Comissão Julgadora inicia avaliação dos trabalhos inscritos no Prêmio Yara de Comunicação

09:52 Radio Ideal FM 0 Comentarios


Com inscrições encerradas, jornalistas e estudantes de jornalismo de oito estados brasileiros tiveram suas inscrições homologadas e participarão do Prêmio Yara de Comunicação 2013, realizado pelos Comitês PCJ.
Os trabalhos já estão sendo lidos e avaliados pela Comissão Julgadora. Com prêmios de R$ 5 mil e R$ 3 mil, respectivamente, para o primeiro e segundo colocados de cada categoria, os vencedores serão anunciados durante a cerimônia de premiação, que ocorrerá na cidade de Piracicaba, no dia 22 de novembro de 2013.
Com predomínio de São Paulo (71,5% dos inscritos), outros sete estados brasileiros contam com representantes concorrendo ao Prêmio Yara de Comunicação 2013. Ao todo, 12% dos inscritos são de Minas Gerais, enquanto os estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul reúnem 4,5% cada. Pernambuco conta com 3% de representação e os estados do Mato Grosso do Sul, Paraíba e Bahia têm 1,5% de inscritos cada.
Além da comemoração dos 20 anos de instalação do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CBH-PCJ), este ano também se comemoram os 10 anos de instalação do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ FEDERAL) e os 5 anos de instalação do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba-Jaguari (CBH-PJ).
Um grupo de sete especialistas em meio ambiente, água e comunicação foi selecionado para avaliar os trabalhos. A Comissão Julgadora é composta por Flávia Braga Rodrigues, da Coordenadoria de Recursos Hídricos de São Paulo;Liana John, do projeto Planeta Sustentável; Efraim Netto, do site Mercado Ético e da Secretaria Geral da Presidência da República; Claudia Dianni, da Agência Nacional de Águas; José Pedro Soares Martins, escritor especializado em meio ambiente; Manuel Manrique, da ONU Habitat e Rui Gonçalves, da Globo News.
Estão concorrendo trabalhos sobre água, rios, mananciais, recursos hídricos e ações de preservação, publicados a partir de 1º de janeiro de 2011 em jornais, revistas, portais, blogs, sites, mostras acadêmicas, mídias internas e de caráter experimental. Os materiais foram inscritos nas categorias Jornalismo impresso, Jornal Institucional e Trabalho Universitário.
Sobre os Comitês PCJ - Os Comitês PCJ gerenciam anualmente cerca de 40 milhões de reais anuais para serem aplicados em projetos com ênfase em saneamento básico e outras ações pertinentes. Atualmente, as Bacias PCJ somam mais de cinco milhões de habitantes. Ao longo das últimas duas décadas, o trabalho dos Comitês teve conquistas importantes como a contribuição para o aumento no índice de tratamento de esgoto e a implantação do instrumento de gestão e cobrança pelo uso da água (que propicia a geração de recursos financeiros para investimentos em projetos de melhorias nas Bacias PCJ), isso para garantir água em quantidade e de qualidade.

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga