IPEM-SP alerta consumidores na compra de ovos de Páscoa e pescados congelados

23:01 Radio Ideal FM 0 Comentarios




Na semana em que se comemora a Páscoa, o IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) alerta o consumidor sobre o que deve ser observado na compra de chocolates e pescados, itens mais consumidos nesta época do ano.

Na compra de ovos de chocolate

- Se o ovo de chocolate traz brinquedo como brinde, verificar na embalagem se está estampada a frase "Atenção: contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro da Avaliação da Conformidade". Também é obrigatória a indicação de faixa etária ou, se for o caso, uma frase que informe que não existe restrição de faixa etária. Somente essas informações garantem que o brinquedo passou por testes e não vai oferecer risco à criança.

- Ovos de chocolate, bombons, demais chocolates, colombas ou qualquer produto embalado deve apresentar, de forma clara, a indicação do peso líquido na sua embalagem. Esta indicação deve referir-se somente ao peso do produto, desconsiderando o valor da embalagem e dos brindes, se houver.

- A numeração dos ovos serve apenas como referência. Ou seja, não se pode dizer que um produto com numeração maior pesa mais, pois cada marca adota uma escala diferenciada de tamanho.

Na compra de pescados

- Se vai comprar peixe fresco em feira ou mercados, o consumidor deve acompanhar a pesagem do produto, que deve ser realizada à sua vista, bem como o momento de embalar.

- Caso o consumidor solicite que o peixe seja embalado com gelo para que fique protegido e preservado durante o trajeto para sua casa, deve ficar atento se o vendedor não o pesará depois de acrescentar o gelo. Quem compra deve pagar pelo peixe, não pelo gelo!

- Se vai comprar peixe em conserva, pré-embalado e congelado, o consumidor não tem como mensurar a quantidade exata do produto devido a presença da embalagem. De qualquer maneira, uma dica é solicitar a conferência do peso do produto numa balança do próprio estabelecimento, levando em conta o peso líquido do pescado mais o peso adicional da embalagem.

- Quando levar para casa um pescado com muito gelo, repare se ao prepará-lo, ele rende o mesmo tanto que o está habituado a consumir.

O consumidor que desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do IPEM pelo telefone 0800-013-0522 , de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br. A página do IPEM-SP no Facebook é www.facebook.com/ipemsp

Operações especiais

Somente neste mês, o IPEM-SP realizou duas operações especiais de Páscoa. A primeira, que aconteceu na primeira quinzena de março em todo o Estado, reprovou 23 (19,49%) dos 118 lotes de itens típicos da época, como ovos de páscoa, colombas e pescados glaceados (postas, filés, moluscos, crustáceos), pois o consumidor estava sujeito a não levar para casa a quantidade de produto pela qual pagou.

Em um dos pescados analisados, por exemplo, o peso estava 21,9% abaixo do estampado na embalagem. A lista de marcas com erros pode ser acessada aqui.

A segunda operação, nesta segunda quinzena, fiscalizou a presença das informações obrigatórias de certificação em 7.433 ovos de chocolate que traziam brinquedos como brinde em lojas da capital e interior. Não foram constatados erros.

IPEM-SP

O IPEM-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro.

Com uma equipe de fiscalização formada por mais de 300 especialistas e técnicos, realiza em todo o Estado de São Paulo operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, preservativos, cadeiras de carros para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros.

É seu papel também garantir que o consumidor leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou.

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga