A interatividade da TV digital para famílias de baixa renda

08:33 Radio Ideal FM 0 Comentarios


A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) vem desenvolvendo aplicações de interatividade do sistema digital para levar até as famílias de baixa renda, informações sobre serviços públicos ou orientação financeira. O Projeto Brasil 4D foi apresentado na última sexta-feira (30) no painel do 4º Fórum Internacional de Mídias Públicas. Em dezembro de 2012, 100 famílias beneficiárias do Programa Brasil Sem Miséria em João Pessoa, já testaram os aplicativos com a televisão digital, usando softwares livres.
“Foi um trabalho de formiguinha, montamos um projeto inédito e, para tal, tivemos que descobrir toda uma linguagem interativa que fosse acessível para a população”, disse o coordenador-geral do projeto e superintendente de suporte da EBC, André Barbosa.
Na tela da TV, os moradores tiveram acesso às ofertas de empregos da sua cidade, cursos de capacitação e orientações para obtenção de documentos, além de informações sobre serviços e benefícios do governo federal, como aposentadoria, campanhas de saúde e programas Bolsa Família e Brasil Carinhoso, entre outros.
Segundo a professora da Universidade Católica de Brasília (UCB), Cosette Espindola de Castro, os testes mostraram que, após a ambientação com o sistema, as pessoas passaram a otimizar recursos com as informações disponíveis sobre os serviços.
“Um exemplo foi o caso da oferta de emprego. Com a interatividade, as pessoas recebiam informações atualizadas semanalmente e não saiam de casa desnecessariamente para buscar emprego, e não teriam que gastar dinheiro com transporte e comida” disse Cosette, que participou de um estudo para avaliar os impactos do projeto.
De acordo com o levantamento, 64% das famílias disseram que o uso da interatividade reduziu despesas para conseguir uma informação a respeito de oferta de emprego ou obtenção de documentos.
“Trabalhamos com famílias de baixa renda de bairros periféricos e que apenas 6% delas tinham acesso à internet. Ou seja, elas também passaram a ser incluídas social e digitalmente” disse Cosette.
O Projeto Brasil 4D foi premiado com o Troféu SET 2013, durante o Congresso da Sociedade de Engenharia de Televisão (SET), no dia 20. No mesmo dia, recebeu a menção especial da LA Cumbre TV Abierta 2013, em Nova York, pela contribuição para a TV aberta. O evento é um fórum anual que debate a indústria e o mercado de TV aberta.
Informações: Comunique-se
Edição: Bruno Caetano

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga