‎8 ÓTIMAS DICAS PARA FAMILIARES E CUIDADORAS AUXILIAREM AS PESSOAS IDOSAS COM INCONTINÊNCIA URINÁRIA

09:27 Radio Ideal FM 0 Comentarios


1- Em primeiríssimo lugar, nunca deve-se causar constrangimento ou ficar com raiva do idoso, pois além de não ser culpa dele, pode deixá-lo também muito triste, pouco cooperativo e até muito mais agitado.

2- Faça o diário da incontinência, anote os horários que a pessoa idosa urina normalmente ou que ocorre a incontinência. Veja qual é o padrão de diurese do idoso.

3- É uma má ideia restringir a ingestão de líquidos, e assim o idoso urinar menos. Esta atitude do cuidador/familiar pode causar desidratação na pessoa idosa e piorar ainda mais seu quadro clínico.

4- Durante a parte do dia, procure levar a pessoa idosa, em intervalos regulares, ao banheiro. O diário pode ser útil para identificar os melhores horários.

5- Se o idoso não consegue ir até ao banheiro, para urinar ou evacuar, por problemas diversos e a incontinência é mais severa, o uso de fralda geriátrica é imperativo, durante todo o dia ( dia e noite ). Deve-se atentar, então, para alguns cuidados como a troca de fraldas, em intervalos regulares. Nunca deixar fraldas molhadas no corpo por muito tempo, evitando assaduras e feridas na pele. Uma boa higiene, em cada troca, é muito importante, com o uso de água e sabonete para retirar resíduos de fezes e de urina.

6- Nas mulheres, a má higiene pode, inclusive, ser causa de infecção urinária. Ao fazer a limpeza, sempre limpar a região anal de frente para trás, isto é, da vagina para o ânus, evitando levar fezes para o canal da uretra, contaminando a urina.

7- Lembrar que a agitação, em pessoas idosas com Alzheimer, pode ser um sinal de que quer urinar ou evacuar. Se já usa a fralda, pode ser sinal de trocá-la.

8- Sempre procurar ajuda do médico, quando estiver enfrentando este problema com a pessoa idosa de sua família.

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga