Em reunião com Conselho Municipal da Educação, secretário apresenta ações para 2013

10:49 Radio Ideal FM 0 Comentarios



Em reunião do Conselho Municipal de Educação, ocorrida no último dia 10, o secretário municipal de Educação e Cultura de Boituva, professor Celso Fernando Iversen, anunciou que todos os esforços serão realizados por sua equipe, para que todas as crianças até 8 anos sejam alfabetizadas dentro do ciclo etário, por meio das diretrizes do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).
Segundo informou o secretário, ainda neste semestre, 3 professores do município serão capacitados pelo Campus da UNESP de Itapeva, para tutorear outros 82 professores no município dentro do programa. A seleção dos educadores será feita pelo Ministério da Educação (MEC), com base nos dados do Censo da Educação.
Em sua fala, Celso Iversen falou também em “ressignificar o conselho”, como estratégia de preparar Boituva para a implantação Sistema Municipal de Ensino. “Em nossa prática o conselho tem significado e valor, por representar os diferentes segmentos educacionais do município, muita especialmente neste momento de maturidade e busca pela autonomia”, enfatizou ele.
Estrutura e Projetos
Durante a reunião, o Secretário apresentou aos conselheiros a nova estrutura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e relatou os projetos que estão sendo executados na rede: o projeto AMA, em parceria com o Grupo Petrópolis, que busca construir uma Agenda 21 junto aos alunos das escolas municipais e o “CPFL nas Escolas”, visando a introdução de práticas sustentáveis no uso da energia elétrica.
Iversen mencionou que a utilização das novas tecnologias no ensino fundamental será consolidado a partir deste ano de 2013. “Alguns precisam ser redimensionados para serem operacionalizados e já estamos trabalhando neste sentido”, ressaltou o secretário, em menção ao projeto Aprimora, que visa a distribuição de computadores (netbooks) e a utilização de lousas digitais aos alunos da rede municipal.

Centro de Formação
Na avaliação do secretário, a constituição do Centro de Formação Pedagógica é uma das ações que a partir de 2013 refletirá positivamente na qualidade do ensino público municipal. A iniciativa visa oferecer suporte aos professores da rede municipal, em seis diferentes áreas temáticas, por meio dos núcleos pedagógicos em Linguagem, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Necessidades Especiais. Cada núcleo será capitaneado por professores. “Avocamos estes professores por meio de edital, pra privilegiar e valorizar os professores”, comentou o secretário.

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga