Guerra contra a Dengue

06:14 Radio Ideal FM 0 Comentarios



ALERTA:

                  ACORDA POPULAÇÃO! ESSA GUERRA É NOSSA!

A Dengue está mais próxima do que você imagina e a luta é de todos!
Com a chegada das chuvas, o índice de infestação do mosquito está alto, com risco de epidemia na região, uma vez que há casos confirmados de Dengue em cidades vizinhas.
A ação mais simples para prevenção da Dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a doença. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução.
A regra básica é não deixar a água parada em qualquer tipo de recipiente.
Embora a população já esteja bem informada, falta cooperação e o desenvolver de atitudes, atividades simples que geram bons resultados e ajudam a proteger não só sua família, mas toda a comunidade.
Entretanto, em algumas casas, os agentes da Secretaria Municipal de Saúde não conseguem realizar o trabalho por falta de colaboração da população, que muitas vezes nega a entrada nos imóveis.
"Nossa maior dificuldade é o número de casas fechadas que nós encontramos. Tem muita gente também que se tranca em casa e não quer nos atender de forma alguma". Esse é uma reclamação geral dos profissionais que trabalham no combate a Dengue.

CUIDADOS:

Todo cuidado é pouco. Você já sabe:
- Elimine o prato do vaso de planta ou use um prato bem ajustado ao vaso;
- Cuide da limpeza e mantenha bem vedada a caixa d’água;
- Lave a bandeja de trás da geladeira e coloque detergente uma vez por semana.
- Não guarde latas, garrafas e outros objetos em locais abertos onde possam acumular água.
- O lixo deve ser descartado em local adequado!
- Não jogue lixo em lotes, praças, estradas ou vias públicas.
- O cemitério é um local de grande risco de acúmulo de água, sendo, portanto, um potencial criadouro do mosquito! Assim, muito cuidado com o tipo de vaso que vai colocar, retire sempre os pratos e embalagens. Não use vasos fixos.
- Atenção: colocar areia não resolve, pois, ela se deposita no fundo do recipiente, deixando espaço para reservatório de água e criadouro do mosquito.

Sempre é hora de combater a Dengue e juntos somos mais fortes!

Vamos tomar consciência de que a Dengue é uma questão de Saúde Pública. Proibir a entrada, além de colocar você em risco, coloca também seus vizinhos, uma vez que, os maiores focos de criadouros são encontrados nas residências.

Prefeitura de Cerquilho
Secretaria Municipal de Saúde
Vigilância Epidemiológica

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga