Destaques desta Segunda Feira, 15 de Abril na Rádio Ideal

11:24 Radio Ideal FM 0 Comentarios




Plenário pode votar mudanças na Lei Antidrogas nesta semana

Ainda não há consenso sobre pontos polêmicos da proposta, como a internação involuntária de dependentes químicos.
drogas CH29112011
Projeto altera o Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas e define condições de atendimento aos usuários.
As mudanças no Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas (Sisnad) são o destaque do Plenário para as sessões extraordinárias dos dias 16 e 17 de abril. O tema consta do Projeto de Lei 7663/10, do deputado Osmar Terra (PMDB-RS), que conta com um substitutivo da comissão especial que analisou a proposta, de autoria do deputado Givaldo Carimbão (PSB-AL).
O texto define condições de atendimento aos usuários, diretrizes e formas de financiamento das ações. Entretanto, ainda não há consenso entre os deputados sobre aspectos como a internação involuntária e a participação das chamadas comunidades terapêuticas no processo de tratamento do dependente.
Violência no trânsito
Outro projeto que pode ser analisado é o PL 308/07, que aumenta a pena para o crime de praticar “racha” em vias públicas quando resultar em lesão grave ou morte. Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) não faz referência a esses agravantes.
A pena estipulada no substitutivo da Comissão de Viação e Transportes, de autoria do deputado Hugo Leal (PSC-RJ), é de reclusão de 3 a 8 anos, no caso de lesão grave; e de 5 a 15 anos, no caso de morte.
Cargos e Fundo Partidário
Dois temas políticos voltam ao Plenário na próxima semana. Nas sessões extraordinárias, o primeiro item da pauta é o Projeto de Resolução 178/13, da Mesa Diretora, que cria 30 cargos de natureza especial ou funções comissionadas para o PSD. O Plenário precisa analisar os destaques apresentados ao texto.
No Colégio de Líderes, deve ser discutida a votação do regime de urgência e do mérito do PL 4470/12, do deputado Edinho Araújo (PMDB-SP), que impede a transferência do tempo de propaganda eleitoral no rádio e na televisão e dos recursos do Fundo Partidário relativos aos deputados que mudam de partido durante a legislatura.
Na última quarta-feira (10), o Plenário rejeitou o pedido de regime de urgência para o projeto.
Contratos de trabalho
A Câmara também poderá analisar a Medida Provisória 602/12, que autoriza a prorrogação, até 30 de junho deste ano, de 97 contratos temporários do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A matéria foi aprovada na comissão mista, com parecer do deputado Beto Faro (PT-PA).
Confira outros projetos que podem ser discutidos pelo Plenário:
  • PL 4904/12, do Executivo, que concede aumento salarial a carreiras que aceitaram tardiamente o reajuste oferecido ano passado às demais categorias do governo federal. Os deputados precisam analisar emendas do Senado;
  • PL 2447/07, do Senado, que institui a Política Nacional de Combate e Prevenção à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca;
  • PL 7372/02, do Executivo, que cria o Serviço Social do Transporte Ferroviário (Sesf);
  • PL 301/07, do deputado Dr. Rosinha (PT-PR), que tipifica os crimes contra a humanidade, de genocídio e de guerra para fazer valer a participação do Brasil no Tribunal Penal Internacional (TPI); e
  • PL 5013/13, do Senado, que estabelece normas gerais para a instalação de antenas de telecomunicações (Lei Geral de Antenas).
Reportagem – Eduardo Piovesan 











Edição – Pierre Triboli





0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga