Começam as obras de subestação da Copel em Cerquilho

00:40 Radio Ideal FM 0 Comentarios



As obras da subestação transformadora de energia Cerquilho, no interior de São Paulo, foram iniciadas pela Companhia Paranaense de Energia – Copel. A empreiteira contratada para implantar as estruturas civis já começou a montagem de refeitório, escritórios e banheiros, além, das instalações de rede de esgoto, água potável e energia elétrica.

A obra abrange um terreno de 75 mil m² localizado às margens da estrada municipal Cerquilho – Jumirim. O empreendimento terá investimento aproximado de R$ 40 milhões e deve ser finalizado em janeiro de 2014. A montagem dos equipamentos principais da subestação está prevista para começar em julho deste ano.

A subestação Cerquilho irá operar em tensão 230 mil volts e com 300 megavolt ampères de potência de transformação, a fim de suprir a demanda de energia da região, que vem registrando crescimento nos níveis de consumo e incorporando novas atividades do setor industrial. A unidade será ligada ao sistema por meio da linha de transmissão de 230 kV Botucatu – Toyota e terá estrutura adequada para futuras ampliações de entradas de linhas e transformadores. O município de Cerquilho tem aproximadamente 40 mil habitantes e fica próximo a Piracicaba, Sorocaba e Campinas.


Responsabilidade socioambiental

Antes da obra foram realizadas atividades de prospecção arqueológica que indicaram não existir vestígios no local. Durante a construção estão sendo executados programas de informação e relacionamento com a comunidade, recuperação de áreas degradadas, controle ambiental e implantação de dispositivos de contenção de óleo e drenagem. O empreendimento recebeu licença ambiental prévia em outubro de 2011 e licença ambiental de instalação em julho de 2012, ambas emitidas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Em novembro de 2012, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) também emitiu licenças favoráveis à implantação e, inclusive, à operação do empreendimento.

A Copel venceu a concessão para implantar a subestação Cerquilho em leilão realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em junho de 2010. Na mesma ocasião, a Companhia também arrematou a concessão para construir a linha de transmissão Araraquara-Taubaté, de 356 km, que permitirá o escoamento pleno da energia proveniente das usinas do Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira aos principais centros de carga do Sudeste. Os dois empreendimentos marcam a entrada da Copel no Estado de São Paulo.

Contato para mais informações sobre a construção da subestação Cerquilho: 0800 643 5335

A Copel

Criada em 1954, a Companhia Paranaense de Energia vem ao longo das últimas décadas consolidando-se como uma das mais importantes empresas do setor elétrico brasileiro. Atualmente, a empresa atua em dez Estados e detém um parque gerador próprio com 20 usinas (18 hidrelétricas, uma termelétrica e uma eólica) – que totalizam 4.736 megawatts de potência instalada – além da participação em outros cinco empreendimentos de geração, que somam 653 megawatts de potência instalada. A rede de transmissão da empresa inclui 31 subestações e mais de 2 mil quilômetros de linhas – número que deve dobrar nos próximos anos. Na área de distribuição de energia, a Copel atende a 396 municípios (um em Santa Catarina e o restante no Paraná), dos quais 393 integralmente e os demais especificamente nas áreas rurais. A Companhia ainda atua no setor de telecomunicações, prestando serviços de conectividade a clientes corporativos e residenciais a partir de um anel de fibras ópticas que chegou, em 2012, a todos os 399 municípios do Paraná, tornando-o o primeiro Estado brasileiro com 100% de cobertura de rede digital.

Fotos de Leandro Aparecido Costa

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga