Jornal das Onze - Edição do dia 26/09/2013

12:01 Radio Ideal FM 0 Comentarios


Bom dia ouvintes da Radio Ideal FM 104.9. No ar, mais uma edição do Jornal das Onze. Hoje, quinta-feira, vinte e seis de setembro de 2013, Boituva, São Paulo, Brasil.
Hoje, a cidade aniversariante é Vargem Grande do Sul, que completa 139 anos e fica localizada na região de Campinas, contando com 39.266 habitantes, segundo o censo 2010. A principal atividade econômica do município é o cultivo de cana de açúcar.
Eu esqueci de falar, mas ontem foi o Dia Nacional do Trânsito e marcou, em todo o país, o encerramento da Semana Nacional do Trânsito.

PREVISÃO DO TEMPO
Embora a chuva tenha dado uma trégua, o tempo esfriou bastante em Boituva. Ontem à noite, a temperatura na cidade era de 13 graus e caiu mais ainda durante a madrugada. Para hoje, não há previsão de chuvas, mas as temperaturas continuam baixas, variando entre 8 e 23 graus.

MANCHETES DO DIA
- PROGRAMA “VIAGEM LITERÁRIA”
- RODADAS DE CAMPEONATOS EM BOITUVA

- VAGAS DE EMPREGO NA REGIÃO


-TATUÍ RECEBE EXPOSIÇÃO “ORATÓRIOS – RELÍQUIAS DO BARROCO BRASILEIRO”

- ESCOLA DE SOROCABA É SUSPEITA DE FRAUDAR O SARESP

- OITO TRAFICANTES DE DROGAS SÃO PRESOS NA REGIÃO


......................................................................................
PROGRAMA “VIAGEM LITERÁRIA”
A Prefeitura de Boituva, por meio da sua Secretaria de Educação e Cultura, receberá, no próximo dia 23, o Programa “Viagem Literária”, na Biblioteca Municipal. O público poderá visitar a biblioteca das 9h30 e 14h30 e acompanhar também a apresentação gratuita da Cia. de Contação de Histórias “Ópera na Mala”, que trará para Boituva a história “Fadas”.
Lançado em 2008, pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, o programa Viagem Literária percorre, todos os anos, dezenas de cidades paulistas levando autores e contadores de histórias para palestras, oficinas e bate-papos que são realizados nas bibliotecas locais.
É uma ação de incentivo à leitura que encontra ampla receptividade entre público, autores e dirigentes da área cultural dos municípios contemplados.
O programa estimula à formação de novos leitores, incentiva a produção literária, enriquece a atividade cultural e fortalece os vínculos entre as bibliotecas e as comunidades locais.
Nesta edição, o Viagem Literária promove 210 eventos em 70 municípios do Estado, ultrapassando a marca de mais de 1.400 eventos realizados.
A participação da população é fundamental para que os objetivos do programa sejam alcançados. Afinal, toda programação é elaborada para oferecer cultura e entretenimento gratuito para todos, aproximar autores e leitores e incentivar a descoberta de novas fronteiras em emocionantes viagens literárias.


RODADAS DE CAMPEONATOS EM BOITUVA
Em partida válida pelo Veterano, ocorrida no último (22), o time da Água Branca venceu o Clube dos 30, pelo placar de 2x0. As partidas foram realizadas no Estádio da Associação Atlética Boituvense (AAB).
Além dos veteranos, também foi realizada rodada da categoria Master. A única partida deste domingo foi do Alvorada, que não se intimidou por estar jogando na casa do adversário e empatou com a equipe da Associação Atlética AAB em 1x1.
Pela categoria Júnior aconteceram três partidas. A Revelação jogou contra Almadina e venceu por 2x1. Na segunda partida, os times Clube Atlético Boituvense (CAB) e Tuna Lusa empataram em 0x0. E na terceira, o Recanto Maravilha ganhou do Viracopos por 2x1.
Copa Industrial
Na noite de terça-feira (24), também tivemos uma rodada de goleadas pelo Campeonato Industrial de Futsal, que está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Esportes de Boituva, envolvendo equipes que representam empresas da cidade. Na primeira partida da noite, a ACE venceu a Ethos por 9x2 e a Prefeitura goleou a Opus pelo placar 11x4.
A competição prosseguiu com duas partidas na noite desta quarta-feira (25). Às 19h, a  Plastshow enfrentou a Gmack e às 20h, a Cervejaria Crystal jogou contra a equipe da Tasco. Os jogos aconteceram no Ginásio Municipal de Esportes, com entrada franca, mas nós ainda não temos os resultados.
 Outro importante resultado veio da equipe Sub 13 da Secretaria Municipal de Esportes de Boituva, que no último sábado (21) venceu Santa Cruz, em Tatuí, em partida válida pela Série Prata da I Copa Craques do Futuro. A competição reúne 54 equipes das cidades de Tatuí, Boituva, Cerquilho, Tietê, Torre de Pedra, Itapetininga, Itapeva e Sorocaba.

 

VAGAS DE EMPREGO NA REGIÃO


Os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de 11 municípios da região estão oferecendo 593 oportunidades de emprego nesta semana. As vagas são para diversas áreas de atuação.
Para se candidatar a uma das vagas é preciso comparecer as posto desejado com documentos pessoais, como, RG, CPF, Carteira de
Trabalho e número do PIS.
Em Boituva, estão disponíveis uma vaga para as funções de motorista carreteiro, passadeira de roupas, gerente de restaurante, estoquista, garçom, açougueiro, alinhador de pneus e fiscal de previsão de perdas. Já para o cargo de operador de máquinas há dez vagas disponíveis e ainda cinquenta vagas para auxiliar de produção masculino.
O PAT de Boituva está localizado na Rua Expedicionário Boituvense, 2, Centro. Mais informações pelo telefone 3263-4854.
O PAT de Cerquilho oferece uma vaga para marceneiro, auxiliar de marceneiro e instalador de portas. O PAT está localizado na Avenida Washington Luis, 111, Centro. Outras informações pelo telefone (15) 3384-5652.
Em Tietê, estão disponíveis uma vaga para os cargos de promotor externo, operador de máquina e auxiliar de produção.
O PAT de Tietê está localizado na Rua dos Expedicionários, 241, no Centro. Para mais informações: (15) 3278-1708.
E para Tatuí há uma vaga para frentista caixa, cozinheira, arte finalista, babá, caseiro, soldador, padeiro, empregada doméstica, açougueiro, churrasqueiro, pintor de autos e mecânico de automóveis. Os cargos de operador de maromba, auxiliar de cozinha, pedreiro, armador de serragens, carpinteiro e serralheiro contam com duas vagas cada. E ainda, são oferecidas vinte vagas para auxiliar de produção.
O PAT de Tatuí está localizado na Rua Coronel Aureliano de Camargo, 943, no Centro. Para mais informações pelo telefone (15) 3251-4766.

TATUÍ RECEBE EXPOSIÇÃO “ORATÓRIOS – RELÍQUIAS DO BARROCO BRASILEIRO”

O Museu Histórico “Paulo Setúbal” apresenta a exposição “Oratórios – Relíquias do Barroco Brasileiro”, que terá sua abertura oficial no dia 27 de setembro, sexta-feira, a partir das 19h. A mostra itinerante é uma iniciativa do Instituto Cultural “Flávio Gutierrez” e do Grupo CCR-SP Vias, em parceria com a Prefeitura de Tatuí.   
São 115 oratórios, objetos de culto e imagens sacras dos séculos XVII ao XX, pertencentes ao acervo do Museu do Oratório, instalado na cidade histórica de Ouro Preto, Minas Gerais, desde 1998.
Reunidos pela colecionadora e presidente do Instituto Cultural “Flávio Gutierrez”, Ângela Gutierrez, os oratórios que foram doados ao Patrimônio da União contam parte da história de Minas Gerais e do Brasil. Falam de usos, costumes e tradições.
A diretora do Museu Histórico Paulo Setúbal e artista-plástica, Raquel Fayad, explica que a história da arte e da arquitetura se revela no conjunto dos oratórios, por meio da influência barroca, rococó e neoclássica.
A abertura da exposição terá ainda as apresentações da Camerata Corelli e do Coral “Professor José dos Santos”. A mostra segue em cartaz até 27 de outubro. O Museu Histórico,  fica na Praça Manoel Guedes, 98, Centro. A visitação é gratuita e acontece de terça à sexta-feira, das 8h30 às 18h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h.

Museu do Oratório
Inaugurado em Ouro Preto, em outubro de 1998, o Museu do Oratório apresenta uma magnífica coleção. As peças do acervo foram doadas ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional pela própria colecionadora Ângela Gutierrez e são genuinamente brasileiras. Caracterizando-se pela diversidade de tipos, de tamanhos e de materiais, o acervo oferece detalhes valiosos da arquitetura, pintura, vestuário e costumes da época em que foram produzidos.
O acervo do Museu do Oratório já foi visitado por mais de mais de 1,5 milhão de pessoas. Está instalado em um casarão histórico de três andares onde, durante algum tempo, morou Aleijadinho, que foi o mais importante escultor barroco do Brasil em todos os tempos. Situado no adro da Igreja do Carmo, o prédio setecentista foi especialmente recuperado e equipado para receber a sua coleção fixa.

ESCOLA DE SOROCABA É SUSPEITA DE FRAUDAR O SARESP


O Conselho Superior do Ministério Público reabriu o caso da escola estadual de Sorocaba, suspeita de fraudar os resultados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). Pais denunciaram que os alunos foram ajudados na prova.
O MP instaurou inquérito civil e a suspeita é de improbidade administrativa, por violação a princípios da administração pública. Segundo denúncias, os professores da Escola Estadual Reverendo Augusto da Silva Dourado ajudaram os alunos a fazer as provas do Saresp, em 2011. 
A escola recebeu nota 9,3 no Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), mais que o dobro da média estadual que foi de 4,24. Com isso, a unidade foi a mais bem colocada no Saresp.
Pelo resultado do exame, todos os 27 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, que fizeram a prova, tiraram a nota máxima em matemática. E numa escala de 0 a 10, em português, a média foi superior a nove. 
O exame serve de base para o pagamento de bonificação por resultados a funcionários das escolas. Os alunos que fizeram a prova contaram que a professora ajudou na hora de escolher as respostas certas e o caso foi denunciado pelos pais dos estudantes.


OITO TRAFICANTES DE DROGAS SÃO PRESOS NA REGIÃO


Uma operação da Polícia Civil prendeu, nesta quarta-feira (25), oito traficantes de drogas que agiam na região de Sorocaba. Segundo a polícia, a quadrilha atuava nas cidades de Votorantim  e Araçoiaba da Serra, além de Sorocaba.
De acordo com o delegado Wilson Negrão, da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), a "Operação Concórdia" mostrou que a quadrilha era organizada e que a droga distribuída na região vinha do litoral do estado de São Paulo. Segundo Negrão, a identificação dos membros da quadrilha e a prisão dos traficantes foi um golpe no tráfico de entorpecentes da região. Ele também informou que todos os presos tinham passagem por tráfico de entorpecentes, furtos e roubos.

 

(MAIS NOTÍCIAS)


PREFEITURA DE ITAPETININGA ROMPE CONTRATO COM O INSTITUTO VIDA


A Prefeitura de Itapetininga  anunciou, no fim da manhã desta quarta-feira (25), a rescisão do contrato com o Instituto Educacional, Assistencial e Social de Itapetininga (Instituto Vida), entidade responsável por parte do atendimento nos postos de saúde.
O motivo apontado é o não cumprimento do convênio, pela falta de pagamento de funcionários terceirizados e o descumprimento de outras cláusulas contratuais. A Prefeitura informou que está preparando um plano emergencial, para que a população não seja prejudicada.
Os funcionários do instituto estão em greve desde segunda-feira (23). Apenas 30% do efetivo tem prestado os serviços. A paralisação prejudicou o atendimento em vários postos de saúde. Nesta quarta-feira, um dos principais problemas foi na farmácia municipal. Dezenas de pessoas não conseguiram retirar remédios fornecidos gratuitamente.
A Prefeitura informou que o instituto ficará responsável por parte do atendimento até 1º de outubro.
O advogado do Instituto Vida, Fábio Coelho, confirmou a rescisão. Ele afirmou ainda que vai tomar as medidas jurídicas previstas em contrato. Segundo ele, com a rescisão, os mais de 500 funcionários do instituto serão demitidos.

 

EM TAQUARITUBA, PREJUÍZOS PODEM ULTRAPASSAR R$ 100 MILHÕES


Nesta quarta-feira (25), a Prefeitura de Taquarituba  divulgou um balanço estimado sobre os prejuízos causados pela passagem do tornado, que provocou a morte de duas pessoas na cidade. Segundo o prefeito Míderson Zanello Milleo, o estudo parcial aponta que o valor pode chegar a R$ 100 milhões somente na área industrial.
O prefeito informou ainda que mais de 30 empresas foram atingidas pelo tornado. O saldo dos estragos foi fechado nas três maiores indústrias: juntas, elas tiveram um prejuízo avaliado em R$ 40 milhões em patrimônio, além de R$ 8 milhões em produtos. Ainda falta avaliar os danos dos outros pontos atingidos na mesma área.
Já no setor público, os danos em infraestrutura e patrimônio público - ruas, asfalto danificado, iluminação, destruição no terminal rodoviário e parque - somam R$ 2 milhões. Os reparos nesta área terão custeio do governo estadual. Sobre os prejuízos dos moradores, a prefeitura informou que ainda não há um valor estimado. Mais de 500 residências foram atingidas pelo fenômeno climático.
A Defesa Civil de Taquarituba homologou junto ao governo do estado o pedido de processo de calamidade pública. Com isso, o poder municipal terá um prazo de 180 dias para contratar empresas para trabalhar na recuperação da cidade, sem a necessidade de licitação.
Ainda na cidade, a concessionária de energia informou que o serviço de abastecimento na área urbana foi restabelecido. Já na região industrial, 49 clientes continuam sem energia. De acordo com a CPFL, aproximadamente 20 equipes do grupo das cidades de Bauru,Marília, Botucatu e São José do Rio Pardo trabalharam nos últimos dias, para reconstituir a rede danificada.
O tornado prejudicou a economia de Taquarituba. Silos, equipamentos e plantações foram destruídos. Há também o risco de toneladas de grãos estragarem, já que estão expostos à chuva. Tratores e dez carretas trabalham para tirar os grãos que estão caindo pelos espaços abertos nas estruturas. Os funcionários de um armazém também tentam construir elevadores improvisados para agilizar a remoção dos grãos.
A Secretaria de Agricultura do município estima que R$ 350 mil em sacas de grãos estejam comprometidas. "Os empresários atingidos estão removendo esses grãos, na tentativa de recuperar o máximo possível. Ainda não sabemos a quantidade de sacas comprometidas e o estado real dos grãos", explica o chefe da Casa da Agricultura, Reinaldo Regheto.
O setor agrícola é responsável por movimentar 50% da economia de Taquarituba e o tornado devastou tudo por onde passou. Em uma plantação de eucaliptos, as árvores estavam com cinco anos e chegavam a quase 20 metros de altura. Depois do tornado, todas ficaram com no máximo dois metros. A força do tornado foi tão grande que também derrubou parte de um pivô de irrigação.

TAQUARITUBA PEDE DOAÇÃO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO


Em Taquarituba, o trabalho de reconstrução da área atingida pelo tornado já começou. No entanto, a maior dificuldade para a continuidade dos serviços é devido à falta de materiais para atender a demanda. Mais de 450 casas foram danificadas.
Em entrevista ao G1, o vice-prefeito do município, Erso Dognani, informou que a prefeitura pede aos interessados em fazer doações, que ajudem com a entrega de materiais para construção, entre eles, tijolos, telhas de barro, telhas onduladas, cal e cimento. Já para quem for fazer a doação em dinheiro, foi criada uma conta especial. O depósito deve ser feito na conta aberta no Banco do Brasil com o nome 'SOS Taquarituba'; conta-corrente 95.000-9, agência 2712-X.
Na região, Prefeituras e moradores têm se mobilizado para arrecadar donativos, que serão enviados às famílias atingidas. Neste caso, os itens solicitados são alimentos, roupas para adultos e crianças, colchões, cobertores e produtos de higiene pessoal e limpeza. Segundo balanço da Defesa Civil de Taquarituba, aproximadamente 30 residências ficaram totalmente destruídas e as famílias estão em casas de parentes e vizinhos.

DANOS DE TORNADO COLOCAM EMPREGOS EM RISCO NO INTERIOR DE SÃO PAULO


Com a passagem do tornado, em Taquarituba, no último domingo (22), como já dissemos, a área industrial foi a mais afetada. Dos silos, sobraram apenas as bases de concreto. A estrutura de metal foi arrancada. O tornado devastou todas as 37 empresas do distrito industrial da cidade. A maioria fazia armazenamento e estocagem de grãos, e respondia por metade da arrecadação do município. As 500 pessoas que trabalhavam no local correm o risco de ficar sem emprego.

FALTAM VAGAS PARA HEMODIÁLISE EM SOROCABA


Embora Sorocaba tenha mais de 400 vagas para pacientes que precisam de hemodiálise, o número ainda é insuficiente para atender a demanda. Hoje, há moradores da cidade, doentes renais crônicos, que precisam enfrentar uma dura rotina de viagens, pelo menos três vezes por semana para fazer o tratamento em outro município.
Sorocaba tem três hospitais que realizam hemodiálise pelo Sistema Único de Saúde (SUS): o Evangélico, o Leonor Mendes de Barros e o Santa Lucinda. Segundo a Diretoria Regional de Saúde, oito moradores da cidade são atendidos atualmente em Itu porque as 424 vagas disponíveis em Sorocaba estão preenchidas; 213 delas por pessoas que moram fora da cidade.
O remanejamento é responsabilidade de uma central de vagas, mas depois que é estabelecido o local só é permitido, por lei, alterá-lo se houver o consentimento do paciente. O que é raro de acontecer. A viagem a Itu é só a primeira parte de uma rotina cansativa que esses pacientes renais crônicos de Sorocaba são obrigados a enfrentar, três vezes por semana. A sessão de hemodiálise dura quatro horas e só depois, os pacientes voltam para a van da Prefeitura que vai levá-los de volta para casa. Se alguém passar mal, todos precisam esperar.
Mas as vagas são limitadas também em outras cidades. De 1.058, hoje apenas 50 estão disponíveis em 48 municípios das regiões de Itapeva, Sorocaba e Itapetininga. Segundo o diretor regional de saúde, o custo alto da infraestrutura dificulta a abertura de novos centros para a hemodiálise. Ele conta que estão previstas negociações para a ampliação de vagas no ano que vem.

 

 

MEGA-SENA ACUMULADA PODE PAGAR MAIS DE CINCO  MILHÕES


Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 1.533 da Mega-Sena, realizado nesta quarta-feira (25) em Osasco. Com isso, o valor do próximo sorteio, previsto para ocorrer no sábado (28), acumula e pode chegar a R$ 5,2 milhões.
As dezenas sorteadas foram: 13 - 21 - 29 - 34 - 47 - 57.
Segundo a Caixa, 89 apostas acertaram a Quina e cada uma vai receber R$ 15.085,80. Outras 5.659 apostas acertaram a Quadra e cada uma receberá R$ 338,93.

Para concorrer ao próximo sorteio, as apostas devem ser feitas até as 19h dos dias de concurso, em qualquer uma das mais de 12.600 lotéricas do país. O valor do bilhete é de R$ 2.

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga