SAÚDE DE TIETÊ COMUNICA DESAFIOS E AÇÕES

19:50 Radio Ideal FM 0 Comentarios



A Prefeitura do Município de Tietê encontrou diversos problemas deixados pela administração anterior, entre eles, na Secretaria da Saúde, na qual o desrespeito com o cidadão ficou evidente. Após analisar os problemas do setor, várias medidas foram tomadas pelo atual governo.
A Falta de representatividade junto ao Colegiado de Gestão Regional de Sorocaba foi sanada através de várias ações como, participação do “Acolhimento Nacional” aos Secretários e Secretárias Municipais de Saúde realizado em Brasília dia 31 de janeiro e 01 de fevereiro; Participação da recepção e acolhimento dos novos gestores da região de Sorocaba – COSEMS-SP dia 24 de janeiro e Participação da Reunião do Colegiado de Gestão Regional de Sorocaba no dia 06 de fevereiro.
Os problemas com a frota da Secretaria incluíram ambulâncias quebradas e carros impossibilitados de transitar devido a inúmeras multas de trânsito não pagas. Nos primeiros dias, houve a solicitação do conserto dos veículos e pagamento das referidas multas, hoje todos os veículos estão em atividade.
Foram encontrados também, vários medicamentos e materiais odontológicos vencidos, somando 600 quilos, que tiveram sua destinação correta.
A falta de medicamentos, seringas e agulhas de insulina e fitas para controle dos diabéticos que usam insulina, incluindo as crianças, foram outro grave problema encontrado pela administração que prontamente solicitou a compra emergencial desse material.
Foi feito o planejamento anual das férias dos funcionários e adesão do município no PROVAB, evitando assim, que profissionais, incluindo médicos continuassem a tirar férias em um determinado período, deixando as unidades sem atendimento.
Vários profissionais foram encontrados em desvio de função, falta de organização e hierarquização gerou um funcionalismo desmotivado e descomprometido. Para reverter essa situação a Secretaria de Saúde iniciou uma série de visitas às unidades básicas de saúde para avaliação e realocação dos funcionários nas funções. “Está sendo solicitado junto à DRS XVI Sorocaba, vários treinamentos, inclusive, de imediato, para os novos Agentes Comunitários de Saúde” declarou Arnaldo Benedito Orsolini, Secretário de Saúde.
Foi feita reunião com os enfermeiros para retomar a elaboração dos protocolos de atendimento.
A Secretaria fez a solicitação de elaboração de novos contratos de serviços essenciais, como os concentradores de oxigênio, atendimento hospitalar e serviços ambulatoriais que estavam com contrato vencido.
As obras da Farmácia Municipal que estavam paradas por falta de verba há alguns meses, terão sua construção retomada a partir de segunda-feira, 12 de fevereiro. “Conseguimos a liberação da verba e em breve a Farmácia Municipal estará em funcionamento” concluiu o secretário de Saúde de Tietê.

MANOEL DAVID E FRAFRÁ ESTÃO QUITES COM A JUSTIÇA ELEITORAL
Restaram fracassadas todas as tentativas da oposição para cassar as candidaturas de Manoel David e Frafrá.



A Justiça julgou improcedentes em primeira instância todas as ações propostas pelos candidatos concorrentes. Ao todo foram protocoladas cinco ações visando impedir que Manoel David participasse das eleições, e uma com a finalidade de suspender a diplomação do candidato eleito. Quatro delas já transitaram em julgado, ou seja, estão extintas definitivamente sem possibilidade de recursos. Uma das ações, igualmente julgada improcedente, aguarda julgamento de recurso proposto pela oposição que ficou insatisfeita com a Justiça. Já a cautelar que pretendia impedir a diplomação do Prefeito não foi acolhida pela Juíza e encontra-se em fase de arquivamento.
A última decisão foi proferida em 18 de janeiro, extinguiu o processo e reconheceu a litispendência e a coisa julgada em relação aos pedidos de cassação de diploma e inelegibilidade, ou seja, a Juíza declarou que os requerimentos feitos pela oposição já foram julgados improcedentes em outro processo proposto por eles mesmos.
Dessa maneira, Manoel David e Fra-Fra continuarão exercendo seu mandato com tranquilidade e transparência, como prometeram aos seus eleitores ao dizer que assumirem o cargo e o exerceriam, sendo eleitos.

CÂMARA APROVA PROJETOS DO PODER EXECUTIVO POR UNANIMIDADE
Vereadores aprovaram leis enviadas pelo Poder Executivo e receberam a visita do Prefeito Manoel David na primeira sessão ordinária da Câmara

Sessão extraordinária –
No dia 31 de janeiro, foi realizada a primeira sessão extraordinária da Câmara Municipal de Tietê, convocada pelo Executivo Municipal para a votação de três importantes projetos, sendo eles:
Projeto de Lei 01/2013: autoriza o Poder Executivo a celebrar acordo de parcelamento de multas impostas ao Município pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). 
As multas são advindas da gestão anterior, são referentes a infrações ambientais em relação à destinação irregular do lixo e precisam ser pagas com urgência, para evitar que o município fique inadimplente junto ao CADIN, o que impossibilitaria a transferência de recursos financeiros a Tietê.
O Projeto de Lei 02/2013:   dá ao Poder Executivo Municipal a autorização de celebrar Convênio e posteriores Termos Aditivos com o SESI.  A Secretária de Educação participou da referida sessão e foi convidada pela presidenta da Câmara, para sanar algumas questões levantadas pelos vereadores, com relação ao SESI.
A secretária esclareceu que a proposta de ensino com material didático do SESI vai beneficiar em muito os alunos de nossa rede, bem como o erário público. Além disso, o Sistema de Ensino tem como diferencial estimular o professor a identificar e atender às expectativas de aprendizagem dos alunos mediante orientação e acompanhamento de todas as etapas da implantação da metodologia, indo muito além da substituição de livros didáticos para alunos e professores. A decisão da nova administração em implantar o sistema SESI na nossa municipalidade gerou muitos elogios dos vereadores.
O Projeto de Lei 03/2013: votado por último, dispõe sobre a concessão de subsídio no transporte escolar para estudantes do Município de Tietê.  Ficou estabelecido o custeio de 70% do valor do transporte pela prefeitura.
A vereadora Maria da Conceição Dal Bó Vieira apoiou a lei e parabenizou o executivo pela iniciativa de incentivar os estudantes de Tietê a buscarem qualificação profissional.
Todos os referidos projetos foram aprovados por unanimidade pela Câmara.

Sessão Ordinária –
Na segunda-feira, 04, aconteceu a 1ª sessão ordinária da Câmara Municipal que contou com a presença do prefeito.
Manoel David fez questão de prestigiar a primeira sessão da Câmara e foi convidado pelos vereadores para compor a mesa diretora e assistir de perto aos trabalhos realizados.
Ao final, o prefeito fez uso da palavra na tribuna e desejou aos vereadores um ótimo mandato, ressaltando que os poderes Legislativo e Executivo da cidade devem ser parceiros e desenvolver o melhor trabalho possível para os cidadãos tieteenses

Prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira visita Boituva

O prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira (PMDB) esteve nesta manhã em Boituva e foi recebido no Paço Municipal pelo vice-prefeito Juninho Barbosa.
A visita institucional do prefeito teve o objetivo de discutir projetos integrados para o desenvolvimento dos municípios da região.
Na ocasião, o Prefeito Edson Marcusso não pode estar presente devido a compromissos agendados em Secretarias Estaduais.

Da Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Boituva

Abertura do Ano Letivo aconteceu nesta sexta-feira

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes promoveu hoje, 01 de fevereiro, a abertura do Ano Letivo de 2013, evento que reúniu todos os educadores da rede municipal de ensino, dentre eles professores, coordenadores e diretores.

O encontro foi marcado não só pelo início das atividades, como também pela apresentação dos temas que nortearão as ações da Secretaria em 2013. Para encerrar a reunião, houve apresentações dos alunos projeto “Cultura em Ação”.

Cabe lembrar que as aulas terão início na segunda-feira, 04 de fevereiro.


Prefeitura inicia operação tapa buraco

A Prefeitura Municipal, através da Secretária de Transportes e Serviços Municipais iniciou essa semana a operação tapa buracos.

A ação já atendeu as Avenidas Paulo Antunes Moreira, Emílio Guazzelli, Rua Francisco Pacheco Machado, dentre outras. A operação ainda contemplará nos próximos dias a Av. Brasil, Rua Mauá expandindo-se nos demais bairros de Iperó.

O bairro de George Oetterer também será beneficiado. Na Av. George Oetterer o recape já foi iniciado e beneficiará nos próximos dias as Av. Carlos Oetterer, Av. Augusta e Rua Esmeralda.
Segundo o Secretário de Transportes e Serviços Municipais, a ação ainda prevê a recuperação das estradas de terra da cidade através da manutenção e obras de drenagem. “Sabemos que nos períodos de chuva as pessoas que dependem dessas estradas enfrentam muitas dificuldades, por isso, estamos trabalhando para tentar minimizar esses transtornos”, explica.
Ele ainda ressalta que na próxima semana a operação atenderá a estrada que liga Iperó a Sorocaba, realizando não só o tapa buraco como também a limpeza do acostamento.


Carnalegria tem programação definida

A 8ª edição do Carnalegria, carnaval de rua de Iperó,  já tem programação definida. Este ano, serão 4 dias de festa que apresentará shows, desfiles de blocos e escola de samba.

No Centro, a festa começa no dia 09, com o desfile dos blocos e logo após apresentação da Banda Marcial de Iperó (Banmip) que tocará as tradicionais marchinhas. Em seguida, sobe ao palco a banda Pra Sacudir.

No domingo, os iperoenses poderão conferir o desfile da escola de samba de Sorocaba Estrela da Vila e o show de Andréia Barros e banda.  No dia 11, volta ao palco a Banda Pra Sacudir e para encerrar a festa, no dia 12, Andréia Barros e banda agita a festa mais uma vez.
Em George Otterer, as bandas Pra Sacudir e Andréia Barros e banda se alternam nas apresentações que se iniciam no dia 09 e seguem também até 12 de fevereiro.
Os shows terão início sempre as 22:30h em ambas as regiões. Em George Oetterer, o palco será montado na Praça São Jorge e no Centro na Av. Emílio Guazzelli.



Período de inscrição do Projeto “Cultura em Ação” se inicia em fevereiro

O Departamento de Cultura informa que o período de inscrição para o Projeto “Cultura em Ação” se inicia no próximo dia 04 e vai até o dia 25 de fevereiro.

Há vagas para os interessados em participar das aulas de ballet, jazz, teatro, violão, coral e também para aqueles que desejam ingressar na Banda Marcial de Iperó (Banmip).

As inscrições poderão ser feitas no Pólo Cultural mediante a apresentação de cópia da certidão de nascimento ou RG do aluno, cópia do RG do pai, mãe ou responsável, cópia do comprovante de residência e ficha de inscrição preenchida e assinada pelo responsável.
O Pólo Cultural fica na Rua Luiz Rossi, 107, Jardim Irene.


Iperó confirma sua participação no Cidade Limpa

A prefeitura de Iperó confirma mais uma vez sua participação no projeto Cidade Limpa, uma parceria entre a prefeitura municipal e a TV TEM que percorre os bairros da cidade, coletando móveis velhos, galhos e materias inutilizáveis.

O objetivo da ação é conscientizar a população a limpar os quintais e terrenos, de modo a evitar acidentes domésticos, proliferação de animais e insetos transmissores de doenças, entupimentos de bueiros e inundações.

Este ano a ação contará com o apoio da equipe de controle de vetores que aproveitará a oportunidade para alertar a população quanto aos perigos do mosquito da dengue e como evitá-lo.
A operação ocorrerá no período entre 16 a 27 de setembro. A coleta passará pelos bairros Vila Augusta, Jardim Irene, Jardim Joseli, Vila Aurora, Vila Moraes, Jardim Santa Cruz, Vila Esmeralda, Vila Aparecida, Portal do Cedro, Bela Vista, Capoavinha, Narita Park, Portal de Iperó, Guarapiranga, Jardim Sartorelli, Centro, Vila Marques, Jardim Brasil, Vila do Amaral, Bacaetava, Nova Era, Fazenda Ipanema, Corumbá, Cagerê, Bananal, Jardim Alvorada, Jardim Monções, Jardim Cecy, Jardim Marita e Campos Vileta.









0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga