IFSP tem vagas para cursos de formação inicial e continuada para maio

20:41 Radio Ideal FM 0 Comentarios



A unidade local do Instituto Federal de Educação de Boituva está com edital aberto, para os interessados em obter uma das vagas para mais dois cursos gratuitos de Formação Inicial e Continuada.
O curso de Introdução à Matemática Industrial terá carga horária de 30 horas, com início previsto para próximo dia 15 de maio. Objetivo é promover conhecimento e capacitação fundamentais para o exercício profissional, capaz de auxiliar a tomada de decisão em diferentes níveis dentro da indústria. O candidato deve ter concluído ou estar cursando o ensino médio, sendo que as aulas acontecem as quartas-feiras (das 19h às 22h30).
Já para o curso de Painéis e Comandos Elétricos é direcionado a eletricistas e estudantes na área de elétrica, mecatrônica e automação industrial, que tenham conhecimento ou seja portador de diploma nos seguintes conteúdos: 1ª e 2ª Lei de Ohm; Potencia Elétrica em CC e CA; Ligação Estrela-triangulo; Indutores; Capacitores eDefasagem de ondas. O aluno estará aprovado, caso responda corretamente 5 questões (de um total de 10) da avaliação.
O curso de Painéis e Comandos Elétricos e gratuito, com carga horária de 40 horas e também será oferecido às quartas-feiras, à partir de 8 de maio (das 9h às 12h30). O edital completo pode ser obtido por meio do sítiowww.ifboituva.com.br .

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Neste domingo, dia 28 Boituva será sede do 7° Torneio Paulista de Karatê Kyokushin Union no Ginásio Municipal de Esportes a partir das 10 horas.
A entrada para prestigiar o evento é um quilo de alimento não perecível ou 1 litro de leite (caixinha) que serão doados às instituições da cidade.
O torneio é organizado por Shihan Ronan Ramos, Federação Brasileira de Karatê e Kyokushin Mas Oyama com apoio da Prefeitura de Boituva.
O Ginásio Municipal de Esportes está localizado na Rua Antonio Galvão Pacheco, s/n, Parque Nossa Senhora das Graças.
Informações pelo telefone (15) 3221-6888.
 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ministério da Educação reconhece autonomia e IFSP Boituva agora é Campus

Através de Portaria 330, datada de 23 abril, do Ministério da Educação, assinada pelo ministro interino José Henrique Paim Fernandes, reconhecia a autonomia administrativa do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Boituva. Até então, a unidade local era considerada um Campus Avançado, tendo como base o IFSP-Salto. Com a assinatura desta portaria, o IFSP –Campus Boituva ganha autonomia para a contratação de pessoal, repasse de recursos e outros processos.
Na última semana, o diretor Bruno Nogueira havia anunciando a implantação do primeiro curso de graduação da unidade: o de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. A autonomia do campus faz parte do processo de expansão da unidade. Em reunião com o prefeito Edson Marcusso, ocorrido na última semana, foram alinhados uma série de ações para a ampliação da unidade, que ganhará mais salas e laboratórios, com a implantação de outros cursos de graduação e pos graduação sejam implantados na unidade, inclusive de engenharia.
O prefeito Edson Marcusso considerou a autonomia do Campus como “vitória coletiva e uma conquista dos servidores, parceiros e de toda comunidade boituvense”. Juntamente com a implantação da ETEC e do SENAI, a ampliação da oferta dos cursos no IFSP é uma das metas do novo governo, como estratégia de atração a novos empreendimentos para o município.
 --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vacinação contra gripe é prorrogada até o dia 11 de maio
 
A pedido do Ministério da Saúde, a Campanha de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada em todos os postos de saúde do estado de São Paulo para o dia 11 de maio. O motivo é a baixa procura pelo público-alvo da campanha, apenas 40% em todo o país.
Em Boituva, a Vigilância Epidemiológica informa que 3.424 pessoas receberam as doses contra três tipos de gripe, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade e também no dia D, que foi realizado no último sábado, com pontos volantes pela cidade. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que é de 7.427 pessoas, dentro do público estipulado para a campanha.
Devem receber a dose da vacina, idosos com mais de 60 anos, portadores de doenças crônicas, crianças entre seis meses e dois anos incompletos, mães que tiveram filhos a menos de 45 dias, gestantes e trabalhadores da área de saúde.
-----------------------------------------------------------------------------------------------

  
O santo guerreiro cantado em verso no Hino a Tatuí será mais uma vez celebrado. A tradicional Festa de São Jorge será celebrada no próximo domingo, 28, com extensa e diversificada programação, preparada em conjunto pela Secretaria de Educação, Cultura e Turismo e comissão da festa.
A programação tem início às 10h, com a procissão dos cavaleiros que terá saída da Avenida Cônego João Clímaco, Avenida das Mangueiras e chegada no Lar São Vicente de Paula. O trajeto inclui diversas ruas: Do Cruzeiro, 11 de Agosto, 7 de Abril, 15 de Novembro, Avenida Firmo Vieira de Camargo e Santa Terezinha.
Após o encerramento da procissão, as atrações seguem no espaço de eventos do próprio asilo, a partir das 12h, com a premiação para os cavaleiros que se destacaram durante a procissão. Das 12h30 às 15h, será a vez do já consagrado Almoço Violeiro, com renda revertida para o próprio Lar. A Tarde Sertaneja segue até às 18h com muita música, alegria e as apresentações de Joel & Juliano, Tropeirinhos do Rancho da Viola, com a apresentação da catira, Guliver & Marcelo, além de Aruan & Tigre.
Segundo o diretor de Cultura e Desenvolvimento Turístico, Jorge Rizek, o retorno das festividades ao Lar São Vicente de Paula é também uma forma de resgatar a tradição desta celebração. “Na década de 60, as comemorações relativas a São Jorge já eram realizadas no Lar. Essa mudança apoia-se no ponto de vista histórico e também na facilidade de acesso. Lembrando que toda renda será revertida às obras dessa entidade tão importante do nosso município”, explicou.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Semana da Enfermagem será realizada em Tatuí entre 6 e 9 de maio
Palestras e exposições gratuitas estarão disponíveis aos profissionais da área

Tatuí prepara para o início de maio, a primeira edição da Semana Municipal de Enfermagem. A ação é fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, a coordenação do Pronto Socorro Municipal, a CCR/SP Vias e a Unimed. Um ciclo de palestras e debates temáticos será desenvolvido entre os dias 6 e 9, no Centro Cultural (Praça Martinho Guedes, 12), sempre às 19h.
No encontro, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de estudantes do segmento, terão a oportunidade de atualizar seus conhecimentos. As abordagens tratarão de atendimento de urgência e emergência, atendimento pré-hospitalar, protocolo e acolhimento ao paciente queimado, avaliação e tratamento de feridas, além do novo calendário de vacinação no estado de São Paulo.
A coordenação do evento está sob a responsabilidade das enfermeiras Roberta Lodi Molonha Machado e Tirsa Luisa de Melo Meira Martins. “Um dos enfoques será também a motivação, a integração e a troca de experiências, com foco nos profissionais de saúde que estão sempre cuidando com carinho e amor dos pacientes da nossa cidade”, argumentou Roberta.
Todos os profissionais da área lotados no setor público estão sendo convidados. Além das entidades privadas e de interesse social, como é o caso da Unimed, CCR/SP Vias, Faculdade Tietê, Santa Casa de Misericórdia de Tatuí e Escola de Enfermagem Gualter Nunes – entidade ligada à Fundação Manoel Guedes.
O evento é gratuito e para participar basta preencher a ficha de inscrição, anexa ao convite.
Informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3251-8722.

Programação completa
A Semana da Enfermagem começa na segunda-feira, 6, com a abertura oficial do evento, às 19h; em seguida, haverá uma palestra sobre atendimento de urgência e emergência pré-hospitalar, com a enfermeira Maísa Fragoso (CCR/SP Vias). Já na terça, 7, às 19h, o cirurgião-plástico Antônio Egídio Rinaldi ministra exposição sobre atendimento ao paciente queimado, enquanto às 21h, o cirurgião-vascular, Fábio Fucci, abordará o tratamento de feriadas. Na quarta, 8, espaço para duas explanações: 19h, sobre interpretação básica de eletrocardiograma, com o cardiologista Wladmir Faustino Saporito, e às 21h, sobre o novo calendário de vacinas no estado, com a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Tatuí, Marilu Rodrigues.
Na quinta-feira, 9, espaço para encerramento do evento. 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura de Tatuí entrega primeiro lote de notebooks a alunos da zona rural
Estudantes das escolas dos Mirandas, Shigueno e Guaxingu foram contemplados

A democratização do acesso à informática chega às escolas rurais de Tatuí, através de parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal. O primeiro lote de notebooks foi distribuído na última sexta-feira, 19, a 36 estudantes da rede municipal matriculados nas unidades do bairro dos Mirandas, Shigueno e Guaxingu. Alunos, professores e diretores participaram da solenidade de entrega, na escola do bairro Shigueno, em evento que teve a presença da secretária municipal de Educação, Cultura e Turismo, Isabel Cristina Pires de Campos, e do vice-prefeito e secretário de Governo, Segurança Pública e Transportes, Vicente Menezes.
O computador portátil passa a ser utilizado como ferramenta pedagógica em sala de aulas. As escolas foram integradas ao Programa Nacional de Educação no Campo, realizado pelo Ministério da Educação, com o objetivo de valorizar as escolas rurais e ao mesmo tempo propiciar a inclusão dos alunos no chamado mundo digital. Até 2012, as crianças eram levadas para uma escola da cidade para cumprir as aulas de informática, como lembra a professora Sueli Teixeira: “Vai melhorar bastante. Agora, as aulas de informática serão aqui, não vamos mais precisar levar as crianças a cada 15 dias para o centro”.
O equipamento será utilizado também por professores de diferentes disciplinas como apoio às atividades educacionais. A secretária municipal de Educação lembrou que o equipamento oferece múltiplas possibilidades no processo de aprendizagem. “As crianças terão, desde pequenas, acesso à informatização. Sem falar no salto de qualidade que essa ferramenta representa no ponto de vista pedagógico e do dia-a-dia escolar”, explicou.
Muitos pais fizeram questão de compartilhar desse momento inédito junto com os filhos. “É um incentivo maior para minha filha ir à escola. Tenho certeza que ela vai aprender muito mais a partir de agora”, lembrou a dona de casa Rosimeire Oliveira Pires.

Tablets
A próxima etapa do processo de informatização da rede pública municipal de educação será a distribuição de tablets para os professores da educação infantil. O pregão para aquisição dos equipamentos acontece no próximo dia 3 de maio. “Queremos corrigir uma enorme injustiça. As professoras da educação infantil foram excluídas da distribuição de tablets no passado. Estamos trabalhando para compensar esse erro e distribuir essa importante ferramenta pedagógica para nossos docentes”, finalizou Isabel.
 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Exposição sobre cultura indígena segue em cartaz até 19 de maio
Mais de 200 crianças de duas escolas municipais participaram do lançamento da mostra


Segue, até o dia 19 de maio, no Museu Histórico “Paulo Setúbal” em Tatuí, a exposição “O Indígena na Reserva do Museu”. A mostra é uma das programações especiais desenvolvidas ao longo de todo ano pelo espaço cultural e foi lançada oficialmente durantes as comemorações do Dia do Índio, celebrado na última sexta-feira, 19.
O conteúdo é fruto de artefatos e objetos indígenas que pertencem ao acervo do próprio museu e está aberto à visitação de terça a domingo, das 8h30 às 18h30. Há também a opção de agendamento para grupos e escolas, em que os interessados poderão se inscrever pelo telefone (15) 3251-6586 ou pelo e-mail: museupaulosetubal@gmail.com.
Cerca de 200 crianças das escolas, “Sarah de Campos Vieira dos Santos” e Nebam “Ayrton Senna”, participaram da abertura da exposição e puderam ainda contar com uma novidade: a encenação dos atores Dado Barros e Larissa Bassoi, que através da técnica de contação de histórias, trouxeram a Lenda do Índio Kauã como atração especial.
A diretora do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, Raquel Fayad, o evento foi um grande sucesso.  “As crianças e demais visitantes ficaram encantados com a exposição e com a história contadas pelos atores”, argumentou.
Segundo a coordenadora pedagógica, Valdriana Bertin, os alunos da escola Sarah de Campos Vieira também gostaram conhecer a exposição. “Muitos dos alunos nunca tinham sequer ido ao museu. A mostra foi muito bonita e didática explicando corretamente como viviam os índios. O teatro foi uma maneira animada e lúdica de ensinar os nossos estudantes”, finalizou.
 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vicente Menezes participa de audiência pública sobre saúde em São Paulo
Secretário de Saúde também esteve reunido com o ministro Alexandre Padilha

Tatuí teve participação efetiva na Audiência Pública sobre saúde, realizada na Assembleia Legislativa de São Paulo, no último dia 18 de abril. O vice-prefeito e secretário de Governo, Segurança Pública e Transportes, Vicente Menezes, e o secretário de Saúde, José Luiz Barusso, foram os representantes do município. Eles acompanharam uma exposição técnica comandada pelo próprio Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que fez um balanço de programas, convênios e ações estratégicas desenvolvidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Cerca de mil pessoas entre deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores e gestores municipais de saúde estiveram presentes ao evento.
O ministro anunciou investimentos de R$ 448 milhões para o estado de São Paulo, entre os anos de 2013 e 2014, através do programa de melhoria de acesso e da qualidade da atenção básica. Mais de R$ 220 milhões serão destinados exclusivamente às prefeituras para investimento em equipes de atendimento médico, em especial às vinculadas ao Programa Saúde da Família. Mas, os valores podem até mesmo dobrar de acordo com a qualidade do serviço prestado que será monitorado pelo próprio Ministério. É o quê, aliás, vem acontecendo em Tatuí, após a criação este ano de duas novas equipes de PSF.
Padilha, também falou de novos investimentos específicos para Tatuí. “Assumimos um desafio que nenhum outro país, com mais de 100 milhões de habitantes, conseguiu: construir uma saúde pública universal e gratuita pra toda população. Para Tatuí, vamos levar mais ambulâncias do Samu, unidades de saúde bucal, através do Programa Brasil Sorridente, além de outros projetos específicos”, explicou. 
Vicente Menezes foi o encarregado de protocolar junto ao ministro as demandas do município. “As principais propostas do nosso plano de governo para saúde estão hoje formalizadas. Certamente, teremos apoio e respaldo do governo federal para implantar a UTI neonatal e infantil, o centro de hemodiálise e posto avançado de oncologia”, comentou.
Barusso tratou ainda de investimentos para revitalização das unidades já existentes. “
Nós já entramos com o pleito para reforma do posto de saúde central, Aniz Boneder, e também pedimos recursos para modernização e ampliação do laboratório regional, além do centro de especialidades médicas e da construção de novos postos de saúde”, enumerou.
Deputados
Os deputados estaduais Hamilton Pereira e Edinho Silva, presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), também participaram do encontro e se comprometeram a auxiliar o município. “Nosso compromisso é fazer de Tatuí, que é uma cidade importante do estado de São Paulo, uma cidade que é referencia cultural, um município que cresça cada vez mais, que seja economicamente desenvolvido e que tenha cada vez mais qualidade de vida para sua população”, comentou Edinho.






Ex-prefeita é condenada por licitação irregular

Notícia publicada na edição de 24/04/2013 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 007 do caderno A - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.

Fernando Guimarães fernando.guimaraes@jcruzeiro.com.br
A 1ª Vara Cível do Fórum de Boituva condenou em primeira instância a ex-prefeita Assunta Maria Labronici Gomes (DEM) e a empresa Ellenco Construções Ltda. a ressarcirem juntas o valor de R$ 1.663.271,48, em razão de problemas com seis licitações do mesmo tipo para serviços de recapeamento asfáltico em 19 ruas e na estrada municipal Domingos Waldemar Bellucci, em 2008. Além desse valor, terão de arcar também com as custas processuais que chegam a R$ 4 mil. A irregularidade seria o direcionamento da empresa para a realização de recuperação de pavimento asfáltico. Nos autos, tanto a ex-prefeita quanto a empresa negam ter havido esse direcionamento, tampouco ilegalidade no processo licitatório. Cabe recurso, e as partes deverão recorrer ao Tribunal de Justiça de São Paulo.
O Ministério Público, que acolheu denúncia por meio de ação popular, denuncia que o procedimento para a licitação infringiu a Lei das Licitações, no artigo 23. De acordo com a promotoria, no lugar de ter feito a licitação por meio da modalidade tomada de preços, a ex-prefeita deveria ter aberto concorrência pública, considerando-se que o valor das seis licitações é superior a R$ 1,5 milhão, valor máximo definido em lei para que as administrações pública optem por tomada de preços ou carta-convite. Como a somatória das peças chega a R$ 1.663.271,48, seria legal que a prefeitura publicasse edital de concorrência pública e não tomada de preços. Outro questionamento foi sobre o fracionamento dos serviços de pavimentação em seis licitações, que teria favorecido a Ellenco. Segundo o MP, pelo fato de as vias serem próximas, a prefeitura poderia ter feito apenas um certame.
A Justiça, que acatou o posicionamento do MP, condenou a ex-prefeita e a empresa por entender que houve infração ao artigo 23 da Lei de Licitações que, embora no parágrafo 1, faça menção ao fracionamento, o parágrafo 5 veda a utilização da modalidade convite ou tomada de preços, conforme o caso, para parcelas de uma mesma obra ou serviço, ou ainda, para obras e serviços da mesma natureza e no mesmo local, que possa ser realizada em conjunto e concomitantemente. Conforme o MP, considera-se, no caso de Boituva, ato de improbidade as contratações da forma como ocorreram.
As ruas beneficiadas foram a Manoel dos Santos Freire; Nicolau Vercellino; Expedicionário Souza Filho; Angelo Ribeiro; Antônio Picco; Conrado Labronici; José Thomé; Joaquim Paes de Almeida; Ricardo Perin; João Batista Batistella; Valdemar Dorighelo; Laurindo Amadio; Ardelo Rusconi; Antônio Mescollotto, Thomaz Cardoso; Maria Lepero Barrilari; Benedito Sonego; Rafael Viliello; Venezuela; e Estrada Municipal Domingos Waldemar Bellucci.


0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga