CAMPANHA PARA CADASTRO DE DOADORES DE MEDULA ÓSSEA REUNIU MAIS DE 300 PESSOAS

18:35 Radio Ideal FM 1 Comentarios



Neste sábado, 16, foi realizada campanha para cadastro de doadores de medula óssea no posto médico central de Tietê onde foram cadastradas mais de 300 pessoas.
A campanha poderá ajudar Isabela, uma criança moradora da cidade que precisa de um transplante de medula, ou qualquer outra pessoa que necessite no território nacional.
Durante a ação foi realizada a coleta de sangue dos voluntários, entre eles, o prefeito Manoel David que foi recebido e acompanhando em todos os momentos por Isabela.
A diretora do departamento médico da Secretaria de Saúde, Stella Brasil, explicou como funciona o cadastro, “Os candidatos preenchem um formulário e têm uma amostra de sangue coletada para a realização de exames e segue para o Cadastro Nacional de doadores de medula óssea. Se houver compatibilidade, esses possíveis doadores serão convocados e passarão por outros exames. Após isso, se for mesmo compatível e a pessoa estando apta no momento para doar, aí sim, acontece a doação da medula”.
A coleta da amostra de sangue dos voluntários aconteceu durante toda a manhã e a chance de um doador ser compatível com quem precisa é de uma em cem mil.

Conheça Isabela:
Isabela de Deus foi diagnosticada ainda bebê como portadora da Síndrome de Blackfan-Diamond, uma síndrome rara no sangue que não produz glóbulos vermelhos.
Para manter-se viva, toma medicamentos diariamente, tem uma dieta regrada e recebe todos os meses uma bolsa de sangue. No entanto, essa é uma solução temporária, só o transplante de medula óssea pode de fato curar a menina.
Juntos, mãe, pai, avó e a madrinha iniciaram uma história de luta para encontrar doadores de medula e salvar a menina. Todos fizeram tatuagens no corpo com as frase “Doe sangue...Doe Vida”, “Doe Medula, salve vidas”. 



Um comentário:

  1. Olá!
    Participei de uma campanha de doação de medula óssea na cidade em que resido (Tietê-SP) em prol da menina Isabella de Deus, no dia 16 de março de 2013, através do Hemonúcleo Regional de Jaú, porém não recebi nenhuma confirmação do meu cadastro.
    A coleta foi feita no Posto de saúde central do município de Tietê.
    Já mandei e-mail para redome@inca.gov.br, mas não obtive resposta.
    Gostaria de receber a confirmação se estou no cadastro da REDOME ou não, mas não sei mais como fazer.
    Karin.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga