Dia da Literatura Tatuiana será celebrado no próximo sábado Exposição, contação de histórias, sarau e troca de livros fazem parte da programação

20:06 Radio Ideal FM 0 Comentarios



Tatuí celebra no próximo sábado, 4, uma data muito especial. Trata-se do Dia da Literatura Tatuiana que chega a sua segunda edição, com uma homenagem a professora, escritora e política Chiquinha Rodrigues.  A realização é da Prefeitura, através da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, e a programação acontece no Museu Histórico Paulo Setúbal.
Durante todo sábado, contadores de história retratarão vida e obra da professora, com seções abertas ao público em três horários: às 10h, 14h30 e 19h. Já às 19h30, acontece a abertura oficial da Exposição Chiquinha Rodrigues e Paulo Setúbal, com a presença de Mônica Rodrigues, neta da homenageada deste ano.
O ciclo de comemorações literárias será encerrado no dia 18 de maio, com sarau literário e conto cênico, que será apresentado pelo núcleo experimental Falsa Modéstia. “Trata-se de uma programação bastante diversificada que tem como foco principal incentivar as pessoas a conhecerem as obras de duas das principais expressões literárias do município e um estímulo ao preciso hábito de leitura, principalmente às crianças e estudantes”, argumentou a diretora do Museu Histórico Paulo Setúbal, a artista-plástica Raquel Fayad.
Outra novidade é a troca literária. Cada participante é convidado a levar um livro para doar ou trocar.
O Dia da Literatura Tatuiana foi criado em 2011 através de projeto de lei do prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, quando vereador,  e instituído através da Lei Municipal 4.581 de 27 de setembro de 2011. O 4 de maio foi escolhido em referência a dois fatos importantes na história da cidade: o nascimento de Chiquinha Rodrigues, em 1986, e a morte de Paulo Setúbal, em 1937.   

Biografias
Francisca Pereira Rodrigues, conhecida como Chiquinha Rodrigues, destacou-se no segmento de literatura infantil com a publicação de nove livros. Produziu também outras obras relacionadas à história, geografia, agricultura e economia. Chegou a ser prefeita de Tatuí e hoje denomina uma rua na Vila Dr. Laurindo e uma creche na Praça da Bandeira.
Paulo Setúbal é autor de inúmeros romances, contos, crônicas e memórias. Dentre suas obras consagradas, se encontram “Alma Cabocla”, “As Maluquices do Imperador”, “A Marquesa de Santos” e “Confiteor”. Foi imortalizado pela Academia Brasileira de Letras e, anualmente, é homenageado com uma semana que tem seu nome, dentro das comemorações do aniversário de Tatuí. Empresta seu nome ao museu histórico e também a uma das principais praças do centro da cidade, que abriga construções tombadas pelo patrimônio histórico, a escola “Barão de Suruí” e “João Florêncio”.

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga