Projeto Tesoura e Companhia inicia formação em cabeleireiro e manicure Primeira turma de 2013 atende a 40 pessoas – Manu fala em dobrar número de vagas

17:57 Radio Ideal FM 0 Comentarios



Uma nova oportunidade profissional para 40 pessoas. O Projeto Tesoura e Companhia iniciou suas atividades esta semana em Tatuí. A aula inaugural aconteceu na última terça-feira, 5, na sede localizada no Largo do Mercado, e teve a presença do prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, e do diretor municipal de Bem Estar Social e Cidadania, Márcio Fernandes de Oliveira, que compareceram para saudar e desejar boa sorte aos novos alunos.
A nova grade curricular prevê dois cursos disponíveis: 20 vagas para cabeleireiro e 20 vagas para manicure. As aulas de formação para cabeleireiro acontecem de segunda à sexta-feira, das 13h às 18h e seguem até julho, com duração de seis meses, enquanto a grade curricular prevista para capacitação em manicure prevê conclusão em três meses. No decorrer deste ano, o projeto formará duas turmas para cabeleireiro e quatro de manicure, atendendo no total 120 pessoas.
Segundo Manu, o objetivo é ampliar o projeto com aulas também no período da manhã. “A meta é dobrar o número de profissionais capacitados para ministrar os cursos, pois a lista de espera já passa de 100 pessoas”, argumentou.
Ambos os cursos possuem aulas práticas, 30 horas. Já as teóricas variam entre 120 horas para manicure e 220 horas para cabeleireiro. Nas aulas práticas os alunos atendem gratuitamente a população que vai ate o local para fazer as unhas ou cortar os cabelos. “Os alunos contam também com o apoio de duas psicólogas e duas assistentes sociais, além do auxilio do SEBRAE e Banco do Povo que atuam dando palestras de empreendedorismo aos alunos visando que os futuros profissionais possam abrir seu próprio negócio”, explicou a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Paula Cury Coelho.
O Tesoura e Companhia é um projeto integrado de promoção social que tem como meta oferecer cursos de qualidade as pessoas de baixa renda, com prioridades aos assistidos pelos programas de proteção social mantidos pelos governos Federal e Estadual. A sede do programa fica no Largo do Mercado, 106, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3305-1841.  


Tatuí tem hoje 20 mil metros quadrados de buracos espalhados pela cidade
Estudo realizado pelo setor de infraestrutura servirá de base para plano de ação


Sucateamento da frota. Devolução de veículos pesados. Dívidas. Esses são os três componentes que atravancam as obras de recuperação da malha viária de Tatuí, neste início de ano. As chuvas, comuns à estação, tornam o quadro ainda mais crítico. Diante desse panorama, o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, determinou à Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura, uma análise completa do quadro das ruas, avenidas e demais passeios públicos do município. O levantamento foi realizado em todos os bairros da cidade, nas zonas urbana e rural, durante a segunda quinzena de janeiro.
Os buracos foram contabilizados em metros quadrados e a situação se mostrou realmente alarmante. Há hoje em Tatuí 20 mil metros quadrados de buracos espalhados pela cidade, quantidade equivalente a três quilômetros lineares de uma rodovia similar à SP-127, Rodovia Antônio Romano Schincariol, estrada que liga Tatuí a Itapetininga.
Os bairros mais afetados são Santa Rita, Jardim Fortunato Minghini, Vila Doutor Laurindo, San Rafael, Rosa Garcia II e a estrada vicinal que serve o bairro do Congonhal.
O diretor municipal de Serviços Públicos, Wilson Siqueira, responsável pelo estudo, disse que as ações de reparos, em caráter emergencial, vêm sendo realizadas desde o início do ano. “A Secretaria de Infraestrutura vem realizando ações de tapa-buracos, porém ainda com dificuldades devido à falta de maquinário e equipamento. Muitos dos buracos já tapados,  foram reabertos com as chuvas de janeiro, como no caso da recuperação da Rua Vice Prefeito Nelson Fiuza que foi recuperada e três dias depois novamente danificada pela força das águas”, explicou.
Já o prefeito explica que a análise preliminar permitirá um plano de metas e ações para resolver de maneira definitiva o problema que se arrasta já há alguns anos. “Estamos estudando novas saídas e soluções, através de amparo tecnológico e de novos sistemas, que permitirão mais agilidade na realização das obras e no controle dos buracos nas vias públicas, por meio da interação em tempo real entre os cidadãos e o setor de infraestrutura”, finalizou o prefeito.  


Tatuí inicia ação contra a AIDS no período carnavalesco
Leques e preservativos serão distribuídos – Número de casos cresceu em 2012


A Prefeitura de Tatuí já iniciou seu trabalho de conscientização quanto aos riscos da AIDS, no período de Carnaval. A equipe de Vigilância Epidemiológica, ligada à Secretaria Municipal de Saúde, participou da 34ª edição do Baile Vermelho e Preto, distribuindo leques informativos e camisinhas. A ação será estendida à programação oficial do Carnaval no município, que acontece de 9 a 12 de fevereiro.
A iniciativa tem como meta reforçar o esclarecimento à população sobre as forma de prevenção e contágio da doença. O município dispõe hoje de uma equipe multidisciplinar, que atua em caráter preventivo e também no atendimento aos pacientes soropositivos, composta por dois médicos infectologistas, uma enfermeira, um ginecologista, uma nutricionista, uma pediatra, uma auxiliar de enfermagem, uma psicóloga, uma visitadora sanitária, uma farmacêutica, uma auxiliar de limpeza, além de um motorista – além de outros profissionais, como dentista e fisioterapeuta.
Uma das novidades é a implantação do Centro de Testagem e Acompanhamento (CTA), que realiza inclusive o teste rápido e, em caso positivo, o teste apurado de confirmação – com absoluto sigilo. “Após a análise clínica, verificasse a necessidade de medicação e há também o acompanhamento psicológico que é muito importante. O Centro também disponibiliza distribuição gratuita de medicamentos”, explica Marilu Rodrigues da Costa, coordenadora da Vigilância Epidemiológica. 
O CTA fica na rua Monsenhor Magaldi, 296 – Centro (próximo à Santa Casa). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3305-8855.

Números
O ambulatório DST/AIDS tem hoje cadastro de 1090 prontuários, dos quais 522 pacientes e os demais se dividem entre comunicantes, hepatites e acidentes com material biológico, além de portadores de outras doenças sexualmente transmissíveis. Só no ano passado, 55 casos foram registrados, quatro casos a mais do total acumulado dos três anos anteriores, 2009, 2010 e 2011 – que tiveram média de 17 casos a cada 365 dias. Do total de casos do ano passado, 65% referem-se a homens que relataram relacionamento homossexual. Desde 1984, 522 casos de HIV foram notificados no município. O pico aconteceu entre 2003 e 2005, com total de 91 registros, mais de 30, em média, por ano.



Carnaval 2013 começa nesta sexta-feira, na Praça da Matriz
Programação itinerante chega a quatro bairros com trio-elétrico e diversas atrações


Depois da abertura da exposição cultural, da escolha da corte e dos esquentas realizados no Projeto Música na Praça, começa oficialmente nesta sexta-feira, 8, a programação do Carnaval 2013 em Tatuí. 
O conceito escolhido para o ano é a salada carnavalesca, em alusão à mistura de diferentes atrações, referências, estilos e ritmos que irão marcar a programação. O palco central das comemorações será a Praça da Matriz, que receberá blocos, escolas de samba, grupos de pagode, cantores de axé, além do tradicionalíssimo Cordão dos Bichos que não poderia ficar de fora da festa. A agenda vai de 8 a 12 de fevereiro, sempre com atrações gratuitas.
A abertura, na sexta-feira, 8, trará o DJs carnavalesco Phill, banda Lexo e premiação para as melhores fantasias. Já no sábado, 9, destaque para a Banda do Bonde, encontro de pagode com vários grupos do município (Kipresença e Leva Neguinho – já confirmados) e show com Jana Lima. No domingo, 10, a Rua 11 de Agosto se transformará na passarela do samba, com desfile da corte do Carnaval, Cordão dos Bichos, blocos carnavalescos e de abadás, além da convidada especial Mocidade Independente de Itu, e do show com o grupo Balakubaka. Na segunda, 11, espaço para o DJ Fio, show com Aruan e Rodrigo Tigre, além da banda Bora Viver. O encerramento da festa, na terça, 12, terá novo desfile, desta vez com a participação da escola de samba Corações Unidos de São João Novo, de São Roque, e show com Jullyana Ramalho.
As matinês acontecem de sábado a terça-feira, também na Praça da Matriz, a partir das 16h, com concurso de fantasias, animadores e brincadeiras para toda garotada.
Para garantir a segurança dos foliões, 40 seguranças estarão disponíveis para atender a população, com apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar – que disponibilizará uma força tática especial para as festividades no município.
Uma das novidades previstas inclusive no plano de governo do prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, é o caráter itinerante da folia, que chegará em 2013 a quatro bairros da cidade. O Carnaval Delivery levará trio-elétrico, com aeróbica carnavalesca e animadores para a Vila Angélica, no sábado, 9, Santa Rita, no domingo, 10, Distrito de Americana, na segunda, 11, e Vila Dr. Laurindo, na Praça Ayrton Senna, na terça-feira, 12, sempre das 14h às 17h. “Tatuí é a Capital da Música, tem muita tradição carnavalesca e não poderia ficar sem essa festa. Faremos uma programação com artistas regionais, mas com muita qualidade, privilegiando inclusive os grupos e blocos da nossa própria cidade, porém com economia. Teremos um Carnaval familiar que terá como meta proporcionar lazer e entretenimento à população, além de estimular o comércio local”, finalizou o prefeito.

Retiros
A Prefeitura também vem colaborando com diversas denominações religiosas, que utilizam o período carnavalesco para promoção de retiros e ciclos de celebrações, seja na liberação de espaço físico, transporte e outras formas de incentivo. 




0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga