Osesp inicia sua 6ª edição em 9 cidades do interior do estado

18:07 Radio Ideal FM 0 Comentarios



A formação de novos públicos é uma das principais metas da direção da Fundação Osesp - organização social responsável pela administração da Sala São Paulo e da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, equipamentos do Governo do Estado.
Ampliar as fronteiras de atuação da Osesp, fomentar a discussão acerca da música clássica e complementar esse projeto de formação de público, iniciado anos antes, foram algumas das principais razões que levaram a orquestra a botar o pé na estrada e percorrer todo o interior do Estado.

Iniciado em 2008, o programa Osesp Itinerante já visitou 50 cidades, tendo atingido um público estimado em cerca de 228 mil pessoas.

Para esta sexta edição, algumas das mais importantes cidades do Estado serão revisitadas - caso de Araraquara, Piracicaba e Sorocaba. Enquanto isso, outro grupo de cidades receberá o projeto pela primeira vez - Americana, Itu, Indaiatuba, São José do Rio Pardo, São João da Boa Vista e Espírito Santo do Pinhal.

Desde a edição de 2012, está em funcionamento o blog do Osesp Itinerante para que o público possa acompanhar as atividades e saber o que anda acontecendo em cada cidade visitada. Qualquer pessoa pode acompanhar o dia-a-dia dos músicos e da equipe. Para isso, basta acessar o link osespitinerante.wordpress.com

Desde o início, o projeto de itinerância conta com o co-patrocínio do SESC-SP, com a realização do Governo do Estado de São Paulo e o apoio do Projeto Guri.

ATIVIDADES GRATUITASO projeto oferece ao público uma série de atividades musicais e educacionais inteiramente gratuitas, que incluem concertos sinfônicos ao ar livre com a Osesp; oficinas de instrumentos tanto para alunos de música como para interessados em geral, ministradas pelos próprios instrumentistas da orquestra; cursos de apreciação musical com professores especializados e diversos concertos de música de câmara e coral.

A ideia é que os profissionais da Osesp fiquem instalados por cerca de três dias em cada cidade em uma espécie de imersão musical com a proposta de estender ao público do interior do Estado as diversas atividades realizadas pela Osesp em sua sede, a Sala São Paulo.

Até o final deste ano, a Osesp Itinerante terá percorrido 59 cidades.

INSCRIÇÕESInscrições para oficinas de instrumentos e curso de Apreciação Musical devem ser feitas no site www.osesp.art.br/itinerante (havendo disponibilidade de vagas, as inscrições também poderão ser feitas no local do curso antes do início da atividade) As vagas são abertas nas semanas que antecedem a visita a cada cidade.

OFICINASAs Oficinas de Cordas, Madeiras e Metais duram cerca de duas horas e podem caminhar por diversas áreas, desde dicas de aprendizado e aperfeiçoamento, demonstrações dos instrumentos, explicações sobre as possíveis formações de câmara e execução comentada de trechos de obras.  Poderão participar das oficinas pessoas com ou sem conhecimento musical. Aos alunos de música, é sugerido levar seus instrumentos.

CURSO DE APRECIAÇÃO MUSICALDestinado igualmente ao público com ou sem conhecimento musical, é composto por três módulos de três horas cada que procuram cobrir o vasto território musical, abrangendo diversas escolas e épocas (da Antiguidade ao Expressionismo). As aulas acontecem diariamente, todas as manhãs, nos três dias em que o grupo estiver na cidade visitada.

LISTA TOTAL DE CIDADES VISITADAS EM EDIÇÕES ANTERIORESAraçatuba, Araraquara, Araras, Atibaia, Assis, Avaré, Barretos, Bauru, Birigui, Campinas, Catanduva, Cubatão, Diadema, Embu das Artes, Franca, Guaratinguetá, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Itapetininga, Itu, Jaboticabal, Jandira, Jaú, Jundiaí, Limeira, Marília, Matão, Mauá, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçú, Mongaguá, Osasco, Ourinhos, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Caetano do Sul, São Carlos, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Roque, Sorocaba, Suzano, Tatuí, Taubaté, Valinhos, Vinhedo.


ITINERANTE MAIO 2013
Araraquara / Piracicaba / AmericanaDias 13, 14 e 15 de Maio

Indaiatuba / Itu / SorocabaDias 17, 18 e 19 de Maio

São José do Rio Pardo / São João da Boa Vista / Espírito Santo do PinhalDias 22, 23 e 24 de Maio

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga