 de Março 2014

09:39 Radio Ideal FM 0 Comentarios


Especialista fala sobre ensino público e diz que dinheiro não é o maior problema


João Batista Oliveira é fundador e diretor do Instituto Alfa e Beto, que promove o “Prêmio Prefeito Nota 10” para reconhecer as melhores redes de ensino municipal
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 “Prêmio Prefeito Nota 10” reconhece cidades com os melhores índices de educação

Iniciativa, do Instituto Alfa e Beto, tem o objetivo de promover a igualdade na qualidade das escolas da mesma rede pública de ensino municipal

Duração: 1’52’’

LOC/REPÓRTER: O Instituto Alfa e Beto lançou, este ano, o “Prêmio Prefeito Nota 10”. O objetivo é incentivar as prefeituras a focarem na qualidade de ensino da rede pública municipal. O fundador e diretor do instituto, professor João Batista Oliveira, explica que a ideia é fazer com que todas as escolas de uma mesma cidade possam oferecer um padrão de ensino e um padrão de qualidade.

TEC/SONORA – Fundador e diretor do Instituto Alfa e Beto, professor João Batista Oliveira

“Nós queremos chamar a atenção pra uma causa, a causa da rede de ensino. O que que acontece no Brasil hoje: quando saem os resultados da Prova Brasil, a imprensa procura qual que é a melhor escola e qual que é a pior escola. Isso não é ensino de qualidade; ensino de qualidade é quando o prefeito pode dizer pro cidadão: coloque o filho em qualquer escola, que vai ter o mesmo de padrão de qualidade e vai ter um bom padrão de qualidade. Então toda escola deve ser uma escola de padrão. A gente quer que o prefeito premiado e os prefeitos que vencerem a menção honrosa divulguem essa ideia e promovam em seus municípios que as redes de ensino sejam todas redes de escola padrão: toda escola é uma escola padrão.”

LOC/REPÓRTER: João Batista Oliveira cita uma das vantagens de se ter um padrão numa rede de ensino.

TEC/SONORA – Fundador e diretor do Instituto Alfa e Beto, professor João Batista Oliveira

“No Brasil, as crianças, em geral, mudam de escola entre quinze e vinte por cento durante o ano letivo. Mas, se você tem uma escola que funciona com padrões parecidos no mesmo município, é menos traumático pras crianças e pros professores essa grande mudança das pessoas ao longo do ano letivo.”

LOC/REPÓRTER: O “Prêmio Prefeito Nota 10” terá, como base, os resultados da Prova Brasil aplicada pelo governo no ano passado. As cinco cidades com as melhores notas serão as vencedoras e vão receber menção honrosa, sendo que o primeiro lugar também vai ganhar, em dinheiro, duzentos mil reais. O resultado será divulgado no fim do ano. Estão concorrendo os municípios com mais de vinte mil habitantes, que tenham pelo menos setenta por cento dos alunos inscritos na rede pública de ensino e onde setenta por cento dos estudantes tenham atingido a nota mínima da Prova Brasil.

Reportagem, Natália Borges.

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga