JORNAL DAS ONZE EDIÇÃO DE 25.07.2013

10:28 Radio Ideal FM 0 Comentarios


Bom dia ouvintes da Rádio Ideal FM 104.9. No ar, mais uma edição do Jornal das Onze. Hoje, quinta-feira, vinte e cinco de julho de 2013, Boituva, São Paulo, Brasil.
Ontem comemoramos o aniversário da cidade de Itatinga, que completou 117 anos. A cidade fica localizada na região de Bauru e conta com 18.052 habitantes, segundo o censo de 2010. O nome Itatinga é de origem tupi e significa pedra branca.
Hoje quem assopra velinhas é a cidade de Águas de São Pedro, completando 73 anos. A cidade é considerada uma estância hidromineral, conhecida por suas águas hidrominerais de valor medicinal. Localizada na região de Piracicaba é o menor município paulista e o segundo menor município brasileiro, em extensão territorial. Segundo o censo 2010, Águas de São Pedro tem uma população de 2.703 habitantes.
Hoje ainda, dia 25 comemoramos o Dia do Colono, o Dia do Escritor, o Dia do Motorista e também, segundo a tradição da Igreja Católica, de seu protetor São Cristóvão.


PREVISÃO DO TEMPO
Infelizmente, ainda não há previsão de melhora no tempo para Boituva. Hoje, continua chovendo, mas nada de chuva forte. O frio continua bravo, mínima de 4 e máxima de apenas 12 graus para hoje. Amanhã a temperatura deve subir uns 7 graus, mas Sol mesmo só deve aparecer no sábado. Mas, anime-se ouvinte, para a próxima semana, a previsão é de que o frio vá embora e de que tenhamos em Boituva Sol brilhando todos os dias.


MANCHETES DO DIA
- EMPRESÁRIOS CONHECEM NOVAS INSTALAÇÕES DO SENAI EM BOITUVA
- GRUPO TEOREMA PARTICIPARÁ DO 12º FESTIVAL ESTUDANTIL DE TEATRO DO SESI SOROCABA
- COMEÇA HOJE O “ABALA BOITUVA 2013”
- GEADAS PROVOCAM DANOS EM LAVOURAS
- AQUECIMENTO ARTIFICIAL É UTILIZADO POR GRANJEIROS DA REGIÃO

- EM TATUÍ, SEMANA DE DISCUSSÕES PARA FORMULAÇÃO DO PPA

- ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS TEMPORÁRIOS EM TIETÊ

- POLÍCIA ABRE INQUÉRITO PARA APURAR MORTES EM VENDAVAL DE PORTO FELIZ

.......................................................................................
EMPRESÁRIOS CONHECEM NOVAS INSTALAÇÕES DO SENAI EM BOITUVA
Mais de 50 pessoas, entre empresários e representantes de 21 empresas de Boituva e Iperó, participaram de uma um encontro de trabalho, nas novas instalações da Escola Senai em Boituva, na última sexta-feira (21). O prefeito em exercício José Barbosa Júnior esteve no evento e conversou com os participantes.
Promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Associação das Indústrias de Boituva, Iperó e Região (ASSINBI), com o apoio da SESI/SENAI, além de apresentar as novas instalações da Escola SENAI em Boituva, o evento proporcionou a troca de informações de empresários com representantes das entidades, no que se refere a oferta de cursos profissionalizantes.
A reativação da Escola SENAI, em Boituva, é uma das estratégias da política de atração de novos empreendimentos da Prefeitura local. Somente neste ano, foram investidos aproximadamente 300 mil reais em obras de adequação do prédio, pintura, instalações elétricas, pavimentação do estacionamento e outras de ordem estrutural.
De acordo com o secretário João Pedro Pacheco, além da ampliação na oferta de cursos de qualificação de mão de obra, a reativação da Escola SENAI em Boituva possibilitará a implantação do programa Menor Aprendiz na cidade. A previsão é de que, após a formalização do convênio, sejam abertas 120 vagas do programa Menor Aprendiz para atender as empresas da cidade.

GRUPO TEOREMA PARTICIPARÁ DO 12º FESTIVAL ESTUDANTIL DE TEATRO DO SESI SOROCABA

O espetáculo “Os Saltimbancos”, uma montagem do Grupo de Teatro Teorema, mantido pela Oficina Municipal de Artes de Boituva, foi um dos selecionados para o 12º Festival Estudantil de Teatro - SESI/Sorocaba, que acontecerá entre os dias 23 a 27 de setembro. A apresentação do grupo boituvense será no dia 24 de setembro, às 14h.
Esta será a segunda apresentação que o grupo fará em festivais neste ano de 2013. Recentemente, o grupo foi escolhido para representar Boituva, na Fase Regional do Mapa Cultural Paulista biênio 2013/2014.
O Festival Estudantil de Teatro do SESI/Sorocaba é realizado anualmente. Em 2013, dez espetáculos, sendo cinco adultos e cinco infantis, serão encenados no festival, que tem como objetivo estimular o interesse e a participação dos estudantes na área de Artes Cênicas e promover o intercâmbio cultural, entre os representantes de cada cidade participante.
O Grupo de Teatro Teorema buscou na obra datada de 1977, quando o Brasil vivia a Ditadura Militar, a montagem do clássico. Um trabalho que tem encantado as plateias de Boituva e região. “Os Saltimbancos” é uma peça voltada para o público infantil e concebida na forma de uma fábula musical. Quem assina a direção do espetáculo é Glaucy Policeno, com participação do Músico Samuel Vaz.

COMEÇA HOJE O “ABALA BOITUVA 2013”

Com a ministração da cantora Heloisa Rosa, tem início nesta quinta-feira (25), mais uma edição do projeto Abala Boituva. O evento que faz parte do calendário oficial da cidade, desde 2010, deve atrair centenas de cristãos evangélicos para o Centro de Eventos Francisco Gianotti, sempre às 20h.
Outros cantores e ministros de louvor deverão apresentar-se nesta edição de 2013. Na sexta-feira estará presente David Quilan e, no sábado (27), Rafael Bittencourt, além de bandas gospel de Boituva e região.
A entrada é 1 quilo alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão destinados a instituições de assistência social da cidade. A realização é da Igreja do Evangelho Quadrangular de Boituva, com o apoio da Prefeitura local. Mais informações (15) 3263.5491.

GEADAS PROVOCAM DANOS EM LAVOURAS
Na tarde de ontem(24), o Instituto Agronômico de Campinas (IAC-SP), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, divulgou um balanço sobre os efeitos do frio, na madrugada, sobre a produção agrícola da região.
Segundo o IAC, na região sudeste houve geada. Os casos mais graves foram registrados em Capão Bonito, Itararé, Riversul e Paranapanema. Ainda segundo o instituto, as cidades chegaram até mesmo a apresentar temperaturas negativas, indicativas de ocorrência de geadas severas.
Segundo o pesquisador Marcelo Bento de Paes Camargo, na região sudoeste do estado foram afetadas culturas de trigo, café e hortaliças. Em Piraju e Sarutaiá, a produção de café foi a mais prejudicada.

AQUECIMENTO ARTIFICIAL É UTILIZADO POR GRANJEIROS DA REGIÃO
Os donos de granjas, da região, estão investindo em aquecimento artificial durante o inverno. Com as baixas temperaturas dos últimos dias, o aquecimento é necessário, para evitar a perda na produção, pois as aves são sensíveis ao frio.
Em Tatuí, o agricultor Mário Edson Gonçalves recorreu a tambores com brasa, que foram posicionados nos galpões que somam 840 metros quadrados. A cada duas horas, o produtor alimenta o fogo, para manter a temperatura controlada. Ela não pode ficar abaixo dos 23ºC.
A média da temperatura na região nos últimos dias tem sido de 8oC, mas há previsões de que índices ainda menores sejam registrados. O termômetros poderão registrar até 3º C. Gonçalves explica que, sem o aquecimento, os pintinhos se amontoam uns sobre os outros provocando sufocamento e mortes. Isso ocorre, principalmente, com as aves com até duas semanas de vida.
Em outra granja, o sistema de aquecimento escolhido foi o de forno. O equipamento tem duas chaminés, sendo que uma puxa o ar frio de fora do galpão enquanto a outra elimina parte do ar quente. Através de uma tubulação, o vento aquecido é soprado sobre as aves. De acordo com a produtora Rosana Rodrigues Machado Gonçalves, é um jeito mais eficaz de distribuir e manter a temperatura em torno de 26oC. Na propriedade são 11 mil pintinhos, que devem se desenvolver e trazer lucro para a criadora.
Ainda em Tatuí, outra propriedade adotou um sistema diferente. O técnico agropecuário Marcos Mascarenhas explica que são usadas lonas ao redor do barracão. O proteção precisa de duas camadas. A primeira cortina é capaz de reter 30% do vento frio. A segunda, elimina quase que todo o ar gelado. No entanto, elas devem ser abertas pelo menos cinco vezes ao dia, por um período de dez minutos, para que o ar possa circular.
Apesar do trabalho e dos cuidados, o produtor destaca que a produção poder ser maior no frio, se comparada aos dias quentes. O técnico agrícola explica que, por conta do aquecimento térmico, as aves comem mais e chegam ao peso ideal de 2,8 kg mais rápido do que no verão.

EM TATUÍ, SEMANA DE DISCUSSÕES PARA FORMULAÇÃO DO PPA

À partir da última segunda-feira(22), a Prefeitura de Tatuí realiza, em cinco pontos da cidade, audiências públicas para discussão do Plano Plurianual – PPA 2014.2017. Uma oportunidade para que a população possa discutir metas e prioridades para o município.
Os eventos acontecem em cinco bairros, conforme a setorização geográfica da cidade.
A primeira reunião aconteceu na segunda-feira(22), na Vila Angélica, na Escola Eunice Pereira de Camargo. Na terça(23), o encontro ocorreu no Valinhos, na Escola Maria Conceição Oliveira Marcondes. Ontem, a audiência foi realizada no Jardim Santa Rita, na Escola Alan Alves de Araújo. Hoje, o encontro está previsto para o Jardim Manoel de Abreu, na Escola Terezinha Vieira de Camargo Barros, e amanhã(26), na região central, no próprio Centro Cultural. Todas as reuniões começam às 19h. No encerramento da agenda, serão convidados também os moradores da zona rural.
O ponto alto das exposições será a apresentação do próprio PPA e a oportunidade para que a população possa conhecer e definir prioridades para os próximos quatro anos na gestão municipal.  O Plano Plurianual é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo, e estabelece diretrizes, objetivos e metas da administração pública, organizando as ações do governo em programas que resultem em bens e serviços para a população.
O prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, observou que pretende utilizar o PPA como ferramenta para promover o debate participativo da população.
Durante todo o evento estão sendo distribuídas cartilhas informativas, com formulário destacável para que a população possa deixar suas sugestões. A Ouvidoria terá um estande próprio para acolher demandas e reclamações das pessoas que participarem das audiências.

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS TEMPORÁRIOS EM TIETÊ
Começaram na segunda-feira (22), as inscrições para funções temporárias, na Secretaria de Educação de Tietê. Os interessado terão até o dia 2 de agosto para efetuar o cadastro.
As vagas disponíveis são para professores de artes, inglês, língua portuguesa, matemática, física, biologia, história, geografia e educação física, além de técnico de educação infantil.
O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 25 e R$ 30, dependendo do cargo escolhido. Os candidatos deverão se inscrever através do site da prefeitura de Tietê, onde também está disponível o edital do concurso.
A realização da prova está prevista para 18 de agosto.

POLÍCIA ABRE INQUÉRITO PARA APURAR MORTES EM VENDAVAL DE PORTO FELIZ
A polícia de Porto Feliz abriu dois inquéritos, nesta semana, para apurar as três mortes ocorridas na cidade, após o vendaval do fim de semana. Um deles vai apurar as circunstâncias da morte de pai e filho, em uma casa do Jardim Vante. O outro, é para investigar a morte do trabalhador rural atingido por uma caçamba.
As testemunhas já começaram a ser chamadas para depor. Já a prefeitura de Porto Feliz, realizou uma reunião, para avaliar os trabalhos de auxílio às vítimas e recuperação dos estragos.
A prefeitura, que decretou estado de emergência para poder efetuar compras com menos burocracia e sem ferir a lei de licitações, ainda não concluiu a análise dos prejuízos financeiros provocados pela tempestade, e continua arrecadando mantimentos e roupas que serão doados às famílias desabrigadas, que devem ser instaladas em casas alugadas até o fim desta semana.

(MAIS NOTÍCIAS)
SINDICATO RURAL OFERECE VAGAS PARA CURSOS GRATUITOS EM SALTO
Em Salto, o Sindicato Rural está com vagas disponíveis para cursos profissionalizantes gratuitos, nas áreas de jardinagem e hidráulica. As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de agosto, no prédio do sindicato.
As atividades fazem parte do programa 'Empregabilidade', realizado pela prefeitura, para capacitar os alunos nas instalações de rede de água em residências, instalações rurais, reparos, ferramentas técnicas e outras ações específicas. O sindicato está localizado na rua Rodrigues Alves, 635, Centro.
O curso de hidráulica será ministrado nos dia 03, 04, 10 e 11 de agosto, das 8 às 17 horas e, para se inscrever, o candidato deve ter o ensino fundamental completo. Para o curso de jardinagem, que ocorrerá nos dias 17, 18, 24 e 25 de agosto, também das 8 às 17 horas, é necessário que o candidato tenha cursado até a quarta série do ensino fundamental.

PATS DA REGIÃO OFERECEM 144 VAGAS DE EMPREGO
Os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT) das cidades da região estão com 144 vagas de emprego, disponíveis em diversas áreas de atuação. Os municípios com o maior número de oportunidades são Capão Bonito, Boituva e Itapeva, com 33, 29 e 27 vagas respectivamente. Para se candidatar a uma das vagas é preciso comparecer as posto desejado com documentos pessoais, como, RG, CPF, Carteira de Trabalho e número do PIS.
Em Boituva as vagas oferecidas são: tratorista, balconista de lanchonete, operador de supermercado, fiscal de loja, soldador, auxiliar de expedição (uma vaga cada). Para auxiliar de produção masculino estão disponíveis 20 vagas e, ainda, para frentista há três vagas. O PAT está localizado na Rua Expedicionário Boituvense, 2, Centro. Outras informações pelo telefone (15) 3263-4854.

ENTREGA DE TRECHO DUPLICADO DA RAPOSO É ADIADA PARA AGOSTO

 

As obras de duplicação de parte da rodovia Raposo Tavares estão atrasadas. Os 15 quilômetros do trecho entre Capela do Alto e Araçoiaba da Serra, que deveriam ser concluídos em julho de 2013, serão entregues em agosto.
A via passa por duplicação e a obra completa, até Itapetininga, está prevista para ser entregue em 2014.
Uma das principais preocupações dos motoristas que utilizam a rodovia é com a segurança. A via é considerada uma das mais perigosas do interior de São Paulo, segundo a Secretaria Estadual de Transportes.
Outros trechos que deveriam estar prontos também estão atrasados, como o trevo que vai dar acesso a Capela do Alto, Sarapuí e Alambari.
De acordo com a concessionária, responsável pela rodovia, uma passarela para pedestres está prevista na região dos bairros Monte Santo e Chapada Grande. O local foi escolhido porque o movimento de carros e pedestres é intenso.
Ainda segundo a concessionária, nos seis primeiros meses do ano foram registrados dois atropelamentos na rodovia que corta Itapetininga.
O valor total de investimentos para a duplicação é de R$ 195 milhões nos 43 quilômetros de rodovia. A conclusão da duplicação entre Itapetininga e Capela do Alto está prevista para junho de 2014.
No último sábado (20), o governo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, esteve na região de Itapetininga para anúncio de obras. Durante a visita, Alckmin comentou sobre o atraso no cronograma de entrega do primeiro lote de duplicação da Raposo.
Segundo ele, o atraso no referido trecho não influenciará na data prevista para o final da duplicação total da via até Itapetininga.

PROJETO ‘ESTRADA PARA A SAÚDE’ EM AVARÉ
Nesta quinta-feira (25), os motoristas que passarem pelo quilômetro 247 da rodovia Castello Branco, em Avaré, poderão participar do programa 'Estrada para a Saúde’. As ações serão realizadas das 9h às 16h, no posto de combustíveis que fica no local.
O programa, realizado pela concessionária responsável pela administração do trecho, oferece orientações sobre cuidados com a saúde, além de disponibilizar testes de triglicérides, colesterol, glicemia e aferição de pressão arterial. Os motoristas também receberão orientações sobre segurança nas estradas.

ITAPETININGA OFERECE TESTE RÁPIDO PARA IDENTIFICAR HEPATITE
A partir da última segunda-feira (22), a Vigilância Epidemiológica de Itapetininga, oferece testes rápidos para detecção de doenças como Hepatites B e C. Também estão sendo realizados os teste de detecção de HIV e Sífilis. Os exames poderão ser feitos até o próximo 2 de agosto.
De acordo com a Vigilância, a ação integra as atividades da Mobilização Nacional de testagem de Hepatites Virais em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, no próximo domingo (28).
Os exames estarão disponíveis na sede da Vigilância Epidemiológica, das 8h30 às 16h. Os interessados deverão ir até a unidade munidos de documento de identificação. A Vigilância fica na rua Plácido Cardoso, 140, Jardim Mesquita. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (15) 3373-5426.

LOBO-GUARÁ É RESGATADO PELA GUARDA MUNICIPAL EM RODOVIA DE ITARARÉ
A equipe ambiental, da Guarda Civil Municipal de Itararé, socorreu um lobo-guará, nesta segunda-feira (22). O animal foi encontrado na rodovia Senador Flávio Carvalho Guimarães, que liga o município a Sengés.
Os guardas foram acionados por um caminhoneiro, que percebeu o animal na pista e acionou o socorro. Segundo os GCMs ambientais que atenderam a ocorrência, o animal considerado em extinção, não mexia as patas traseiras e precisou ser sedado para que um veterinário realizasse os exames. De acordo com o veterinário, que o atendeu, o lobo tem aproximadamente três anos, 1,30 metro de comprimento, 80 centímetros de altura e pesa cerca de 36 quilos.
Ainda segundo o veterinário, este é o primeiro atendimento a animais silvestres feridos, feito pelo Pelotão Ambiental da Guarda Civil Municipal de Itararé, desde que foi inaugurada em 9 de julho. Após os exames, o lobo-guará será encaminhado para o Zoológico Quinzinho de Barros, em Sorocaba.



RADAR DE AVIÕES, DESENVOLVIDO EM CAMPINAS, AJUDARÁ NA SEGURANÇA DO PAPA

Durante a visita do Papa Francisco no Brasil, um radar desenvolvido por uma empresa de Campinas, em parceria com o Exército, vai auxiliar na segurança do pontífice. O equipamento tem três metros de altura, pesa 250 quilos e pode mapear e acompanhar aeronaves em um raio de 60 quilômetros.
Segundo o diretor-presidente da empresa que desenvolveu o equipamento, Maurício Aveiro, o aparelho consegue detectar aviões até 5 mil metros de altura.
O controle das informações geradas pelo aparelho é feito em uma central, com um laptop, em tempo real. Na tela do computador, é possível visualizar a movimentação dos aviões em um mapa. Uma das vantagens do equipamento, de acordo com o diretor-presidente, é a mobilidade.

O motivo da visita do Papa é a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que ocorre no Rio de Janeiro até domingo (29). Mas, antes de retornar para o Vaticano, Francisco também cumprirá agendas diplomáticas e irá até Aparecida (SP).

Cinco mil homens das Forças Armadas e dos órgãos de Segurança Pública integram a megaoperação de segurança, preparada para a visita do Papa Francisco. Serão empregadas ao menos 305 viaturas, cinco aeronaves e quatro embarcações da Marinha, em uma ação que terá uma estrutura aérea semelhante à empregada na Copa das Confederações. O Exército contará com 200 viaturas, equipamentos para defesa química e proteção individual e também aeronaves.

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga