Comunicação institucional no terceiro setor

07:03 Radio Ideal FM 0 Comentarios


Há vasto campo para o desenvolvimento da imagem institucional e corporativa das entidades do terceiro setor (ONGs, entidades beneficentes, associações de moradores e de bairros, clubes de serviço etc). Essas instituições, mais do que nunca, precisam de apoio na divulgação, promoção e repercussão de ações e iniciativas sociais.
Nesse sentido, o trabalho de comunicação institucional, desenvolvido por profissionais da área (jornalistas, RPs e publicitários) mostra-se fundamental para a consolidação da imagem pública e a certificação dos valores sociais dessas entidades perante à comunidade que integram ou pertencem.
0-a-ci-ongsEntidades do terceiro setor precisam de repercussão (Imagem: Comunique-se Educação)Cabe, ainda, às ações de comunicação projetadas a eminente tarefa de aproximação da instituição, de seu espírito social e da sua realidade prática à sociedade, por meio da transmissão adequada e pontual de conteúdos informativos e dos valores corporativos que constituem a filosofia institucional. Toda e qualquer entidade deveria pensar com esmero a importância de um trabalho institucional de comunicação.
Este trabalho também serve como mecanismo de credibilidade social e resgate histórico da entidade. Traça caminhos e percursos que podem incorrer na captação de recursos, sejam privados ou estatais, ao colocar em evidência e em destaque as ações e as iniciativas sociais promovidas pela instituição do terceiro setor.
Na velha máxima, “não se ascende uma lâmpada para escondê-la atrás da porta”. Ou seja, as ações realizadas pelo trabalho de comunicação institucional e corporativa evidenciam as iniciativas, bem como os resultados das entidades, despertando, certamente, o interesse público e privado pela entidade em destaque.
Este também é um mercado mais do que propício aos profissionais de comunicação, sejam eles voluntários ou não, com interesse em promover projetos e planos de divulgação institucional. O setor cresce a cada dia e a tendência é que este mercado profissional expanda-se para um amplo horizonte à medida que haja maior conscientização da importância do trabalho de comunicação institucional e do valor agregado às instituições que sabem se autopromover.
0pedro lichtnow(*) Consultor de comunicação e imagem institucional de empresas e profissionais. É analista de marketing, coautor do Livro-documentário “Rodovias: Caminhos entre culturas – Highways – Parths linking cultures” e sócio-fundador da empresa de consultoria digital MK Result. É Jornalista especializado em Comunicação Política e um dos fundadores do Portal Megafone e do Jornal Comunidade São Francisco, ambos criados a partir do conceito de Jornalismo Colaborativo.
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