Exigência de Averbação de Reserva Legal em Santa Catarina será suspensa, anuncia Dresch

10:56 Radio Ideal FM 0 Comentarios



O deputado Dirceu Dresch anunciou na tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (10), que a exigência da Averbação de Reserva Legal (ARL) pelos cartórios, no ato de registro ou transferência de propriedades rurais, está prestes a ser suspensa. Em audiência com a vice-corregedora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Salete Sommariva, e com o corregedor Alessandro Bastali, na terça-feira, Dresch foi informado de que dentro de duas semanas o termo de acordo com a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) será finalizado e encaminhado aos cartórios.
Segundo o parlamentar, o fim da exigencia da ARL é um grande apelo dos agricultores catarinenses. “O custo para fazer a averbação é muito alto para o agricultor, ele  precisa contratar profissionais para fazer o georreferenciamento da área. Para famílias que vivem em condomínios rurais a despesa e a burocracia são maiores ainda. Diante das dificuldades, muitos acabam não fazendo a averbação”, disse. Além disso, Dresch acrescentou que o novo Código Florestal Brasileiro não exige a averbação.
O deputado também reforçou o apelo à Fatma para que seja adotado o Cadastro Ambiental Rural (CAR), o que na opinião irá resolver boa parte dos problemas dos agricultores.  O cadastro  é o mecanismo estabelecido no novo Código Florestal Brasileiro para fazer o processo gratuito de regularização ambiental das propriedades rurais.
Legenda foto – Dresch  discute o fim da exigência da Averbação de Reserva Legal com a vice-corregedora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Salete Sommariva

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga