Jardim Bela Vista recebe novo programa de arborização urbana 115 mudas de seis espécies diferentes foram plantadas no local que acaba de receber asfalto

18:10 Radio Ideal FM 0 Comentarios


Depois de receber asfalto, galerias, guias, sarjetas e calçadas, chegou a vez do Jardim Bela Vista ser contemplado com um novo programa de arborização, realizado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura. As primeiras ruas contempladas foram justamente as que receberam pavimentação: Professora Eny Vanni de Campos, Benedito Fernandes Machado e João Adalberto Pires de Campos. A ação foi concluída no último dia 28 de fevereiro.
Ao todo, 115 mudas de seis espécies diferentes foram plantadas no local. Todas são adequadas para uso em passeio público e suas raízes não causam prejuízo às calçadas, nem à rede elétrica existente no local, conforme o preconizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente durante as capacitações oferecidas ao Departamento Municipal do Meio Ambiente. O planejamento e o projeto técnico estivam a cargo dos técnicos ambientais Danilo Floriano e Daiane dos Santos Bueno.   
Segundo Floriano, a arborização urbana proporciona diversos aspectos positivos e benéficos à população. “Podemos destacar a amenização do calor das ruas por meio do sombreamento das copas das árvores, o embelezamento do bairro principalmente em épocas de florada, o aumento da umidade relativa do ar, fazendo com que diversos problemas respiratórios sejam diminuídos ou até sanados, além de proporcionar abrigo e alimento para pássaros da região”, argumentou.
Para Daiane, é necessário que haja uma mudança de consciência da população.  A arborização deve ser considerada não apenas como bem ambiental, mas também uma ferramenta para aumento da qualidade de vida de todos. “Para muita gente, infelizmente as árvores ainda são sinônimos de queda de pequenos galhos e folhas que geram sujeira nas ruas e calçadas”, explicou.
Os moradores locais receberam, previamente, panfletos informativos sobre a importância da arborização. Todos podem auxiliar na irrigação, principalmente nos dias sem chuva, para favorecer o êxito do plantio. A irrigação pode ser feita duas vezes ao dia, sendo uma vez pela manhã e outra ao fim da tarde, utilizando de dois a três litros de água por muda.
O diretor do Departamento de Meio Ambiente, José Vicente Alamino, explica que é proibida a realização de qualquer tipo de intervenção na arborização como, por exemplo, a retirada da muda, a poda dos galhos, envenenamento, corte de raízes ou diminuição do tamanho dos canteiros. A população pode e deve ajudar na fiscalização. “O fato deve ser imediatamente denunciado ao setor de fiscalização do Departamento de Meio Ambiente. O morador que futuramente notar a necessidade de poda das árvores deverá solicitar o serviço junto ao protocolo no Paço Municipal, pois somente a equipe da Prefeitura está autorizada a realizar este tipo de intervenção”, finalizou.


0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga