Noticias da Nossa Região

09:29 Radio Ideal FM 0 Comentarios



Porto Feliz receberá verba para construção de creche e Centro do Idoso

A deputada estadual Rita Passos (PSD) esteve em audiência com o secretário de Desenvolvimento Social de São Paulo, Rodrigo Garcia, conversando sobre a implantação dos programas Creche Escola e Centro Dia do Idoso em Porto Feliz, programa esse que a algum tempo a parlamentar vem tratando com o secretário.
A necessidade dos programas no município chegou até a parlamentar por meio do prefeito Levi Rodrigues e do presidente da Câmara Municipal, Cláudio dos Santos (Marola).
O secretário Rodrigo atendeu a solicitação de Rita Passos. Com a adesão aos programas a prefeitura de Porto Feliz receberá em torno de R$ 1.500.000,00 para a construção de uma creche, e também um recurso de R$ 500.000,00, para a implantação do Centro Dia do Idoso no município.
Este último foi idealizado no estado de São Paulo por Rita Passos, quando esteve a frente da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo.
O Centro Dia do Idoso visa proporcionar aos idosos semidependentes do município, a reintegração social, com atendimento coletivo de proteção e acolhimento, em período diurno, com atividades físicas, recreativas e oficinas de artes, enquanto seus familiares saem para trabalhar ou estudar.

Em Sorocaba
O Prefeito Levi Rodrigues Vieira conversou com o secretário de Desenvolvimento Social de São Paulo, Rodrigo Garcia, em Sorocaba na sua vinda para a divulgação de verbas para a região.
Porto Feliz recebeu repasse do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas) no valor de 102 mil reais.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Zoonoses de Porto Feliz faz campanha de conscientização e castração de animais

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) desenvolve políticas em várias frentes, para evitar o abandono e doenças transmitidas por animais. As ações são: adoção, incentivo à posse responsável e esterilização de animais gratuita.
Segundo o coordenador da campanha Carlos Alberto Rodrigues, a campanha de conscientização vem fundamentada na lei de abandono e maus tratos respaldado pelo art. 32, da Lei 9.605/98 (crimes ambientais), a mesma vem beneficiar a prevenção de maus tratos e abandono de animais.
O CCZ de Porto Feliz tem estimativa que em 2009 eram 10 mil cães e cerca de 3 mil gatos. Desse total, aproximadamente 20% estão nas ruas, sem supervisão. Sendo assim, o trabalho de conscientização tem que ser realizado o ano inteiro, como destaca o coordenador do CCZ, Carlos Alberto Rodrigues. “Nós faremos palestras em escolas, treinamento dos agentes de zoonoses para orientar a população sobre o que é a posse responsável, distribuímos panfletos explicativos sobre a responsabilidade de se ter um animal de estimação e, ainda, receberemos visitas agendadas de estudantes durante todo o ano. Nosso trabalho não pode parar”, explica.
Outra medida tomada pelo CCZ para diminuir o abandono de animais é a castração. No mês de fevereiro de 2013 foram castrados, entre cães e gatos, 139 animais. Além disso, o Centro de Controle de Zoonoses promove também a doação de animais de rua.
Antes de serem adotados, os cães e gatos passam por uma avaliação clínica, fazem exame, são vacinados, vermifugados e passam por cirurgia de esterilização. Os animais também recebem identificação. As esterilizações são feitas no CCZ. A capacidade de cirurgias é, em média, de sete cirurgias/dia.
Para adotar um animal recolhido pelo CCZ, o interessado deve comparecer à unidade (rua João Avancini, 480, Chácara Bazzo). Os interessados podem ligar para 3262-2798.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sarau na Casa conta com participação de 40 pessoas

Aconteceu na quinta-feira, 28, mais uma edição do Sarau na Casa. Mais de 40 pessoas estiveram presentes, prestigiando as apresentações e participando com declamações de poesias e textos próprios e de outros autores, além de músicas.
Foi prestada uma homenagem ao “Poeta das Ruas” Leontino Correa, de 84 anos. Porto-felicense de nascimento, atualmente morando em Piedade, sobrevive vendendo suas poesias pelas ruas de Sorocaba. Com ele vieram o advogado Sérgio Diniz e esposa, que sempre o acompanham, ambos da cidade de Sorocaba.
Também estiveram presentes a atriz Ana Lima coordenadora do sarau “Mesma Freqüência” e alguns membros desse grupo da cidade de Sorocaba.
O próximo sarau será dia 28 de março com o tema “Sarau”. Na ocasião, será comemorado um ano do Sarau na Casa.
A Casa da Cultura “D. Narcisa Stettener Pires” fica na rua Tristão Pires, 123, centro da cidade. O telefone para contato é o (15) 3262.4788.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Porto Feliz participa de encontro de prefeitos em São Paulo

Prefeito Levi Rodrigues Vieira participa nesta quinta-feira, 14, de encontro de prefeitos na capital de São Paulo.
O Governador Geraldo Alckmin promove no Memorial da América Latina (zona oeste de São Paulo), a primeira convenção de prefeitos do Estado de São Paulo. Todos os 645 municípios receberam o convite. Alckmin apresentará o governo para os novos prefeitos.
“Assim como foi importante para Porto Feliz participar do encontro de prefeitos em Brasília, estaremos em São Paulo para ampliar os contatos e saber dos projetos que o Governo do Estado tem para nos oferecer”, comenta Prefeito Levi
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura participa de evento da Câmara Brasil-Alemanha

Na terça-feira, 27, a Prefeitura de Porto Feliz, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável, participou como convidada especial de um evento organizado pela Câmara Brasil-Alemanha e VDI – Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha. O evento contou com aproximadamente 25 empresas e foi realizado na Lanxess Indústria de Produtos Químicos e Plásticos Ltda.
O objetivo do evento é dar continuidade ao programa de aproximação das empresas da região. As reuniões são organizadas com o objetivo de transmitir conhecimentos e informações diferenciadas aos empresários locais, assim como criar uma plataforma para trocar experiências e networking.
A anfitriã Lanxess realizou uma apresentação sobre segurança no trabalho, através de seu programa Xact, que destina a melhora sistemática e permanentemente a segurança de processo, das instalações, ocupacional, bem como a proteção do ambiente e saúde dos colaboradores. A Lanxess oferece treinamento do programa Xact para todos os funcionários gestores e da produção.
A Lanxess está há 8 anos sem acidentes de trabalho, mostrando a eficiência do seu programa Xact visando à segurança e o bem estar dos funcionários em primeiro lugar.
Após a apresentação da Lanxess a comitiva realizou uma visita técnica para conhecer a planta da empresa.
A Câmara Brasil-Alemanha e a VDI irá promover 9 encontros em 2013.
O evento contou com a participação do Vice Prefeito e Secretário de Desenvolvimento Social e Sustentável – Professor Miguel Arcanjo, Coordenador de Projetos da Prefeitura – Célio Peixoto dos Santos, Presidente de Honra da VDI - Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha – Sr. Edgar Horny, Diretor Executivo da Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha – Sr. Matthias Neisser, Gerente Executivo da Lanxess Porto Feliz – Sr. Robert Madersdorfer e o Presidente e CEO da Lanxess Brasil – Sr. Marcelo Lacerda.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Escola Domingos premia destaques de 2012 no dia do patrono

A EMEF “Prof. Domingos de Marco” promoveu no sábado, 2, homenagem a seu patrono, cumprindo a lei 4.515 de 17 de setembro de 2007 de autoria do atual vice-prefeito e então vereador  Prof. Miguel Arcanjo de Almeida.
O professor Domingos de Marco foi um exemplo de dedicação ao trabalho e amor pela cidade. Faleceu em 30 de julho de 2005.
No mesmo dia, foi feita a premiação dos destaques de 2012, premiando os alunos com melhor aproveitamento na escola. Simultaneamente foi instalado painel com as fotos dos estudantes.
Na categoria turmas, foram vencedoras: 6º Ano A: Dinamismo. 8º Ano B: Aproveitamento. 8º Ano D: Disciplina. Na categoria melhor aluno por turma, foram vencedores: 6º Ano A: Ariadne Stefanie Grada Gonçalves. 6º Ano B: Anna Luiza Tauhyl de Campos. 6º Ano C: Bianca Souza Santos. 7º Ano A: Maria Alice Camilo de Oliveira. 7º Ano B: Bruna Fernanda de Souza. 7º Ano C: José Roberto Senciati. 7º Ano D: Caroline Fernandes Cossoniche. 8º Ano A: Gabriele Gonçalves Santos. 8º Ano B: Amanda Graciele dos Santos. 8º Ano C: Geovana Maria Bergara da Mota. 8º Ano D: Karina Anastacia Pereira. 8º Ano E: Rayssa Cristina dos Santos. 8º Ano F: Lauana Beatriz da Silva Nogueira. 9º Ano A: Moisés Gonçalves de Proença. 9º Ano B: Patrícia Cardeli.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura realiza recadastramento de sepulturas nos cemitérios municipais

A Prefeitura de Porto Feliz realiza o recadastramento das sepulturas perpétuas no Cemitério Municipal (Cemitério Velho) e no Campo Santo Municipal (Cemitério Novo).
Os proprietários devem dirigir-se ao Cemitério Velho levando cópias e os originais dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência (contas de água, luz, etc), documento de compra de Sepultura Perpétua (carnê, etc).
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Projeto “Meu Primeiro Livro” incentiva a aprendizagem lingüística

No dia 6 de março, no Centro Interativo Municipal, realizou-se o encontro com gestores e professores do Ensino Fundamental II, com o objetivo de apresentação do Projeto “Meu Primeiro Livro”.
O público foi recepcionado com bombons embrulhados em produções textuais produzidas por alunos envolvidos pelo referido projeto em outros municípios. O evento foi iniciado no contexto reflexivo sobre a formação humana dentro da escola. Após, um de seus representantes apresentou o projeto e abriu espaço para retirada de dúvidas sobre os seus mecanismos e procedimentos. A equipe responsável pelo evento mostrou, por meio de exemplares, produções já realizadas em outros municípios adeptos à atividade.
O objetivo do Projeto “Meu Primeiro Livro” é de, através de pesquisa e estudo, resgatar a história da cidade, valorizando as histórias pessoais de seus moradores, incentivando a leitura e escrita dos alunos do ensino fundamental II. O mesmo se dará em seis etapas que contemplarão: capacitações docentes, acompanhamento pedagógico coletivo e individual, coleta de dados, produções de escrita, edição e produção das obras. Ao final, as obras serão doadas aos alunos e haverá o evento específico de entrega.
O encontro foi finalizado com um lanche oferecido aos professores e gestores presentes, onde puderam interagir com a equipe responsável trocando ideias e conhecendo ainda melhor seus integrantes.
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura aponta este projeto como um grande incentivador à aprendizagem linguística e reforça que trará níveis plenos de satisfação quanto ao desenvolvimento discente.



----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Educação contempla nova grade curricular

A Secretaria Municipal de Educação iniciou seus trabalhos com o olhar atento às necessidades da rede municipal de educação. Para tanto, mesmo neste início, as mudanças já compõem as ações desta gestão. As aulas iniciaram com as novas grades curriculares em cada segmento, chamando atenção de toda a comunidade escolar para as mudanças. Estas aulas são ministradas por professores específicos de cada área.
Na Educação Infantil, foram inseridas três disciplinas importantes: Literatura Infantil, Inglês e Educação Física. A Literatura Infantil visa o desenvolvimento da linguagem e do repertório oral, abordando a contação de histórias, com títulos apropriados a cada faixa etária. Nas aulas de Inglês, o objetivo é o aprendizado da língua, por meio de aulas diversificadas, lúdicas, onde o aluno terá contato com o idioma priorizando o crescimento e desenvolvimento. A Educação Física tem como objetivo a possibilidade de proporcionar às crianças a diversidade de experiências com o próprio corpo, enfrentando desafios, descobrindo seus limites, oportunizando o desenvolvimento psicomotor e emocional essenciais para a formação global. 
No Ensino Fundamental I, atualmente as aulas de Arte são desenvolvidas por professores específicos na área, com o objetivo de promover a estimulação de aptidões artísticas, desenvolver percepções visuais do mundo que vivemos, promovendo a capacidade de diferenciar figuras, simetrias, construções, equilíbrio entre cores e sintonias. A administração atual acredita que a formação específica possibilita que o professor ministre este estudo de maneira direta e própria.
A disciplina de Leitura e Produção de Texto inserida na grade curricular do Ensino Fundamental II oportuniza o desenvolvimento de habilidades e competências extremamente necessárias para a independência intelectual, comunicação e interpretação de registros. Sendo assim, este trabalho trará ainda mais avanços nas Avaliações externas contempladas periodicamente.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Todos Pela Educação
13/03/2013 - O Globo Online
Câmara aprova prazo para professor da Educação Básica concluir graduação 
Proposta define que profissionais terminem licenciatura em seis anos; docente que já estiver trabalhando não precisa cumprir determinação 
Todos Pela Educação
13/03/2013 - Agência Câmara
Audiência discute hoje Lei de Responsabilidade Educacional
Plenário debaterá responsabilização dos gestores públicos na qualidade da Educação Básica
Todos Pela Educação
13/03/2013 - Diário Catarinense (SC)
Quando os filhos ajudam os pais nas tarefas escolares
Pesquisa concluiu que quase 8 mil pais de alunos da rede municipal de Florianópolis não terminaram o Ensino Fundamental
Todos Pela Educação
13/03/2013 - Zero Hora (RS)
Passa de 58 mil o número de inscritos
Concurso público do magistério no Rio Grande do Sul oferece 10 mil vagas
Todos Pela Educação
13/03/2013 - Gazeta do Povo (PR)
Opinião: Educação domiciliar ou formal?
"É a boa e velha escola formal que ainda tem as melhores condições técnicas para identificar as potencialidades e caminhos para a formação da próxima geração", afirma Ademar Batista Pereira
Todos Pela Educação
12/03/2013 - Agência Brasil
Reforma no Ensino Médio deve considerar meios digitais
Mudança envolve uma aprendizagem aberta, com integração de conteúdos, intermediada pela tecnologia
Todos Pela Educação
12/03/2013 - Veja.com
Ponto crítico da educação, Ensino Médio entra na mira do TCU
Tribunal de Contas da União vai coordenar auditoria na gestão do ciclo escolar em parceria com tribunais estaduais
Todos Pela Educação
12/03/2013 - G1
Escola de Rio Branco não matricula aluno por falta de carteira
Estudante não encontrou vagas em outras instituições de ensino. Secretaria de Educação informou que novas carteiras serão entregues
Todos Pela Educação
12/03/2013 - G1
Sem estrutura, escolas de RO têm problemas com Ensino Integral
O G1 visitou cinco das seis escolas que aderiram ao projeto Guaporé. Falta de salas e banheiros dificultam desenvolvimento das atividades
Todos Pela Educação
12/03/2013 - G1
Pais reclamam da falta de professor em escola pública de Maceió
Eles reclamam que há mais de um mês o problema acontece. Funcionários da Escola Kátia Pimentel, no Jacintinho, confirmam situação

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mais uma vez, a Educação de Cerquilho é destaque

No último dia 7, uma equipe da Revista Escola Pública, da editora Segmento, esteve em Cerquilho para realizar uma reportagem sobre a educação no município. Realizaram uma entrevista com a Secretária Municipal de Educação, Laélia Alba Lins Figueira, sobre os prêmios recebidos, os índices obtidos nas avaliações externas e a qualidade da educação oferecida em Cerquilho.
A equipe também visitou escolas, entrevistando diretores, coordenadores pedagógicos, professores e alunos. A matéria está prevista para a edição do mês de maio.




-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


TIETÊ COMEMORA ANIVERSÁRIO E PRESTA HOMENAGEM A MICHEL TEMER
Vice-presidente da República participou das comemorações do 171º aniversário da cidade e emocionou-se com a recepção

Na sexta-feira, 08 de março, Tietê comemorou seu 171º aniversário de emancipação político-administrativa, com a presença do vice-presidente da República, Michel Temer. Temer chegou a sua cidade natal de helicóptero acompanhado de assessores e foi recebido pelo prefeito Manoel David.
Ao chegar à Praça Dr. Elias Garcia, Michel Temer; Manoel David; a presidenta da Câmara dos Vereadores, Sandra Takakura; o vice-prefeito, Antonio José Viotto (Fra-fra), o presidente da Fiesp, do Ciesp, SESI-SP, Paulo Skaf; o Deputado Federal, Ricardo Izar e a Juíza, Renata Xavier se dirigiram ao coreto central, onde o prefeito de Tietê fez uso da palavra e homenageou as mulheres da cidade através de Sandra Takakura, a professora Maria Dilce Orsoline Tamer (recebida por sua filha Cleusa Maria Tamer Schincariol) e à assessora Maria Olívia Rodrigues de Toledo Claudio.
Manoel David falou de Tietê através das palavras do escritor Menotti Del Picchia “Tietê, cidade tão genuinamente bandeirante, um templo de paulistanidade, berço de patrícios ilustres, não só poderosos na política ou na finança, mas que fulgem também pela luz do seu talento”.
Sobre Michel Temer, o gestor da cidade citou a colaboração efetiva e preocupação em sempre enviar recursos e o vínculo profundo com Tietê “dentre os filhos mais ilustres desta terra, o mais ilustre na área cívico-administrativa aqui presente... o nosso predisente Michel Temer... elevou o nome de nossa cidade ao mais alto cargo do país”.
No local, Temer viu alunos da rede pública municipal cantarem o hino Nacional e Municipal e declamarem o poema “O Relógio”, escrito pelo vice-presidente em homenagem a Tietê. O texto foi gravado em uma placa comemorativa instalada na praça.
Em seguida, o vice-presidente declarou emocionado que “mais importante do que ser aplaudido pelo Brasil afora, é ser aplaudido em sua terra natal”. 
O vice-presidente atendeu a imprensa, seguiu para a Igreja Matriz e acompanhou a Missa de Ação de Graças pelo aniversário de Tietê.
O último compromisso oficial do vice-presidente foi a abertura da primeira reunião da Associação dos Municípios Integrados do Médio Tietê (AMIMT) que reuniu 12 municípios próximos a cidade de Tietê, cujo objetivo é o desenvolvimento regional sustentável das cidades com até 50 mil habitantes e um almoço com autoridades e convidados no tradicional restaurante Maggiorana.



---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Noticias do Site Tudorádio.com

08:03 - Audiência RJ: Beat 98 FM continua crescendo no Rio de Janeiro


18:07 - Fim de Expediente | 14 de março de 201317:01 - Arquivo Musical completa 50 anos na Rádio Bandeirantes15:27 - Audiência RS: Jovem Pan FM e Antena 1 ganham posições. Rádio Gaúcha segue crescendo14:14 - Ipanema FM apresenta novidades em sua programação no interior paulista12:01 - Em alta: Pesquisa mostra que brasileiros passam mais tempo ouvindo rádio10:01 - Rádio Gaúcha leva projeto Caravana do Gaúchão para Canoas08:00 - Exclusivo: Massa FM de Curitiba estréia afiliada em Campinas


18:05 - Fim de Expediente | 13 de março de 201317:05 - Mix FM completa seis anos em Maceió15:33 - Exclusivo: Gilson Dário assume o artístico da Capittal 95 FM de Campo Grande14:02 - Após vários anos em duas frequências, Rede Aleluia deixa um dos canais no Rio de Janeiro12:06 - Exclusivo: CBN já está no ar em Santos, mas estréia será no dia 1909:58 - Band Vale FM completa 16 anos no Vale do Paraíba07:56 - Audiência MG: Alvorada FM retoma crescimento em Belo Horizonte. Jovem Pan, BH e 102.9 também se destacam


- Fim de Expediente | 12 de março de 201317:03 - Rádios do interior do Ceará sofrem atentados e ficam fora do ar15:26 - Audiência PR: Massa FM assume a liderança geral em Curitiba14:06 - Cerimônia marca entrega de prêmios da APCA11:52 - Mix FM cria ação promocional para alcançar 1 milhão de seguidores no Facebook. Veja o levantamento da rede10:04 - Exclusivo: Região de Campinas conta com nova rádio em FM08:01 - Portal Imprensa promove evento para entrega do 9º Troféu Mulher Imprensa


18:08 - Fim de Expediente | 11 de março de 201316:48 - Exclusivo: CBN estréia hoje no FM de Santos15:42 - Audiência AM: Jovem Pan cresce em São Paulo, enquanto primeiras colocadas sofrem baixa14:03 - Ex-radialista Wilson Fittipaldi, o Barão, morre aos 92 anos, no Rio12:02 - Exclusivo: Transamérica deixa dial FM de Manaus. Rede Aleluia reassume09:58 - BandNews FM já está no ar em Fortaleza08:02 - Programa Globo News ganha espaço na grade da CBN


08:05 - Rádio Gaúcha envia correspondentes para coberturas em vários países


18:05 - Fim de Expediente | 8 de março de 201317:02 - Chega a 900 o número de projetos para radiodifusão15:39 - Nativa promove show em homenagem às mulheres14:17 - Repórter policial é assassinado com dois tiros em Ipatinga11:50 - Locutor de rádio é preso acusado de estupro em Recife10:48 - Audiência SP: Band FM se aproxima de vez das líderes. Mix e 89 seguem crescendo em São Paulo08:02 - Rádio Estadão terá novo programa em sua grade a partir de sábado


18:03 - Fim de Expediente | 7 de março de 201317:00 - Show Up! No Esporte é transmitido ao vivo para todo Brasil15:34 - Jornalistas do Grupo Bandeirantes que concorreram ao Troféu Mulher Imprensa realizam debate
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
DOMINGO,10, É MARCADO POR EVENTOS ESPORTIVOS EM TIETÊ
As modalidades Karate e Futebol animaram a manhã de domingo

Domingo, 10, Tietê recebeu diversos eventos esportivos, parte das comemorações de aniversário da cidade que seguem até o dia 24.
O Ginásio Municipal Acácio Ferraz recebeu pela manhã a 18ª Copa Tietê de Karate, o evento comemorativo recebeu o apoio ACAK (Associação Cooperativa das Academias de Karate). A organização foi elaborada pelo Professor Alziro Cesarino.
A cerimônia de abertura contou com execução do hino Nacional e de Tietê, além disso, a FPK (Federação Paulista de Karate) através do presidente, José Carlos Gomes de Oliveira, concedeu homenagem ao prefeito Manoel David pelo apoio e colaboração na realização do evento.
A Copa Tietê de Karate contou com premiação em dinheiro nas categorias Open Masculino e Open Feminino, além de outras premiações e brindes para as demais categorias.
Ainda pela manhã, teve inicio a Copa Tietê de Futebol no Estádio América, a abertura contou com o pontapé inicial do vice-prefeito Antonio José Viotto (Frafra).  O jogo preliminar contou com times do sub-10 e o jogo principal Biatex contra Zambianco, com o placar de 2 a 1 para o Biatex.
Seguindo o calendário das comemorações do aniversário de Tietê acontecem ainda:
16/03 – Luta de Braço “Pro-Arm-Fight” a partir das 14h (TEC Campestre)
24/03 – Largada da Corrida de Pedestre às 9h (Ginásio Municipal Acácio Ferraz).


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

EVENTO EM HOMENAGEM A ZICO PIRES ACONTECE NESTA SEXTA-FEIRA

Na sexta-feira, 15, a Prefeitura de Tietê por meio da Secretaria de Cultura homenageia o historiador Zico Pires com eventos na Praça Dr. Elias Garcia a partir das 20h com texto ao Ilustre Historiador feito pelo escritor e compositor, Juarez de Oliveira e em seguida apresentação do Trio Tieteense de Chorinho e interpretes Convidados.
Benedicto Pires de Almeida foi autodidata e trabalhou por mais de três décadas na Prefeitura de Tietê chegando a ocupar o cargo de Prefeito em setembro de 1940, e depois por espaço de nove meses, de 22 de março a 31 de dezembro de 1947. Foi o último prefeito do período ditatorial do Brasil.
Sócio da União Brasileira de Escritores, da Associação Brasileira de Folclore, da Sociedade de Geografia, do Instituto Genealógico Brasileiro, pertence à Academia Piracicabana de Letras, patrono "Luiz Corrêa de Melo"; sócio correspondente dos Institutos Históricos, de São Paulo, patrono "Francisco Corrêa de Almeida Moraes", e de Sorocaba. Sócio efetivo e fundador da Academia Paulistana de História, da cadeira n. 14, que tem como patrono o historiador Nuto Sant’Ana.
Foi membro da Comissão Paulista de Folclore, em 1950, e recebeu as medalhas "Imperatriz Leopoldina" e "General Couto de Magalhães" pelos seus escritos históricos. Recebeu a medalha comemorativa da Revolução de 1932, outorgada pela Assembleia Legislativa de São Paulo, por serviços prestados ao Movimento Constitucionalista de 1932. Recebeu o diploma de "Cidadão Benemérito" da cidade de Tietê, outorgado pela Câmara Municipal.
Colaborou com diversos jornais da Região e do município. Foi secretário de sociedades locais, do Rotary Clube e do Lions Clube.
Publicou os livro A Revolução de 32 em Tietê e a Cronologia Tieteense, fatos registrados de 1783 a 1973, obra em dois volumes.
Faleceu em 1997, deixando os inéditos: Governos Municipais de Tietê; Pirapora do Curuçá de nossa guerra e nossa gente; Índice da legislação municipal; Os Pires Guerreiro – Árvore de Costado; Recordações do Tietê antigo; e Perfil de Cornélio Pires.

Serviço:
XI ano “Primeira Seresta no Coreto” (homenagem a Zico Pires)
Data: 15/03
Local: Praça Dr. Elias Garcia
Horário: 20h
Programação: Homenagem ao Ilustre Historiador (por Juarez de Oliveira); Apresentação do Trio Tieteense de Chorinho e intérpretes convidados.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



















0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga