Escola SENAI de Boituva deve ser inaugurada até dezembro, diz Skaf

11:38 Radio Ideal FM 0 Comentarios


A Escola SENAI de Boituva deve ser inaugurada até o final do ano. A informação foi dada ao prefeito Edson Marcusso, pelo presidente do FIESP e do CIESP, Paulo Skaf, em evento realizado no último sábado (14), em Cerquilho. Além de Marcusso e Skaf, participaram do evento prefeitos e lideranças da região, como o ex-prefeito de Sorocaba, Renato Amary, e o ex-governador de São Paulo, Luiz Antonio Fleury Filho.
Segundo ressaltou Marcusso, a unidade do SENAI em Boituva atende a política da FIESP. A unidade vem mantendo curso em funcionamento por mais de dois meses e, portanto, precisa ser inaugurada, para que novos cursos sejam implantados. “Vamos ajustar uma data ainda este ano”, disse o presidente do FIESP.
SENAI em Boituva
Desativada em 2005, a retomada das atividades do SENAI em Boituva é uma das estratégias adotadas pelo novo governo, como forma de qualificar a mão de obra local e de criar diferenciais para atração de novos empreendimentos para o município.
Somente neste ano de 2013, a Prefeitura investiu aproximadamente 300 mil reais para melhorar as instalações da unidade. “Estamos em permanente contato com as indústrias, pos queremos atender a demanda da comunidade empresaria e facilitar o acesso do trabalhador boituvense no mercado de trabalho local. E o SENAI é um destes caminhos que queremos fortalecer”, disse o prefeito.
Da Assessoria de Comunicação

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Boituva efetua cadastro para o programa “Mais Médicos para o Brasil”
A Prefeitura de Boituva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, efetuou cadastramento junto ao Ministério da Saúde, para que a cidade seja contemplada pela 2ª etapa do programa Mais Médicos Para o Brasil, com designação de 7 médicos para a rede básica de saúde. O cadastro foi efetuado no dia 29 de agosto, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com a diretora do Departamento Administrativo de Saúde, Alessandra Salmeron Ramos, caso atendida a solicitação, os médicos seria designados para ampliar o atendimento das Unidades Básicas de Saúde do município.
Índice
O Ministério da Saúde recomenda 2,5 médicos para cada grupo de mil habitantes, entretanto, o índice atual é de 1,8 médicos para mil brasileiros, que estão concentrados, na maioria das vezes, em grandes centros.
Em Boituva, este índice cai para menos de um médico (0,95) para cada mil habitantes, contudo, dos 52 profissionais fixados na cidade, apenas 11 atendem na rede municipal, segundo o Cadastro Nacional  de Estabelecimentos de Saúde.

------------------------------------------------------------------------------------------------------

Governador confirma duplicação da SP 129 e autoriza contratação de projeto executivo
O governador Geraldo Alckmin autorizou o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) a contratar uma empresa para a elaboração do projeto executivo, visando a duplicação de um trecho de aproximadamente 30 quilômetros da SP 129, abrangidos do KM 0 (Porto Feliz) ao KM 29,85 (Tatuí), perpassando por todo o município de Boituva.
Somente para elaboração deste projeto executivo, segundo avalia o DER, o Governo do Estado de São Paulo deverá investir mais de 3 milhões de reais. Além do traçado da segunda pista de rolagem, o projeto deverá contemplar pista de ciclovia, dispositivos de acesso e o trevo no entroncamento da SP 129, com a Estrada Vicinal que interliga Boituva e Cerquilho.
Em março, por ocasião da sua vinda ao município, atendendo solicitação do prefeito Edson Marcusso, o governador Geraldo Alckmin foram autorizados 8 obras do Governo do Estado de São Paulo para Boituva. A duplicação do SP129 era a única que demandaria estudo técnico para a liberação definitiva do governador e o DER foi incumbido para efetuá-lo, cujo resultado apontou para a necessidade de duplicação.
Importância
Além de interligar os municípios de Boituva, Porto Feliz e Tatuí, a SP 129 é uma das vias responsáveis pela integração destes municípios com a malha viária estadual e outros importantes mercados do País. Somente em 2000 a rodovia foi totalmente pavimentada, pois o asfalto chegava somente até o km 16,5 – na altura do Rancho dos Arcos -, interligando somente os municípios de Porto Feliz e Boituva e sem pavimentação com Tatuí e a rodovia Castelo Branco.
Para o prefeito Edson Marcusso, a duplicação da SP 129 será uma estratégia de estimulo e desenvolvimento para o setor produtivo do município, fomento da economia local e fortalecimento da política de acolhimento a novos empreendimentos. “Uma estratégia de viabilizarmos logisticamente o município, que vem se sedimentando como um dos principais polos produtivos do estado. Estamos vocacionando Boituva para o desenvolvimento”, disse o prefeito.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Governo do Estado lança edital para construção do novo Fórum de Boituva
Obra está avaliada em 10,5 milhões de reais e terá
3.385 metros quadrados de área construída
 
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania, lançou o edital de licitação para contratação de empresa para a construção do prédio que abrigará o Fórum da Comarca de Boituva. A publicação foi efetuada na edição de 16 de setembro, do Diário Oficial do Estado de São Paulo, e a previsão de abertura é para o dia 18 de outubro, às 10h, caso não existam intercorrências por parte das empresas participantes.
De acordo com edital, a obra está estimada em 10,5 milhões de reais e o prazo de execução previsto é de 18 meses, depois de cumpridos todos os tramites de licitação e assinatura de contrato. As informações foram reafirmadas pela secretária Eloisa de Sousa Arruda (Justiça e Defesa da Cidadania) ao prefeito Edson Marcusso, em audiência ocorrida na tarde desta segunda-feira (16), na sede da Secretaria.
Novo Fórum
Pelo projeto, o novo prédio do Fórum de Boituva contemplará com 2 pavimentos, com 3.385 metros quadrados de área construída, onde serão abrigados  04 cartórios (sendo um para o Juizado Especial Civil), 04 salas para juízes e as respectivas salas de audiências, área para o Ministério Público, composta por 04 salas para promotores, apoio de promotoria, área de assistência social e psicológica, sala para Defensoria Pública.
Também contará com outras salas administrativas e de apoio, tais como, sala de distribuidor, PABX, xerox, anexo fiscal, OAB, banco, copa para funcionários, salão do júri com capacidade para 70 pessoas e área de carceragem composta por sala da guarda e 02 celas.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Secretaria de Educação abre período de matrículas para 2014
Está aberto o período de matrículas para a educação infantil, ensino fundamental e educação para jovens e adultos para o ano de 2014. As inscrições podem ser feitas de 16 de outubro a 05 de novembro.
As matrículas serão efetuadas para as crianças e jovens que irão ingressar na rede municipal de ensino. Os interessados em realizar matrículas para o ensino infantil devem procurar a Secretaria Municipal de Educação, localizada na rua Sorocaba, 84 – Jd. Bela Vista das 8 às 11 e das 13 às 16 horas.
As crianças nascidas entre 01 de abril de 2010 e 31 de dezembro de 2010 devem ser matriculadas no jardim; as crianças nascidas entre 01 de abril de 2009 a 31 de março de 2010 devem ser matriculadas na fase I e as crianças nascidas entre 01 de abril de 2008 a 31 de março de 2009 devem ser matriculadas na fase II. A Secretaria de Educação ressalta que todas as crianças nascidas a partir de 01 de abril de 2009 devem obrigatoriamente estar matriculadas para o início do ano letivo em 2014.
As matriculas para o ensino fundamental de 1° a 9° ano devem ser feitas diretamente nas unidades escolares.
A Educação para Jovens e Adultos (EJA) é oferecida nas escolas EMEF Coronel José Campos de Arruda Botelho (Grupão), EMEIEF Profª Eney de Oliveira Moraes Campos e EMEIEF Prof. João Pastre para a alfabetização de 1° a 5° ano. Nas escolas EMEF Esmeralda Bertolli Labronici e EMEF Profª Terezinha Elizabeth Sarubbi Sebastiani para a alfabetização de 6° a 9° ano. Os interessados devem realizar as matriculas diretamente nas unidades escolares.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3363-8640 – ramal 30 ou diretamente na unidade escolar

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Programa “Viagem Literária” será realizado no dia 23 de outubro
 
A Prefeitura de Boituva, por meio da sua Secretaria de Educação e Cultura, receberá, no dia 23 de outubro, o Programa “Viagem Literária”, na Biblioteca Municipal. O público poderá visitar a biblioteca das 9h30 e 14h30 e acompanhar também a apresentação gratuita da Cia. de Contação de Histórias “Ópera na Mala”, que trará para Boituva a história “Fadas”.
O programa Viagem Literária é uma iniciativa da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo  e tem como foco o incentivo a leitura, através de turnês de escritores renomados e jovens talentos pelo interior paulista.
Sinopse do Espetáculo
As fadas existem, sim, e elas vêm pra contar histórias! Ondina, Melusina, Devas da montanha e a fada enfadada, entre outros contos... de fada, é claro, são as histórias escolhidas para esta brincadeira de fazer sonhar as crianças. Cris Miguel conta suas histórias por meio de um teatro musical, com bonecos de papel e de tecidos, e de sombras. A música ao vivo é executada com instrumentos diferentes: harpa celta, kântele e acordeon.
Sobre a Contadora de História
Cris Miguel é atriz, autora de histórias para crianças, instrumentista, cantora e dançarina. Estudou música na Faculdade de Artes do Paraná. Ao lado de Sergio Serrano, é fundadora da Companhia Ópera na Mala e autora do programa Baú de Histórias, das TVs Ra Tim Bum e Cultura. Criada em 1998, o grupo tem se apresentado em diversos projetos pelo Brasil e exterior.
Sobre o Viagem Literária
Lançado em 2008, pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, o programa Viagem Literária percorre, todos os anos, dezenas de cidades paulistas levando autores e contadores de histórias para palestras, oficinas e bate-papos que são realizados nas bibliotecas locais.
É uma ação de incentivo à leitura que encontra ampla receptividade entre público, autores e dirigentes da área cultural dos municípios contemplados.
O programa estimula a formação de novos leitores, incentiva a produção literária, enriquece a atividade cultural e fortalece os vínculos entre as bibliotecas e as comunidades locais.
Nesta edição, o Viagem Literária  promove 210 eventos em 70 municípios do Estado, ultrapassando a marca de mais de 1.400 eventos realizados.
A participação da população é fundamental para que os objetivos do programa sejam alcançados. Afinal, toda programação é elaborada para oferecer cultura e entretenimento gratuito para todos, aproximar autores e leitores e incentivar a descoberta de novas fronteiras em emocionantes viagens literárias.
 
Serviço
Dia 23 de outubro - 9h30 e 14h30
Biblioteca Municipal de Boituva 
Rua Cel. Arruda Botelho, 311
Público-alvo: crianças, jovens e adultos
Entrada Franca
Classificação: Livre
------------------------------------------------------------------------------------------------

Equipe da Secretaria da Educação e Cultura visitará a 30ª ExpoMusic
 
A Secretaria de Educação e Cultura por meio do Departamento de Cultura de Boituva  visitará a “30ª Feira Internacional da Música” – ExpoMusic no próximo dia 22 de setembro.
A ExpoMusic é a maior Feira de Música da América Latina. Uma feira esperada por milhares de profissionais para a grande realização de negócios do ano e desejada pelo grande público visitante.
Contempla novidades em instrumentos musicais e os últimos lançamentos do mercado mundial. Ampla programação musical e contato entre público e artistas admirados. Oportunidade para jovens talentos e novas bandas tocarem e darem impulso à suas carreiras. 5 dias respirando, testando, reciclando, falando e vivendo música. Isto é Expomusic.
Para esta ação, profissionais da Oficina Municipal de Artes foram convidados para aprimorarem o conhecimento musical e assim apresentarem aos seus alunos o que existe de mais novo no mercado musical.
 
Serviço
Dia 22 de setembro
Das 11h às 19h
ExpoMusic - 30ª Feira internacional da Música
Expo Center Norte - São Paulo
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Boituvenses faturam 4 medalhas no Troféu Bandeirantes de Atletismo
 
Participando do Troféu Bandeirantes, neste final de semana, na cidade de Campinas, a equipe da de atletismo de Boituva obteve excelentes resultados, conquistando 4 medalhas, com três atletas participantes. A competição foi promovida pela Federação Paulista de Atletismo e reuniu atletas de todo o Estado de São Paulo e diversas localidades do País.
A equipe boituvense foi comandada pelo técnico Alan Antunes e teve como o atleta Adriano de Paula Santos, que obteve a medalha de ouro na prova de lançamento de dardo e prata no lançamento de disco. Já Murilo Fernandes e Jozeel Gonçalves de Andrade, foram medalha de prata no lançamento de dardo e bronze no solto em distância respectivamente.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Alunos da rede municipal visitam feira educacional promovida pela “Gás Natural Fenosa”
 
A Secretaria de Educação e Cultura, em parceria com a Gás Natural “Fenosa”, realizou entre os dias 09 e 13 de setembro das 9h às 16h, a “Feira de Gás Natural”, no Centro Municipal de Eventos “Francisco Gianotti  ”.
Com o foco em explicar as vantagens que o gás natural traz ao meio ambiente, o conteúdo da feira foi apresentado aos alunos da Rede Municipal, através de ações de entretenimento e por uma contadora de histórias.
A equipe atendeu cerca de 2 mil crianças do Ensino Fundamental: de 1ª à 4ª séries, demonstrando aos estudantes a procedência do gás natural em etapas: 1ª – extração; 2ª – aplicações em residências e nos veículos; 3ª – benefícios e finalmente, uma reflexão à criança: “Qual é a sua contribuição para um futuro sustentável!?”
Os alunos, além de prestigiarem a experiência disponível no evento, ganharam brindes (adesivos, bonés, garrafas d’água, squeeze, entre outros).
“Aqui nós tivemos a união da teoria e prática: a vivência com o processo de conscientização. Foi uma oportunidade das crianças dividirem o aprendizado com a família, como forma de garantir um futuro melhor a todos nós”, declarou Celso Fernando Iversen, Secretário de Educação e Cultura de Boituva.
A feira, realizada em local amplo, também contou com a presença prefeito de Boituva, Edson José Marcusso e da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Boituva, professora Maria Nazaré Patekoski Marcusso.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Jovens boituvenses representam Cultura Break em festival na Argentina
Jovens boituvenses do grupo Suburban, movimento de dança break da Associação Cidadão do Amanhã, representaram, neste domingo (15) a arte da cultura break e o País no “Festival RockSario 2013”, na cidade de Rosário, Província de Santa Fé, na Argentina.
Antes de viajar para a cidade argentina, na tarde da última sexta-feira (13), acompanhado do vereador Ronaldo Silva, o grupo foi recebido pelo prefeito Edson Marcusso, que cumprimentou os dançarinos boituvenses por conseguirem este importante espaço.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Grupo Teorema representará Boituva no 12º Festival Estudantil de Teatro do SESI
 
O Grupo de Teatro Teorema da Oficina Municipal de Artes representará Boituva no 12º Festival Estudantil de Teatro do SESI Sorocaba, no próximo dia 24.
O espetáculo “Os Saltimbancos”, do Grupo de Teatro Teorema foi um dos selecionados para a participação no evento, que terá realização entre os dias 23 a 27 de setembro.
A apresentação do grupo boituvense será dia 24 de setembro às 14h.
Esta será a segunda apresentação que o grupo fará em festivais neste ano 2013. Em junho o grupo foi agraciado com 04 prêmios na Mostra de Teatro da cidade de Quadra, além de ser o representante de Boituva, na Fase Regional do Mapa Cultural Paulista biênio 2013/2014.
O Festival Estudantil de Teatro do SESI/Sorocaba é realizado anualmente. Em 2013, dez espetáculos, sendo cinco adultos e cinco infantis, serão encenados no festival que tem como objetivo estimular a o interesse e a participação dos estudantes na área de Artes Cênicas e promover o intercâmbio cultural entre os representantes de cada cidade participante.
O Grupo de Teatro Teorema buscou inspiração na obra datada de 1977, quando o Brasil vivia a Ditadura Militar. O trabalho do conjunto vem encantando as plateias de Boituva e região. “Os Saltimbancos” é uma peça voltada para o público infantil e concebida em forma de uma fábula musical.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga