Museu dos Tropeiros promove volta ao passado em Boituva

19:26 Radio Ideal FM 0 Comentarios


Coopera Boituva lançará programa de coleta seletiva no próximo dia 23
A Coopera Boituva, em parceria com a Prefeitura de Boituva e CEADEC realizará o lançamento oficial do Programa de Coleta Seletiva no próximo dia 23 na Praça da Matriz, a partir das 10 horas.
A Prefeitura assinou em maio deste ano um contrato com o CEADEC (Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania) para que realizasse um trabalho de orientação, adequação e monitoramento dos trabalhos da Cooperativa de Coleta Seletiva, existente no município, a partir de então criou-se a Coopera Boituva – Cooperativa de Catadores e Catadoras de matérias recicláveis de Boituva, que vêm trabalhando e se estruturando desde então.
Com o lançamento oficial do Programa de Coleta Seletiva fica estabelecido o cronograma de coleta de material reciclável e óleo residual de fritura nos bairros da cidade, bem como a realização de campanhas de conscientização a fim de fazer com que aumente o número de pessoas conscientes e que fazem a separação do material reciclado.
Durante o evento de lançamento a população terá oportunidade de tirar dúvidas, conhecer o processo de reciclagem e as formas de como colaborar com a cooperativa, bem como prestigiar uma exposição temática.


Com secretário, prefeito solicita celeridade no projeto de reforma da ETEC de Boituva
Em audiência com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciências e Tecnologia do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, o prefeito Edson Marcusso solicitou sua intervenção para viabilizar junto ao Governo do Estado de São Paulo, para agilizar a elaboração do projeto arquitetônico de reforma do antigo prédio do SESI, que abrigará a nova unidade da ETEC de Boituva.
Pelo convênio assinado no último dia 6 de setembro, com o Governo do Estado de São Paulo, através do Centro Paula Souza, a Prefeitura será responsável pela cessão e adequação do prédio para o funcionamento da entidade, que ficará a disposição até quando forem mantidos cursos profissionalizantes da ETEC em Boituva.
A implantação da ETEC havia sido liberada pelo governador Geraldo Alckmin, por ocasião de sua última visita ao município, ocorrida em abril passado, com resultado de gestões feitas pelo prefeito Edson Marcusso, com o apoio do deputado Arnaldo Jardim.
Juntamente com o vereador Edson Moré, o prefeito Marcusso explicou ao secretário Rodrigo Garcia, que a qualificação da mão de obra, mediante a oferta de cursos profissionalizantes, é uma das estratégias adotadas pela Prefeitura local para atrair novos investimentos e fomentar o desenvolvimento da economia local.
------------------------------------------------------------------------------------------------------

Boituva disputa semifinal do Campeonato Metropolitano Paulista de Voleibol

Na próxima terça-feira, dia 22 Boituva disputará a semifinal do Campeonato Metropolitano Paulista de Vôlei às 18 horas, no Ginásio Municipal de Esportes.
Na rodada anterior Boituva, que disputa o campeonato pela categoria sub 17, venceu o time de Diadema por 3 a 0 e agora a equipe Ironage/Boituva disputa a vaga com o time Honda/Americana
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Inscrições para Copa dos Campeões estão abertas

            A Secretaria de Esportes abriu o período de inscrições para mais um campeonato de futebol, a Copa dos Campeões.
Os interessados poderão retirar a ficha de inscrição na Secretaria de Esportes e só poderão participar da Copa dos campeões, as equipes que disputaram a 1ª e a 2ª divisão do Campeonato Varzeano 2013.
As inscrições vão até o próximo dia 29 e o sorteio das chaves serão realizados no próximo dia 31 com horário a ser definido.
Times que poderão se inscrever: Almadina, Clube dos 30, Sthora, Tuna Lusa, Bahia, Usina, Remac, Recanto Maravilha, Tuna Lusa B, River Plate, Água Branca, Union, Piauí, Remac Jr., Revelação, Santa Cruz, Ipirá, Retiro, Vira Copos, Inter Boituva, Estrela, Almadina B, Unidos da Vila, Shopping Car, Paraná Club e Clube Atlético Boituvense.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Escolas da rede municipal investem na inclusão de alunos com necessidades especiais
De acordo com a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9.394/96, a Secretaria da Educação e Cultura, junto com a Oficina Pedagógica de Boituva tem mostrado empenho tanto na criação de projetos para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem, quanto na inclusão escolar de alunos com necessidades especiais.
Embora todas as escolas da rede municipal de Boituva possuam as condições necessárias para o atendimento de alunos com necessidades especiais, algumas estão se destacando e mostrando mais eficiência, como é o caso da EMEF PROF. “João Pastre”, onde existe uma sala exclusiva para esses alunos.
Para professora Celina Azolini Gonzalez, responsável pela sala, os alunos de inclusão exigem uma atenção extra, e por isso ela investiu em inúmeros cursos na área de educação especial, com o intuito de aprimorar o método de ensino.
Em relação aos pais, segundo a professora, eles são participativos, e algumas mães até chegaram a fazer o curso de libras, mas acabam não usando o conhecimento com os filhos. “Muitas vezes eles acabam sendo estrangeiros dentro da própria casa”, completa a professora.
Além da EMEF Prof° “João Pastre”, a EMEF Profª “Branca Selas Agostinho” e a Profª “Esmeralda Bertolli Labronici” também estão se mostrando muito eficientes. Segundo a Coordenadora Pedagógica da escola Esmeralda, Lourdes Gucci Favoretti, a maior dificuldade encontrada quando a lei entrou em vigor foi a falta de preparo e como proceder com a questão pedagógica. Em relação a aceitação dos demais alunos, Lourdes diz que foi maravilhosa. “Eles são solidários, procuram ajudar e não se importam quando essas crianças na sala de aula tem um comportamento mais agitado por algum motivo, eles simplesmente fazem de conta que não aconteceu nada.”, afirma a coordenadora.
Embora dentro da escola Esmeralda vários projetos tenham sido colocados em prática, um dos mais relevantes é o “Xadrez na Escola”, criado pelo professor de Educação Física Michel de Barros.
O “Xadrez na Escola” tem como objetivo específico proporcionar a prática do xadrez e  reconhecê-lo como jogo pedagógico, desenvolvendo a concentração e atenção dos alunos normais e de inclusão, e assim estimular a paciência, memória, autoconfiança, criatividade e imaginação dessas crianças.
O projeto foi reconhecido pela coordenação da escola e resultou em um ótimo método de ensino-aprendizagem para os alunos de necessidade especial. Para a coordenadora Lourdes, o projeto é de suma importância, pois infelizmente muitos desses alunos acabam dependendo da assistência escolar.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Boituva é um dos 21 municípios que contará com “Estação Juventude” do Governo Federal
Entre mais de 500 inscritos, Boituva será uma das 21 cidades do Estado de São Paulo a contar com uma unidade do programa Estação Juventude. O projeto apresentado pela Prefeitura local obteve boa pontuação e foi acolhido pela Secretaria Nacional da Juventude. Por meio dele, o município receberá recursos, na ordem de R$ 255.879,00, com contrapartida de 20 mil reais da Prefeitura, para a implantação de uma unidade anexo ao CRAS.
A proposta é oferecer um espaço aos jovens de 15 a 29 anos, especialmente aos que vivem em áreas vulnerabilizadas, para que possam discutir, programas, políticas e ações que assegurem direitos de cidadania e ampliem sua capacidade de inclusão e participação social. O espaço oferecerá cursos, palestras e outras atividades voltadas a este público.
O local oferecerá tecnologia social para o desenvolvimento de políticas para juventude – as chamadas PPJs – permanentes e locais para e com a juventude, por meio de ações que instauram conexões sociais e geram novos serviços, além de criar redes que favoreçam a emancipação da juventude, com foco especial para jovens de territórios com dificuldades de garantia de acesso aos direitos.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Biblioteca Municipal realiza projeto “Oba! Hoje é dia de leitura”
O pacote cultural para as crianças continua esta semana com uma programação especial na Biblioteca Municipal, com contação de histórias ao público.
Para esta atividade junto às crianças, Camila Natali Soares Coelho e Regiane Batista, sob coordenação de Mayra Pontes realizarão até amanhã, dia 18, realizarão atividades junto às crianças com o intuito de desenvolver a imaginação, incentivar a criatividade e o interesse pela leitura.
O público-alvo são alunos entre 6 e 7 anos (1º ano). Os horários da temática “Oba! Hoje é dia de leitura” são: 9h às 9h40; 10h às 10h40; 14h às 14h40 e 15h às 15h40 na Biblioteca Central.
 O projeto é aberto para receber o público em geral e escolas. Os interessados em agendar uma apresentação para a escola devem entrar em contato com o departamento de Cultura pelo telefone 15 3363-2382.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Boituva será uma das 200 cidades beneficiadas pelo “Cidades Digitais” do Governo Federal
Dentro dos investimentos que serão realizados pelo Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), Boituva será um dos 200 municípios brasileiros que serão atendidos pelo programa Cidades Digitais.
A informação foi publicada na edição do Diário Oficial desta segunda-feira (14) e o Acordo de Cooperação Técnica será assinado nos próximos dias com Ministério das Comunicações.
Com este programa, a Prefeitura de Boituva interligará os departamentos e setores administrativos externos por meio de uma rede digital lógica, que permitirá a implantação de sistemas e outras ferramentas de controle e gestão.
Em Boituva, o programa Cidades Digitais complementará as ações do Programa de Modernização da Administração Tributária (PMAT). “São serviços que certamente resultarão em melhor atendimento a população”, disse o prefeito Edson Marcusso.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Boituvense ainda pode quitar pendências  com desconto na Central da Dívida Ativa
Campanha da Prefeitura de Boituva obteve resultados expressivos. Dados da Secretaria Municipal de Administração e Finanças dão conta de que 1.023 pessoas já procuraram o atendimento da Central da Dívida Ativa montada pela Prefeitura local, em resposta a campanha deflagrada para recuperação dos débitos com IPTU, ISS e Taxas Municipais inscritos até dezembro de 2012.
Somente nesta terça-feira (15), foram realizados mais de 175 procedimentos pela equipe de atendimento, de pessoas que aproveitaram o último dia de regularizarem seus débitos, com desconto de 50% nas multas e juros ou realizaram o parcelamento de seus débitos em 3 parcelas mensais, com desconto de 25% em multas e juros.
A campanha prossegue e, agora, o contribuinte tem até o dia 15 de novembro para quitar seus débitos com impostos e taxas, com desconto de 40% em multas e juros à vista. Para parcelamentos não existem desconto e as parcelas serão corrigidas.
O atendimento da Central da Dívida Ativa acontece de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na rua João Leite, 370. Mais informações no local ou pelo (15) 3263.5192.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mulheres devem aproveitar o mês de outubro para fazer exames preventivos contra o câncer
Prossegue até o próximo dia 25 de outubro, a campanha de prevenção ao câncer de colo de útero e de mamas nas Unidades Básicas de Saúde do Município.
Outubro é o mês escolhido pelo Ministério da Saúde para a Campanha Nacional de Combate ao Câncer de mama, chamada de “Outubro Rosa”.  Em Boituva é também o mês escolhido para prevenção do câncer de colo de útero, portanto, a Prefeitura de Boituva, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando desde o último dia 14 o exame preventivo “Papanicolau” em mulheres com idades entre 25 e 64 anos, que estejam há mais de um ano sem realizar o exame e também a mamografia para mulheres com idades entre 50 e 69 anos. Os exames podem ser feitos até o próximo dia 25.
Mulheres nestas faixas etárias devem procurar as Unidades Básicas de Saúde do Centro, da Vila Aparecida, Santa Rita e De Lorenzi de segunda a sexta-feira, das 16h às 19h, para realizar os exames e assim se prevenirem contra estes dois tipos de câncer que, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) são os que mais afetam as mulheres.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Boituva será beneficiada por “Academias ao Ar Livre”
O prefeito Edson Marcusso, acompanhado dos vereadores Edson Moré e Adilson Eletricista, esteve no Palácio dos Bandeirantes, na última quinta-feira (10), onde assinou convênio com o secretário de Estado de Esportes, Lazer e Juventude, José Auricchio Júnior, para a implantação de uma “Academia ao Ar Livre” no município. 
A solenidade contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, com quem o prefeito Edson Marcusso alinhou contatos sobre os investimentos que serão realizados pelo Governo do Estado de São Paulo, visando a duplicação da SP 129 e outros oito projetos.
Na Casa Civil, o prefeito Edson Marcusso entregou documentos para a formalização de um convênio, que permitirá viabilização de recursos na ordem de 80 mil reais, proveniente de emenda parlamentar Rita Passos, para aquisição de uma ambulância.
Por meio do programa Academia ao Ar Livre, Boituva receberá mais de 10 equipamentos de ginástica, que serão instalados em espaços públicos, tais como Estação Multiuso; Simulador de Cavalgada Duplo; Simulador de Caminhada Duplo; Esqui Duplo; Barra Alta Giratória; Twist Lateral Duplo; Roda de Ombro Duplo; Roda Dupla; Leg Press Duplo; Simulador de Remo e Placa.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Audiência pública discussão do PPA e LDO será dia 30
Será realizada audiência pública para apresentação e discussão do projeto de Lei n° 42/2013 sobre o Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio de 2014 a 2017 e o projeto de Lei n° 43/2013 sobre a Lei Orçamentária Municipal, que estima a receita e fixa a despesa para o município para 2014.
A audiência pública é aberta a todos os interessados e será realizada na Câmara Municipal no próximo dia 30 às 19 horas. A Câmara está localizada na Rua Vereador Olímpio de Barros, 100.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Trio é preso suspeito de praticar 'saidinha de banco' em Boituva

Mulher de 36 anos teria sido obrigada a depositar R$ 3 mil para um dos criminosos; homens foram presos na Castelo Branco.


A Guarda Municipal de Boituva (SP), prendeu três homens na manhã deste sábado (19) suspeitos de cometerem o crime de ‘saidinha de banco’.Eles teriam ameaçado e a obrigado a depositar R$ 3 mil na conta de um dos criminosos.De acordo com a guarda, uma mulher de 36 anos foi abordada pelo trio na frente de uma agência que fica no Centro da cidade.Os guardas conseguiram alcançar os homens na altura do quilômetro 74 da rodovia Castello Branco, em Itu (SP).Eles foram encaminhados para a cadeia de Capão Bonito (SP), onde responderão por furto qualificado.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Museu dos Tropeiros promove volta ao passado em Boituva

Local abriga mais de 700 objetos históricos do país.
Acesso ao museu é gratuito; atração fica no Bairro Jerivá.


Assista a Matéria acessando o Link 

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga