Indumentária do narrador é tema do próximo encontro de “Passa balaio trançado de sonhos” Projeto formará educadores de Tatuí na arte de contar histórias

17:00 Radio Ideal FM 0 Comentarios


 Não é necessária apenas uma boa história na ponta da língua. Foi o que os educadores participantes do projeto “Passa balaio trançado de sonhos” - que propõe trabalhar a contação de histórias como estimulo à literatura infantil -, em Tatuí, já se deram conta. Ao longo dos encontros propostos, desde o dia 16 de agosto, às professoras da rede municipal e de uma entidade local,  o projeto já mostrou que para uma boa história a ser contada, o corpo, o olhar, a voz e as mãos são de extrema importância. Pois bem, chegou agora a vez de trabalhar a indumentária do narrador.
No sexto encontro, no próximo dia 20, com base na obra “Tato, cores e formas”, da escritora campineira Aparecida Diniz, as atividades propostas por Carmelina de Toledo Piza – que também é escritora, contadora de histórias e Mestre em Educação – têm o objetivo de chamar atenção para as roupas que o contador de histórias utiliza. “A história é mais importante que tudo, mas se o texto foi tão bem preparado, por que não pensar em si mesmo, na roupa que será usada? É necessário sentir o prazer de contar uma história. Perceber no olhar do ouvinte a alegria, o encantamento e a satisfação de aplaudir no final”, ressalta Carmelina.
O projeto conta com boa aceitação das professoras participantes e da própria Secretaria de Educação da cidade, segundo a supervisora de ensino, Raquel Prestes, o curso motivou ainda mais os professores no segundo semestre letivo. "O 'Passa balaio' está oferecendo para as professoras algo novo. Histórias e atividades inéditas. Esse contato com a escritora e contadora de histórias, Carmelina, só tem beneficiado o desempenho das professoras”, conclui.

Na última sexta-feira (13), a proposta era exaltar o corpo do narrador e fazer humor. Com base na obra “A viagem, o cachorro, minha avó e sua dentadura”, as educadoras foram convidadas a confeccionarem um baralho com palavras e imagens.
“Passa balaio trançado de sonhos” contempla 50 educadores na cidade de Tatuí, formação docente, distribuição gratuita da publicação "Caju, uma história de amor" a cerca de 2 mil alunos do ensino municipal e de balaios com 20 títulos variados aos educadores. A visita da escritora e contadora de histórias nas escolas dos professores participantes já tem data marcada para o próximo 21 de outubro.  
Além de Tatuí, "Passa balaio trançado de sonhos" também é aplicado na rede municipal de Bauru, onde atende cerca de 2 mil crianças e outros 50 educadores. No total, quase 4 mil alunos e cerca de 100 professores participarão da iniciativa no Estado.             
“Passa balaio trançado de sonhos” tem realização da Editora Adonis, parceria da Prefeitura Municipal de Tatuí e da Prefeitura Municipal de Bauru, patrocínio da PANCO, produção cultural de 3marias Produtora Cultural, agenciamento de LS Nogueira e apoio do ProAC - Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura.

Serviço
Encontro de "Passa balaio trançado de sonhos"
         Das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30
         Pré-Escola Profa. Benedita Pereira Fiúza Orsi
-- 

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga