CAMPANHA PARA CADASTRO DE DOADORES DE MEDULA ÓSSEA REUNIU MAIS DE 300 PESSOAS
Neste sábado, 16, foi realizada campanha para cadastro de doadores de medula óssea no posto médico central de Tietê onde foram cadastradas mais de 300 pessoas.
A campanha poderá ajudar Isabela, uma criança moradora da cidade que precisa de um transplante de medula, ou qualquer outra pessoa que necessite no território nacional.
Durante a ação foi realizada a coleta de sangue dos voluntários, entre eles, o prefeito Manoel David que foi recebido e acompanhando em todos os momentos por Isabela.
A diretora do departamento médico da Secretaria de Saúde, Stella Brasil, explicou como funciona o cadastro, “Os candidatos preenchem um formulário e têm uma amostra de sangue coletada para a realização de exames e segue para o Cadastro Nacional de doadores de medula óssea. Se houver compatibilidade, esses possíveis doadores serão convocados e passarão por outros exames. Após isso, se for mesmo compatível e a pessoa estando apta no momento para doar, aí sim, acontece a doação da medula”.
A coleta da amostra de sangue dos voluntários aconteceu durante toda a manhã e a chance de um doador ser compatível com quem precisa é de uma em cem mil.
Conheça Isabela:
Isabela de Deus foi diagnosticada ainda bebê como portadora da Síndrome de Blackfan-Diamond, uma síndrome rara no sangue que não produz glóbulos vermelhos.
Para manter-se viva, toma medicamentos diariamente, tem uma dieta regrada e recebe todos os meses uma bolsa de sangue. No entanto, essa é uma solução temporária, só o transplante de medula óssea pode de fato curar a menina.
Para manter-se viva, toma medicamentos diariamente, tem uma dieta regrada e recebe todos os meses uma bolsa de sangue. No entanto, essa é uma solução temporária, só o transplante de medula óssea pode de fato curar a menina.
Juntos, mãe, pai, avó e a madrinha iniciaram uma história de luta para encontrar doadores de medula e salvar a menina. Todos fizeram tatuagens no corpo com as frase “Doe sangue...Doe Vida”, “Doe Medula, salve vidas”.
Olá!
ResponderExcluirParticipei de uma campanha de doação de medula óssea na cidade em que resido (Tietê-SP) em prol da menina Isabella de Deus, no dia 16 de março de 2013, através do Hemonúcleo Regional de Jaú, porém não recebi nenhuma confirmação do meu cadastro.
A coleta foi feita no Posto de saúde central do município de Tietê.
Já mandei e-mail para redome@inca.gov.br, mas não obtive resposta.
Gostaria de receber a confirmação se estou no cadastro da REDOME ou não, mas não sei mais como fazer.
Karin.