Imprensa faz visita às obras da cúpula da Basílica

14:16 Radio Ideal FM 0 Comentarios


Na manhã desta quinta-feira (10), jornalistas fizeram uma visita às obras da Cúpula da Basílica de Aparecida, onde um complexo projeto de revestimento está em andamento.A visita foi acompanhada por um dos engenheiros responsável pela obra, Eric Pieri, da Lótus Projetos. Na oportunidade, ele deu detalhes de todo o projeto e os desafios de engenharia para concluí-lo.
Posteriormente o bispo-auxiliar de Aparecida, Dom Darci José, explicou aos presentes toda a concepção artística do projeto e da importância da cúpula na simbologia do Santuário Nacional de Aparecida "É o lugar mais importante da Basílica, que é Cristocêntrica, ou seja, tem Cristo como o centro", explicou.
Projeto Artístico/Simbologia - O projeto da obra da Cúpula é de autoria do artista plástico Cláudio Pastro. A Cúpula Central será rica em detalhes que revelam a beleza da criação. O centro da obra é a árvore da vida e, ao seu redor, pássaros da fauna brasileira, que se dirigem ao centro da árvore para ali se abrigarem: clara referência aos peregrinos que vêm a Aparecida para aqui se refugiarem e renovar a sua fé. 
Há duas distintas frentes de obra: uma vai colocar o mosaico na Cúpula Central- na abóboda, ou seja, naquela meia esfera que compõe a Cúpula- e a outra frente vai trabalhar da base da Cúpula para baixo, onde teremos o revestimento em azulejos.
Feriado da Padroeira 2013: mudança em horários de missas

No dia 12 de outubro, fiéis de todo o mundo se conectam ao Santuário de Aparecida para celebrar a festa da Padroeira do Brasil. Neste ano de 2013, estima-se que cerca de 150 mil pessoas passem pelo Santuário Nacional dedicado à Virgem.
Para este ano, algumas mudanças na tradicional programação foram preparadas pensando na participação dos fiéis. Uma dessas mudanças é o horário da missa solene, que, tradicionalmente acontecia às 10h, e este ano acontecerá às 9h.  
Outra novidade é o horário da procissão que neste ano será às 17h e não às 18h, e mais duas celebrações após este horário: uma às 18h e a última às 21h. Todos os anos a última missa no dia 12 de outubro era celebrada às 13h.  A mudança atenderá especialmente os romeiros que chegam ou permanecem no Santuário até o final do dia.  
A Novena será transmitida pela REDE APARECIDA DE COMUNICAÇÃO e A12.com sempre em dois horários: às 15h e às 19h.  
Programação de 12 de outubro:
  • 5h - Alvorada Festiva / Missa
  • 7h - Missa das Crianças
  • 9h - Missa Solene
  • 12h - Homenagem à Padroeira /Fogos.
  • 12h15 - Missa
  • 13h30 - Consagração Solene
  • 14h - Recitação do Terço (Via satélite unindo Aparecida, Roma e Santuários pelo mundo)
  • 17h - Procissão Solene - Show Musical - Show Pirotécnico
  • 18h - Missa
  • 21h - Missa
12 de outubro: Santuário de Aparecida se une a Santuários do mundo para homenagear Nossa Senhora
Dia 12 de outubro é dia de festa para os católicos brasileiros. Nesta data comemora-se a festa da Rainha e Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, cuja preparação inicia no dia 3 com a novena solene.Neste ano, nesta mesma data, o Santuário Nacional de Aparecida recebeu um convite especial da Diocese de Roma para meditar um terço, em sintonia com mais nove Santuários do mundo.O momento, intitulado  'Estar com Maria para além da noite', conectará, via satélite o Santuário do Divino Amor, em Roma, aos templos e aos fiéis.  Junto ao Santuário de Aparecida participarão os santuários de Nazareth, Lourdes (França), Vailankanni (Índia), Czestochowa (Polônia), Nairobi (Quénia), Banneux (Bélgica), Akita (Japão), Washington (EUA) e Lujan (Argentina).  O terço será conduzido pelo Vigário geral para a Diocese de Roma, Cardeal  Agostino Vallini, e Monsenhor Lorenzo Leuzzi, bispo auxiliar de Roma. Durante o terço será transmitido um vídeo com uma mensagem gravada pelo Papa Francisco.  
A meditação dos Mistérios Gozosos do Terço via satélite acontecerá durante as comemorações da Padroeira do Brasil, no Altar Central, das 14h às 17h (horário de Brasília), onde cada santuário rezará cinco ave-marias em sua língua local.  
Quatro telões serão instalados pelo Santuário Nacional para que os romeiros possam acompanhar a oração.

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga