Mais de 100 bispos se reúnem para a 23ª Edição do Curso dos Bispos, no Rio de Janeiro (RJ)

13:51 Radio Ideal FM 0 Comentarios



REFLEXÃO
O que nós queremos fazer a partir do momento em que fazemos uma experiência mais profunda do amor de Deus em nossas vidas? Em muitos casos, o que acontece é que a pessoa adota uma postura intimista e individualista de vivência religiosa. O Evangelho de hoje nos mostra essa tendência, mas nos mostra também a vontade de Deus. Jesus não permitiu que o homem que tinha sido endemoninhado ficasse com ele, mas o enviou para ser evangelizador através do testemunho da misericórdia de Deus, mostrando-nos, assim, que a verdadeira resposta ao amor de Deus é o compromisso evangelizador.
COMEMORAÇÕES
Ordenação Presbiteral
  • Dom Emanuel Messias de Oliveira, Bispo de Caratinga - MG
Ordenação Episcopal
  • Dom Ercílio Turco, Bispo de Osasco - SP
  • Dom Paulo Roberto Beloto, Bispo de Formosa - GO
  • Dom Jaime Pedro Kohl, PSDP, Bispo de Osório - RS
NOTÍCIAS
Durante a manhã e a tarde do dia 4 de fevereiro, foi realizada na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, a primeira reunião do ano do Grupo de Assessores (GA) da CNBB. No encontro, estão presentes todos os assessores das 12 Comissões Episcopais Pastorais, e os assessores das Comissões Especiais. A reunião é coordenada pelo secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner.
“Para melhor cumprir a sua missão, a CNBB conta com a colaboração de assessores e peritos, bispos eméritos e presbíteros, ou outros membros da Igreja, os quais, em razão da preparação específica, experiência pastoral e integridade de vida, são chamados a cooperar, nos diversos órgãos e setores, no âmbito da conferência episcopal, ou com dedicação permanente ou em tarefas transitórias” (Estatuto da CNBB – Artigo 13).
As reuniões do GA acontecem mensalmente. Na pauta do encontro foram discutidos diversos temas relacionados ao ano de 2013, como o orçamento, além da agenda 2013 que incluiu o calendário com os projetos e atividades pastorais. Também está na pauta a 51ª Assembleia Geral da CNBB, que tratará da apresentação das Comissões na ocasião, a participação dos assessores, dentre outros detalhes.
De acordo com dom Leonardo Steiner, a reunião do GA traz contribuições para os trabalhos realizados na CNBB, e os trabalhos que o secretariado desenvolve em toda a Igreja. “Estão presentes todos os assessores e assessoras das nossas Comissões Episcopais de Pastoral, e as Comissões Especiais, que tentam ajudar as nossas igrejas particulares através de diversos serviços, e assim, ajudar a implementar as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE)”, afirmou o secretário geral da CNBB.
Dom Leonardo explica que por meio da contribuição dos assessores surgem ideias, e formas de planejamento que colaboram com as DGAE. “Esse encontro é muito importante porque os assessores ajudam a pensar, a avaliar, a sugerir, para podermos, depois, junto com os presidentes das comissões, tomarmos as decisões e os encaminhamentos. É um momento de partilha, de preocupação, de oração e um momento onde procuramos pensar o nosso serviço em relação à Igreja no Brasil”, esclarece.
As decisões tomadas nas reuniões do GA são posteriormente levadas às reuniões do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP), formado pela presidência da CNBB, e pelos presidentes das Comissões Episcopais Pastorais, cada uma com atribuições próprias. “No momento do Conselho Permanente, podemos sempre viabilizar melhor, a implementação das DGAE”, explicou dom Leonardo.

Terá início nesta segunda-feira, 4 de fevereiro, a 23ª Edição do Curso dos Bispos, tradicional encontro, promovido pela arquidiocese do Rio de Janeiro que será realizado no  Centro de Estudos e Formação do Sumaré, no Rio Comprido. Dando continuidade às abordagens de 2011 e 2012, o evento terá como tema principal os "Cinquenta anos após o Concílio Vaticano II - Liturgia, Missões e Leigos". Mais de cem bispos de todo o Brasil já estão inscritos.
O curso foi organizado pela primeira vez em 1990 pelo então arcebispo, cardeal Eugenio Sales, como uma forma de proporcionar uma oportunidade de partilha e convivência.
O arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, explicou que “a arquidiocese do Rio tem uma tradição, que vem desde a época do cardeal Eugenio Sales, de proporcionar no período de férias do início do ano um encontro para bispos, onde eles participam de conferências, recebem orientações, podem partilhar a vida e desfrutar de períodos de convivência, especialmente durante as visitas a diversos pontos da cidade. Percebemos que, cada vez mais, esse evento tem sido procurado e apreciado”, avaliou.
Entre os palestrantes, estão: o presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, cardeal Stanislaw Rylko; o prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, cardeal Antônio Cañizares; dom Antônio Staglianò, bispo de Noto (Itália) e colaborador de dom Rino Fisichella (presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização); e Ana Cristina Villa Betancourt, membro do Pontifício Conselho para os Leigos, responsável pela seção dedicada à mulher.
Durante o curso, será realizada visita a local específico da cidade do Rio de Janeiro. O bispo auxiliar emérito da arquidiocese do Rio de Janeiro, dom Karl Josef Romer, acredita que o curso trará um novo entusiasmo para os mais de cem bispos inscritos, lembrando que o primeiro grande professor foi o então cardeal Joseph Ratzinger, hoje Papa Bento XVI.
“O curso para bispos, organizado pela arquidiocese do Rio de Janeiro e oferecido fraternalmente a todos os bispos do Brasil, teve como primeiro grande professor o, então Cardeal, Joseph Ratzinger, hoje Papa Bento XVI (...) Penso que os bispos esperam com muita alegria, aliás, já temos mais de cem inscrições para este curso, e temos a imensa esperança que vai ser um grande sucesso para o bem dos bispos e para o bem das dioceses, que receberão de volta os bispos com novo entusiasmo e com nova clareza”, afirmou dom Romer.

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga