Assembleia Legislativa de Santa Catarina vai realizar encontro para debater implantação da nova tecnologia no Brasil

11:10 Radio Ideal FM 0 Comentarios



O padrão de rádio digital a ser implantado no Brasil será tema de uma audiência pública na segunda-feira, dia 29, na sede da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. É a primeira audiência pública a discutir o tema, que já vem sendo debatido por um conselho consultivo criado pelo governo federal no ano passado. O encontro será realizado em Florianópolis, a partir das 14 horas.
O representante do Ministério das Comunicações no Conselho Consultivo do Rádio Digital, Octavio Pieranti, explica que a audiência foi motivada por uma mobilização dos radiodifusores de Santa Catarina, interessados em conhecer mais sobre o andamento dos estudos para implantação da nova tecnologia no país.
A audiência pública em Santa Catarina deverá contar também com representantes dos padrões de norte-americano (Iboc ou HD Radio) e europeu (DRM).  Esses dois sistemas de rádio digital estão sendo testados para verificar qual deles melhor se adapta ao país.
Os testes já realizados com os dois sistemas foram feitos em emissoras de várias classes e potências, em quatro capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. O resultado foi inferior ao esperado e novas simulações vão ser feitas em 2013.  Um dos desafios é como aumentar a cobertura do sinal digital.
O Conselho Consultivo do Rádio Digital foi criado no ano passado para avaliar os resultados desses testes, que estão sendo feitos pelo MiniCom em parceria com o Inmetro, e definir qual padrão será adotado. O grupo reúne representantes de vários setores como governo, radiodifusores, pesquisadores e fabricantes.

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga