Após receber várias ameaças, repórter policial é assassinado com dois tiros em Ipatinga (MG)

08:36 Radio Ideal FM 0 Comentarios



REFLEXÃO
Jesus declarou que um profeta não é honrado na sua própria terra. Como ele foi criado na cidade de Nazaré, que fica na Galiléia, fazia referência aos galileus, que precisavam de sinais e prodígios para crer e ficavam exigindo que Jesus operasse milagres que testemunhariam que ele de fato era o Filho de Deus. Jesus nos mostra que o processo é justamente o contrário: não são os sinais que devem nos levar a crer, mas é a nossa fé que deve produzir sinais de Reino de Deus, sinais de fraternidade, de justiça, de amor, de vida em abundância. Porque ter fé significa ter a presença amorosa e solidária de Deus em todos os momentos da vida.
COMEMORAÇÕES
Nascimento
  • Dom Silvério Jarbas P. de Albuquerque, OFM, Bispo Emérito de Feira de Santana - BA
Ordenação Episcopal
  • Dom Ângelo Pignoli, Bispo de Quixadá - CE
  • Dom Messias dos Reis Silveira, Bispo de Uruaçu - GO
NOTÍCIAS
No Vaticano, vive-se a expectativa da véspera de um momento histórico como é o início de um Conclave. No dia de hoje durante a manhã os cardeais continuaram com os seus trabalhos encontrando-se na décima congregação geral na Sala Paulo VI. No final da tarde de hoje pelas 17h30 (hora local) será celebrado na Capela Paulina o juramento para todo o pessoal da Santa Sé que estará de serviço durante o Conclave. Essas pessoas vão desde o Secretário do Colégio Cardinalício, dom Lorenzo Baldissieri, e outros colaboradores, como o Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, os serviços de segurança, de transportes e de refeições.
Na cidade de Roma, como em diferentes lugares do mundo, multiplicam-se as iniciativas de reflexão e oração com o pelo do Conclave. Destacamos aqui a da Adoração Eucarística Perpétua, promovida pelo Centro Internacional Juvenil São Lourenço. Esta Adoração começou hoje às 11h e decorrerá até ao fim do Conclave e proclamação do novo Papa. Está também agendada por este Centro Juvenil uma procissão na Praça de S. Pedro para o dia 15, sexta-feira, se porventura ainda não tiver sido eleito o novo Papa.

Realizou-se na manhã desta segunda-feira, 11 de março, na Sala nova do Sínodo, a décima e última Congregação Geral dos cardeais em vista do Conclave que terá início nesta terça-feira. O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, concedeu coletiva aos jornalistas no início desta tarde.
Em primeiro lugar, Pe. Lombardi disse que este último encontro era ocasião para dar aos jornalistas uma série de informações e de detalhes sobre o que haverá nos próximos dias.
A Congregação desta manhã foi a décima: estavam presentes 152 cardeais. No início deste encontro foram sorteados os novos membros da Congregação particular, que devem alternar-se a cada três dias, e os sorteados hoje permanecem na função também durante o Conclave e por isto é constituída por cardeais eleitores.
Os três sorteados que acompanham o Camerlengo foram o Cardeal Antonios Naguib, pela Ordem dos Bispos; Cardeal Marc Ouellet, pela Ordem dos Presbíteros, e o Cardeal Francesco Monterisi, pela Ordem dos Diáconos. Os três purpurados foram escolhidos por sorteio, não por eleição, e permanecendo na função por três dias, se fará o sorteio de outros três, se o Conclave durar mais dias.
Foi uma manhã rica de pronunciamentos, porque, sendo a última Congregação Geral, ainda havia muitas pessoas inscritas para falar. Ao todo, foram 28 pronunciamentos, num total de 161 durante as congregações gerais destes dias.
Portanto, teve-se uma ampla participação, embora talvez alguns desejassem uma duração mais longa. Porém, a Congregação votou não fazer uma congregação na parte da tarde, porque os cardeais têm que se preparar para a transferência para a Casa Santa Marta, onde estarão alojados, e para o Conclave. Portanto, o Colégio cardinalício preferiu concluir as consultas, inclusive reduzindo um pouco a duração dos pronunciamentos.
Dentre os temas abordados durante estes pronunciamentos, destacam-se a situação do Ior (Instituto para as Obras de Religião), com uma breve exposição feita pelo Cardeal Tarcisio Bertone, que na qualidade de presidente do Conselho cardinalício de superintendência, completou a série de pronunciamentos sobre situações econômicas, das quais já se tratou na semana passada. Em seguida, falou-se sobre a natureza do Instituto, do procedimento de inserção no sistema internacional de fiscalização de Moneyval, dentre outros.
Em seguida foram abordados outros temas, mas, em particular, sendo o último encontro, falou-se sobre as expectativas em relação ao Santo Padre, portanto, o perfil e a expectativa em relação ao Pontífice.
Esta tarde ocorreu o juramento daqueles que trabalharão no Conclave, previsto pela Constituição apostólica Universi Dominici gregis, n. 48 e seguintes. A cerimônia, na Capela Paulina, foi presidida pelo Cardeal camerlengo. Cerca de 90 pessoas realizaram o juramento, que é o número das pessoas que auxiliam os cardeais durante o Conclave. Uma das figuras fundamentais é o secretário do Colégio cardinalício, que não é um purpurado e assiste os cardeais durante o Conclave (função esta que será desempenhada pelo Arcebispo Lorenzo Baldisseri); outra função de relevo diz respeito ao Mestre das Cerimônias e aos cerimoniários; além destes, os religiosos e religiosas encarregados da sacristia do Conclave, a sacristia papal.
Ademais, encontram-se também os religiosos para as confissões, médicos e enfermeiros, pessoal do serviço de refeitório e de limpeza na Casa Santa Marta, serviços técnicos, motoristas do microônibus com o qual os cardeais se deslocam da Casa Santa Marta à residência apostólica, pessoal da Guarda Suíça e da segurança.
Nesta terça-feira pela manhã, às 10h locais, será celebrada na Basílica de São Pedro a missa "pro eligendo Romano Pontifice". O presidente da celebração é o cardeal decano, Angelo Sodano; concelebram todos os cardeais, não somente os eleitores. A homilia será feita em italiano.
No conclave passado a missa "pro eligendo Pontifice" durou 1 hora e 40 minutos, portanto, é presumível que a missa desta terça-feira não passe de duas horas. Não haverá bilhetes para a participação dos fiéis; a entrada será livre para todos que conseguirem entrar na Basílica Vaticana. A entrada para o Conclave é detalhadamente descrita no Ordo rituum conclavis.
No que concerne a esta eleição, amanhã, às 16h30, se terá a procissão dos cardeais da Capela Paulina até a Capela Sistina. Precedentemente os cardeais eleitores terão se transferido da Casa Santa Marta à Capela Paulina. Antes da procissão haverá uma oração comum.

Mais de mil participantes estiveram no chamado “Trenzinho” – Encontro das Comunidades Eclesiais de Base da Arquidiocese de Porto Velho (RO), realizado nos dias 9 e 10 de março. O evento foi uma preparação para o 13° Intereclesial, previsto para o mês de janeiro de 2014, na diocese de Crato (CE).
Presente no encontro, o arcebispo emérito dom Moacyr Grechi recordou a beleza e a riqueza do 12º Intereclesial de CEBs, realizado na Arquidiocese em 2009. “Que experiência bonita, quantas alegrias, vida nova trouxe às nossas comunidades. Não deixemos morrer o que foi construído com tanto amor e fé”.    
O atual arcebispo, dom Esmeraldo Barreto de Farias, destacou que as CEBs são fonte inesgotável de missionariedade e fortalecimento da Igreja. “Cultivemos em nós, os mesmos sentimentos de Jesus Cristo – cuidar para que a Missão permaneça viva em nosso ser e agir”.

O cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, celebrou neste domingo, 10 de março, na Igreja de Sant'Andrea. Segundo a Agência Brasil, a celebração teve ampla participação e um número significativo de correspondentes internacionais da mídia que cobre a sucessão de Bento XVI.
A matéria Agência Brasil relata que dom Odilo falou em italiano, alemão e português, e não mencionou o fato de ser apontado como um dos cardeais com chances de ser eleito papa, mas demonstrou simpatia e alegria. "Que maravilha. Veio muita gente hoje aqui", disse ele, ao ver a igreja lotada. Durante a celebração, o arcebispo homenageou o casal Maria e Carmine Perseguette, de 89 anos. O casal tem três filhos, quatro netos e três bisnetos e comemorou hoje 70 anos de casamento.
Ainda segundo matéria do jornal paulistano, bem-humorado, dom Odilo abençoou os dois e disse: "Há 70 anos eu nem tinha nascido. Que belo, que lindo, que Deus abençoe essa família." O casal agradeceu. "Eu estou muito feliz hoje", disse Maria Perseguette. "Sim. Também estou muito feliz", ressaltou Carmine Perseguette.
Renata Giraldi, enviada Especial da EBC/Agência Brasi, lembrou ainda que dom Odilo é ligado da Igreja de Sant'Andrea, na qual celebrou a missa. E ele falou na cerimônia sobre a importância da Quaresma e da Páscoa para os católicos. Ele destacou a importância do perdão verdadeiro, não apenas do individual, mas daquele que vem do interior de cada pessoa, além de lembrar que este é o período de busca da conciliação. "Não basta só o perdão individual, é preciso pensar na humanidade, no perdão interior. É o perdão completo para se restituir a dignidade", disse dom Odilo, ressaltando que a eleição do papa tem provocado um "grande interesse" pela Igreja Católica Apostólica Romana.
No final da matéria, está regostrado que a missa de dom Odilo foi acompanhada por jornalistas brasileiros e também estrangeiros, entre os quais, muitos italianos, alemães, canadenses, norte-americanos, franceses e espanhóis. Sem reunião preparatória do conclave no domingo, vários dos 158 cardeais presentes no Vaticano celebraram missas ao longo do dia em distintas igrejas de Roma.

Na antevéspera do início do Conclave que vai eleger o sucessor de Bento XVI, o cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, celebrou missa neste domingo, 10 de março, na igreja onde é titular na diocese de Roma, a Igreja da Imaculada Conceição e São João Berchmans, na Via Tiburtina. 
Informações do site da Arquidiocese de Aparecida:
 Dados da Paróquia de Santa Maria Imaculada e São João Berchmans
 A Igreja dedicada a Virgem Imaculada foi construída sob a inspiração do Papa São Pio X, em 1906 e concluída parcialmente em 1909, quando foi solenemente consagrada. Posteriormente a Paróquia também foi dedicada a São João Berchmans, santo jesuíta belga, em alusão a comunidade católica belga que contribuiu para a edificação daquele templo em Roma.
O projeto de construção da igreja é do Arquiteto Francesco Storchi. Os trabalhos começaram em 1906 e terminaram em março de 1909. No dia 13 de março, o Eminentíssimo Cardeal Mecier, Bispo de Malines, na Bélgica, consagrou o templo e o altar maior e o edifício foi aberto ao culto.
A arquitetura da Igreja é de estilo românico-gótico. Em seguida da construção da igreja, foi proposta a construção da torre para os sinos.   Iniciou-se, pois, uma arrecadação de fundos necessários para este fim. Porém a Primeira Guerra Mundial e a crise econômica que se estabeleceu nesse período, impediram a imediata realização do projeto.   Os moradores da paróquia, com muito sacrifício, se propuseram em arrecadar juntos os recursos necessários para realização do projeto. Esta oferta, somada a uma contribuição do Estado permitiram a construção da torre, que foi inaugurada no dia 07/12/1929.
No dia 15 de agosto de 1942, em plena guerra mundial, os fiéis da paróquia fizeram a promessa de embelezar a igreja com pinturas artísticas. Começaram a inscrição para receber doações para este fim. No ano de 1946, a promessa começou a se tornar realidade.
O pintor Mario Prayer deu inicio a decoração da abóboda e ao final do ano de 1946, a pintura já estava terminada. A obra exalta o triunfo da Virgem entre os Santos e os Mártires. Ao lado do Presbitério, se agregaram pinturas que reproduzem a proclamação do Dogma da Imaculada e de uma peregrinação dos fiéis da paróquia a Lourdes. A inauguração aconteceu no dia 21 de novembro de 1946, festa da Apresentação de Nossa Senhora.
Nos anos sucessivos, realizou-se a decoração dos arcos e da nave central e toda a obra foi inaugurada no ano Mariano de 1953-1954.

A Comissão que prepara o tema central da 51ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil esteve reunida nos dias 07 e 08 de março, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para finalizar o texto base e definir a proposta de metodologia de reflexão. O tema central da próxima Assembleia será “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”.
De acordo com o arcebispo de Manaus (AM), dom Sérgio Eduardo Castriani, “os trabalhos consistiram em chegar a um texto que integrasse a proposta de Jesus, quando Ele anuncia que o reino vai ser formado por uma comunidade de discípulos”. Dom Sergio anuncia que o documento propõe dois caminhos: a setorização da paróquia e a transformação da paróquia numa comunidade de comunidades.
”A reflexão teológica mostra que a vivência cristã é uma vivência de comunidade. Ser comunidade faz parte de ser cristão”, explica o arcebispo e ressalta a importância da “conversão pastoral de padres, diáconos, religiosos e leigos para que a paróquia seja de fato um lugar de experiência com Deus, de comunhão, de evangelização, de vida eucarística, de reconciliação, de vida sacramental e de serviço à vida”.
A Comissão finalizou ainda a proposta de metodologia que é a de não fechar o texto na próxima Assembleia, mas de dar continuidade em sua elaboração de forma “que ele se transforme em um texto de estudos para que seja iniciado um processo de participação das paróquias, das comunidades e dos regionais, enriquecendo assim com as experiências de todos os níveis da Igreja, em diferentes lugares do país”, sugeriu dom Sérgio. De acordo com a proposta da Comissão, o documento final só seria aprovado pelo episcopado na Assembleia de 2014.
O texto elaborado nos dois dias de reunião será enviado aos bispos para as primeiras observações, para que possa ser trabalhado durante a Assembleia no próximo mês.

Redação da "Caros Amigos" entra em greve após ameaça de demissões e cortes salariais


Na sexta-feira (8/3), os jornalistas da revista Caros Amigos entraram em greve para protestar contra a precarização do trabalho na redação, informou o portal Vermelho. Eles denunciam "a ausência de registro na carteira profissional, o não recolhimento das contribuições do FGTS e do INSS", a "ameaça concreta de corte da folha salarial em 50%" com "a demissão de boa parte da equipe."

Leia também

"Lamentamos profundamente que essa crise provocada pela direção venha causar sérios prejuízos ao projeto editorial da Caros Amigos, que tem contado com a simpatia e apoio dos setores progressistas e de esquerda da sociedade", finaliza a nota. O protesto pode ser acompanhado no Facebook, pela página "Redação da Caros Amigos em Greve"

Assinam o comunicado os jornalistas Alexandre Bazzan, Caio Zinet, Cecília Luedemann, Débora Prado, Eliane Parmezani, Gabriela Moncau, Gilberto Breyne, Hamilton Octavio de Souza, Otávio Nagoya, Paula Salati e Ricardo Palamartchuk. Leia a íntegra abaixo:

"Nós, integrantes da equipe de redação da revista Caros Amigos, responsáveis diretos pela publicação da edição mensal, o site Caros Amigos e as edições especiais e encartes da Editora Casa Amarela, denunciamos a crescente precarização das nossas condições de trabalho, seja pela ausência de registro na carteira profissional, o não recolhimento das contribuições do FGTS e do INSS, e, agora, o agravamento da situação pela ameaça concreta de corte da folha salarial em 50%, com a demissão de boa parte da equipe.

No dia 4 de março, o diretor-geral da editora, Wagner Nabuco, comunicou aos integrantes da redação (jornalistas e designers gráficos) que a partir do dia 1º de abril haverá um corte na folha salarial da redação de 50%, que passará de um total de R$32.000,00 para R$16.000,00. Ele justificou a drástica medida devido ao pagamento de dívidas fiscais acumuladas desde o ano 2000 e ao déficit operacional entre receitas da editora e custos fixos, incluindo os nossos (baixos) salários.

Tendo em vista que a redação já trabalha com equipe bastante reduzida – um total de 11 profissionais –, o corte proposto pelo diretor-geral significa na prática manter os serviços editoriais com uma equipe fixa de cinco (5) ou seis (6) pessoas – com evidente aumento de trabalho sem compensação salarial. Significa também a demissão de vários jornalistas que têm se dedicado a dar sustentação ao projeto editorial da Caros Amigos, que é reconhecido publicamente como uma referência positiva de jornalismo crítico e independente em relação ao jogo do mercado.

O diretor-geral argumentou que vai procurar abastecer o material jornalístico da editora com a utilização de serviços de free-lancers, o que significa, na prática, aprofundar a precarização do mercado de trabalho e manter o esquema de sonegação das contribuições sociais para a Previdência.

Por não concordarmos com tais medidas que aviltam ainda mais as relações de trabalho, e por sentirmo-nos desrespeitados na nossa condição de trabalhadores, cidadãos e jornalistas, denunciamos esse terrível golpe contra a redação da revista e nos declaramos em greve, na expectativa de que essa situação possa ser revertida.

Lamentamos profundamente que essa crise provocada pela direção venha causar sérios prejuízos ao projeto editorial da Caros Amigos, que tem contado com a simpatia e apoio dos setores progressistas e de esquerda da sociedade."

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O pecado entrou no mundo por meio de um só homem, e o seu pecado trouxe consigo a morte. Como resultado, a morte se espalhou por toda a raça humana porque todos pecaram. Rom. 5.12
SOMOS TODOS CULPADOS
Então será que nós, os judeus, estamos em melhor situação do que os não judeus? De modo nenhum! Já mostrei que todos, judeus e não judeus, estão debaixo do poder do pecado.   Como dizem as Escrituras Sagradas: “Não há uma só pessoa que faça o que é certo; não há ninguém que tenha juízo; não há ninguém que adore a Deus.  Todos se desviaram do caminho certo, todos se perderam. Não há mais ninguém que faça o bem, não há ninguém mesmo. Todos mentem e enganam sem parar. Da língua deles saem mentiras perversas, e dos seus lábios saem palavras de morte, como se fossem veneno de cobra. A boca deles está cheia de terríveis maldições. Eles se apressam para matar. Por onde passam, deixam a destruição e a desgraça. Não conhecem o caminho da paz e não aprenderam a temer a Deus”.
Nós sabemos que tudo o que a lei diz é dito para os que vivem debaixo da lei. Isso a fim de que todos parem de se justificar e a fim de que todas as pessoas do mundo fiquem debaixo do julgamento de Deus.   Pois ninguém é aceito por Deus por fazer o que a lei manda, porque a lei faz com que as pessoas saibam que são pecadoras. Rom. 9, 20 
SALVAÇÃO POR MEIO DA FÉ 
Mas agora Deus já mostrou que o meio pelo qual ele aceita as pessoas não tem nada a ver com lei. A Lei de Moisés e os Profetas dão testemunho do seguinte: Deus aceita as pessoas por meio da fé que elas têm em Jesus Cristo. É assim que ele trata todos os que crêem, pois não existe nenhuma diferença entre as pessoas.  Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus. Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva.  Deus ofereceu Cristo como sacrifício para que, pela sua morte na cruz, Cristo se tornasse o meio de as pessoas receberem o perdão dos seus pecados, pela fé nele. Deus quis mostrar com isso que ele é justo. No passado ele foi paciente e não castigou as pessoas por causa dos seus pecados; mas agora, pelo sacrifício de Cristo, Deus mostra que é justo. Assim ele é justo e aceita os que crêem em Jesus.  Rom. 3.21, 26  
 Fique na Paz do Senhor Jesus! Suzana Souza,   Bíblia,  Manual do Fabricante para se viver a vida. 

J
EuSouÚnicoSalvador.
Ouça diariamente: 
Momentos de Paz e Vida - às 22:30h.
                                http://www.redemelodia.net/Player/AoVivo.htm
                                  http://www.vidafm.fm/index/player-radio-sp       
                            Mc. 4:23 - Se alguém tem ouvidos para ouvir, que ouça.
                          Rm, 10:17 - De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Todos Pela Educação
11/03/2013 - O Globo (RJ)
Opinião: Avanços na Educação 
"Os avanços educacionais no país estão contribuindo para a redução da informalidade e para o aumento de renda do trabalho", afirma Fernando de Holanda Barbosa Filho 
Todos Pela Educação
11/03/2013 - O Estado de S. Paulo (SP)
Secretários municipais de SP debatem gestão em seminário
Seminário vai tratar de questões como o planejamento educacional, inovação em sala de aula, gestão colaborativa nos âmbitos estadual e federal e apresentará bons exemplos de escolas de baixa renda
Todos Pela Educação
10/03/2013 - Isto É Dinheiro (SP)
Opinião: Petróleo por Educação
"A Educação não é importante apenas para melhorar a qualidade de vida da população. Ela é fundamental também para aumentar a qualificação da mão de obra e para a qualidade da produção brasileira", afirma Denize Bacoccina 
Todos Pela Educação
10/03/2013 - Tribuna do Planalto (GO)
Ensino Fundamental é só 'estágio'
Maioria de jovens que se graduam em matemática buscam vagas como professores universitários
Todos Pela Educação
09/03/2013 - O Estado de S. Paulo (SP)
Editorial: Educação reprovada
"Por mais que os dirigentes governamentais dialoguem, as políticas educacionais continuam marcadas por prioridades erradas e, mais grave, orientadas por interesses demagógicos", afirma jornal
Todos Pela Educação
09/03/2013 - Folha de S. Paulo (SP)
Cresce número de alunos da rede estadual com baixo conhecimento
Aumento foi observado entre estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental em avaliação do governo. Já no Ensino Médio, proporção de jovens com defasagens em matemática e língua portuguesa diminuiu 
Todos Pela Educação
09/03/2013 - O Estado de S. Paulo (SP)
Ensino Fundamental piora no Estado 
Saresp de 2012 revela redução das notas de português e matemática nos anos finais; Ensino Médio teve melhora nas duas disciplinas 
Todos Pela Educação
09/03/2013 - G1
Piora desempenho de alunos do 9º ano do Fundamental de SP no Saresp
Nº de alunos do 9º ano com conhecimento abaixo do básico cresceu. Resultado foi divulgado pelo governo estadual paulista na sexta-feira (8)
Todos Pela Educação
09/03/2013 - CBN
Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa é aprovado na Câmara com votos contra de mais de um terço dos parlamentares 
Participam deste debate sobre Educação João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto, e Priscila Fonseca da Cruz, diretora executiva da ONG Todos pela Educação 
Todos Pela Educação
09/03/2013 - Diário do Nordeste (CE)
Baixa aprendizagem
Ceará ocupa a 10ª posição, quando se apura a apropriação do conteúdo de matemática (9%), e o 13º lugar em português (24%)
Todos Pela Educação
09/03/2013 - Correio Braziliense (DF)
Editorial: Ensino não atinge meta
"O Ensino Médio é o calcanhar de aquiles da Educação nacional", afirma jornal
Todos Pela Educação
09/03/2013 - Zero Hora (RS)
Magistério estadual aprova paralisação
Professores decidiram aderir a protesto nacional previsto para ocorrer entre os dias 23 e 25 de abril 
Todos Pela Educação
09/03/2013 - Tribuna da Bahia (BA)
Professores são obrigados a cantar o Hino Nacional com os alunos em sala
A partir do dia 15, professores e diretores de escolas públicas e privadas que não executarem o Hino Nacional em sala de aula serão multados; medida está valendo para três cidades do interior baiano
Todos Pela Educação
09/03/2013 - Correio Braziliense (DF)
Verbas para Educação estão ameaçadas
Parlamentares já começam a se movimentar para alterar a medida provisória que, além de regulamentar a destinação do dinheiro, preenchia lacunas deixadas pela votação anterior
Todos Pela Educação
09/03/2013 - Terra
Crianças aprendem mais cedo e deixam professores para trás
A grande problemática hoje seria como transformar a informação da internet em conhecimento, função que caberia ao professor
Todos Pela Educação
08/03/2013 - Agência Câmara
Royalties: discussão agora volta-se para MP que destina dinheiro para Educação
Depois de derrubar os vetos à lei que redistribui os royalties do petróleo, o Congresso se debruça agora sobre a medida provisória que trata da destinação dos recursos das futuras concessões
Todos Pela Educação
08/03/2013 - G1
Educadores discutem planos para melhorar qualidade de ensino, em RO
Após aplicação de prova, dados mostram que Educação precisa de melhoria. Estratégias estão sendo traçadas para suprir a deficiência de ensino
Todos Pela Educação
08/03/2013 - Veja.com
'Educação de qualidade se faz em rede', diz educador
O criador do prêmio Prefeito Nota 10 afirma que escolas-modelo não mudam a situação do ensino do Brasil e elogia política educacional de Novo Horizonte, cidade que ostenta melhor rede pública de nível fundamental do país


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Após receber várias ameaças, repórter policial é assassinado com dois tiros em Ipatinga (MG)

No começo da madrugada desta sexta-feira (8/3), o repórter policial, radialista e bacharel em Direito, Rodrigo Neto, foi assassinado em Ipatinga (MG), informou o portal do jornal Vale do Aço, publicação em que ele trabalhava. Constantemente ameaçado, ele tinha certeza que as intimidações eram motivadas por sua atividade profissional.

Leita também

Natural de Caratinga, o repórter apresentava há anos o programa "Plantão Policial", na Vanguarda AM, a rádio de maior audiência na região, e havia retornado para o jornalismo impresso, no caderno de polícia do Vale do Aço, há cerca de uma semana. Também bacharel em Direito, ele se preparava para prestar concursos públicos. Seu objetivo era ser delegado.

Crime
O jornalista e um colega estavam no "Baiano do Churrasquinho", no bairro Canaã, local que ele costumava frequentar. Quando Neto abria a porta de seu automóvel, dois homens em uma motocicleta, usando luvas e capacetes fechados, se aproximaram, dispararam e fugiram.

O portal do Vale do Aço afirma que o radialista levou dois tiros de arma calibre 38 - um na testa e um no peito. Mas de acordo com o portal R7, o delegado responsável pelo caso, Ricardo Cesari, afirmou que Neto foi atingido por cinco tiros.

O delegado disse também que ainda é cedo para definir uma linha de investigação. E ressaltou que o Departamento de Homicídios está empenhado em levantar informações sobre o caso.

Neto chegou a ser socorrido com vida e foi levado para o Hospital Municipal de Ipatinga, no bairro Cidade Nobre, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O jornalista era casado e deixa um filho.

Característica que incomodava
"O Rodrigo sempre se pautou por ser um jornalista muito incisivo", afirma um colega da imprensa local, que preferiu não se identificar. "Sempre foi um repórter investigativo muito contundente", acrescenta.

Segundo ele, Neto tinha uma característica que o diferenciava. "Ele acompanhava o desenrolar dos fatos. Geralmente, o repórter faz o factual e esquece. Ele não. O Rodrigo tinha uma agenda muito boa, fazia uma ótima apuração. Esse diferencial incomodava muita gente", afirma.
Neto recebia ameaças há muito tempo e teria relatado várias vezes. Telefonemas e pessoas o vigiando em locais públicos foram levados ao conhecimento do Ministério Público e do Judiciário. "Fica a sensação de insegurança", comenta. "Não mataram só um cidadão, mas um profissional da imprensa. Deram um tiro na liberdade de expressão", denuncia.

A imprensa local pede que seu assassinato seja investigado e esclarecido com rapidez, empenho e dedicação. Neto será velado às 15h na capela do Cemitério Senhora da Paz. O sepultamento acontece no próximo sábado (9/3), às 10h, no mesmo local.
* Com supervisão de Vanessa Gonçalves

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga