Alckmin inaugura estação de tratamento de esgoto em Boituva, SP Com o novo sistema, cidade irá tratar 43% do esgoto produzido. Governo de SP ainda anunciou investimentos para a região.

09:53 Radio Ideal FM 0 Comentarios



Do G1 Itapetininga e Região
Comente agora
Nesta quarta-feira (3), o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, esteve em Boituva (SP). Acompanhado do prefeito da cidade, Edson Marcusso, e autoridades da região ele inaugurou uma estação de tratamento de esgoto, o Sistema de Esgotamento Sanitário da Bacia Campos de Boituva.
A nova estação irá beneficiar 18 mil habitantes, principalmente nos bairros CDHU, Jardins Hermínia, Luvizoto, Planalto, Primavera, Santa Cruz e São Paulo, Parque Santa Rita e Cidade Jardim, Vila Ginasial, Chácaras Labronici e Vila Palmira. Com o novo sistema, a cidade passa a tratar 43% do esgato. Antes, eram tratados 24%.
Foram investidos R$ 6,4 milhões para a construção da nova estação, que é composta por uma estação de tratamento de esgotos com capacidade de 29,3 litros por segundo, 1,3 km de coletor tronco, uma estação elevatória e 240 metros de linha de recalque. Segundo o governador, o objetivo é preservar os rios da região. “Aqui foi aplicada a melhor tecnologia para despoluir os rios da cidade. Com isso, será possível despoluir o rio Sorocaba, a bacia de Sorocaba. Consequentemente, ajudar na despoluição da região do Médio Tietê”, ressalta.
O secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni, também participou da inauguração. Ele explica que a unidade vai ajudar na preservação de mananciais e do meio ambiente como o córrego Ribeirão Jerivá e afluente do rio Sorocaba. “Essa é uma ação importante inclusive no aspecto econômico, para o desenvolvimento. Novas indústrias saberão que podem chegar em uma cidade que oferece toda uma estrutura de tratamento de esgoto”, ressalta.
No fim da visita à cidade, o governador participou da soltura de 14 mil peixes no Ribeirão Jerivá.
Investimentos
Ainda durante o evento, o governador anunciou a autorização de obras. O município deverá receber uma escola técnica, uma creche escola, um novo prédio para abrir o Fórum da cidade, verba para atender idosos do município,  120 apartamentos para atender famílias de baixa renda e ter a criação de um centro de referência para atender mulheres em parceria com a prefeitura.
O governador também anunciou obras para a rodovia Gladys Bernardes Minhotto (SP-129), que liga Boituva a outras cidades da região como TatuíCerquilho e Tietê (SP). “Nós demos 90 dias para que o Departamento de Estrada e Rodagem (DER) conclua os estudos. Há oito anos nós fizemos o recapeamento da SP-129, mas ela é de pista única. O DER vai verificar se é o caso de duplicar já direto ou se ainda basta fazer recapeamento, terceiras faixas, acostamentos e ciclovia”, diz.
Raposo Tavares
Durante entrevista coletiva, o governador também falou sobre os prazos para a duplicação da rodovia Raposo Tavares, uma das mais importantes vias do interior paulista. Geraldo Alckmin destacou sobre as obras que já estão em andamento. “Na Raposo Tavares serão duplicados 42,9 quilômetros, um investimento de R$ 203 milhões entre Araçoiaba da Serra (SP) e Itapetininga (SP). O trecho entre Araçoiaba da Serra e Capela do Alto ficará pronto em julho deste ano. Então, mais 120 dias já fica pronto de Araçoiaba da Serra até Capela do Alto (SP). Já de Capela do Alto até Itapetininga, a entrega das obras estão previstas para junho de 2014, ou seja, até junho do ano que vem teremos a Raposo totalmente duplicada de Araçoiaba da Serra até Itapetininga”, afirma.
Outro trecho da Raposo Tavares lembrado durante o evento é o que liga Itapetininga aOurinhos. “Já autorizamos as obras. Neste trecho não haverá duplicação em toda a extensão. Haverá trechos de duplicação e grande parte terceira faixa, mas nós vamos fazer uma recuperação completa na Raposo de Ourinhos até Itapetininga”, ressalta.
Geraldo Alckmin inaugurou estação de tratamento de esgoto em Boituva (SP). (Foto: Carlos Alberto Soares / TV TEM)Geraldo Alckmin inaugurou estação de tratamento de esgoto em Boituva (SP). (Foto: Carlos Alberto Soares / TV TEM)

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga