Formação da Abraço Minas – Um dos grandes momentos da história das RadCom no Brasil

12:24 Radio Ideal FM 0 Comentarios


Com o objetivo de partilhar as experiências, os avanços e as dificuldades das rádios comunitárias mineiras, formou-se finalmente no dia 3 de agosto, a Abraço Minas. Com a presença de 71 delegados representantes de emissoras, o encontro aconteceu no auditório do Sindicato dos Bancários em Belo Horizonte. O Coordenador eleito da entidade no estado, Sergio Dourado, ressaltou a grande importância do evento para as cerca de 700 rádios comunitárias espalhadas no estado e para as comunidades mineiras.
A primeira mesa ocorreu sobre a conjuntura das rádios comunitárias no Brasil, com a presença do coordenador geral de radiodifusão, Samir Maia, do Ministério das Comunicações, e o coordenador executivo da Abraço Nacional, José Sóter. Já a segunda mesa, sobre a Democratização da Comunicação de Minas Gerais e no Brasil, foi conduzida pela coordenadora do Comitê pela Democratização da Comunicação do estado, Lidyanne Porciano e o diretor de comunicação da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais, Neemias Souza.
O coordenador da Abraço-CE, Ismar Capistrano, afirma que o evento criou um novo espaço de articulação e organização das rádios comunitárias de Minas Gerais, que é o estado com a maior quantidade de emissoras autorizadas no Brasil (636 radcom), e maior colégio eleitoral do país. ”O encontro fortalece os papéis sociais, com informação local e plural, educação para a cidadania e diversidade cultural, ajudando a sustentabilidade das emissoras e dando um novo ânimo à Abraço Nacional”, ressalta Ismar.
Para o coordenador da Abraço-DF e entorno, Divino Candido, a formação da Abraço Minas foi fundamental para o fortalecimento da democratização da comunicação no estado. Agora, as rádios comunitárias de Minas Gerais estão mais fortalecidas e a Abraço Nacional se encorpa ainda mais com a participação destas emissoras em prol do desenvolvimento social”, afirma Divino.
Como diretor da entidade no estado, Sergio Dourado lembra da árdua luta para o movimento em Minas Gerais chegar a onde está hoje. “Por estar transmitindo sem licença, em 1995 fui levado pela Polícia Federal até o superintendente na Raja Gabáglia, Sr Agílio Monteiro, que me disse: Não chore, você não é bandido. Não perca o seu sonho. Depois deste dia, enxuguei as lágrimas, fui à Brasília, entrei com o processo em 1998 e hoje estamos no ar”, lembra Sergio, com emoção e gratidão por todos que participaram desta luta.
Por Bruno Caetano
Da Redação

O Distrito Federal já entrou no clima dos debates preparatórios da II Conferência Nacional de Educação (CONAE), que acontece aqui em Brasília em fevereiro de 2014. Durante o mês de agosto serão promovidas dezenas de conferências nas cidades e uma Conferência Preparatória Regional no dia 29 de agosto, que inclusive elegerá os (as) delegados (as) para a CONAE\DF, já agendada para os dias 26 e 27 de setembro. O Sindicato dos Professores, que integra o Fórum Distrital de Educação (FDE) – instância que tem como uma das finalidades coordenar a realização da CONAE localmente -, convoca sua base a se envolver neste processo. E, é importante destacar, que a partir da intervenção do Sinpro, que fez um debate com a SEDF, foi garantido aos (as) professores (as) interessados (as) em integrar a etapa da Conferência do dia 29 de agosto o direito de se afastar para participar.
O Sinpro-DF convoca todos para ecoarem as bandeiras de luta serem defendidas durante as realizações das CONAEs.De acordo com o sindicato, a constituição desse espaço de debate é vital para o país e a atuação dos (as) trabalhadores\as em educação pública é estratégica.
As inscrições vão até o dia 25 de agosto, e o Sinpro-DF ressalta a grande importância da participação de todos.
Informações: Sinpro-DF

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga