Globonews faz reportagem sobre o Carnaval de Cerquilho

14:55 Radio Ideal FM 0 Comentarios



Depois do pedido do Conselho Tutelar de Cerquilho ao Juiz de Direito da Comarca de Cerquilho, Dr. Sandro Cavalcanti Rollo, através do Ofício 288/2012, em dezembro de 2012, nesta semana foi decidido que o Carnaval 2013 de Cerquilho será realizado no Centro de Eventos “Cidade das Rosas”.

Em reunião na terça-feira, 8, com o vice-prefeito, secretários e diretores dos órgãos municipais, o prefeito Antônio Del Ben Jr. acatou o pedido do Conselho Tutelar, reforçado pelo 22º Batalhão da Polícia Militar de Itapetininga, ressaltando que, embora a mudança de local não fizesse parte dos seus planos, faz-se necessária para manter a segurança do evento, que cresce mais a cada ano. Além disso, com a interdição da Avenida Corradi II, no “pontilhão”, o trânsito no Centro pioraria, uma vez que algumas ruas são tradicionalmente fechadas no Carnaval.

Dr. Tó ainda salientou que a ação acorda com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), uma vez que situações de risco - tanto para menores quanto para qualquer outro folião - são maiores no Carnaval da Rua Dr. Soares Hungria.
OFÍCIO - No Ofício 288/2012, de 12 de dezembro de 2012, o Conselho Tutelar de Cerquilho, através da então Conselheira Tutelar Coordenadora Marli Armani, expôs diversos motivos pelos quais a festa deveria mudar de local.

De acordo com o documento, em 1° de março de 2011, a Juíza de Direito Dra. Tatiane Moreira Lima já demonstrava preocupação com o número de ocorrências dos anos anteriores. Em 2012, foi realizada uma reunião sobre o desfile e permanência dos “carrões” e “trios” durante os dias de festa, com a presença da Comissão Organizadora, do Conselho Municipal Anti Drogas (Comad), da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar (PM) e do Conselho Tutelar.

Sob a perspectiva do Conselho Tutelar, foi tratado o assunto “proibição de álcool para menores”. Assim, recomendou-se que não houvesse permanência de crianças e adolescentes nos trios elétricos e “carrões”, sem que conseguissem controlar o acesso à bebida alcoólica a eles. Mesmo assim, o Conselho Tutelar registrou vários casos graves nos quatro dias de Carnaval de 2012, nos quais crianças e adolescentes estavam envolvidos direta ou indiretamente ao consumo de álcool.

Além do álcool, em um caso, a GCM solicitou o Conselho Tutelar para acompanhar um adolescente testemunha do esfaqueamento do irmão no meio da festa. Em outro, uma conselheira foi chamada para socorrer uma gestante de 37 semanas com contrações, pois as viaturas e ambulância estavam presas em meio ao trânsito. A conselheira demorou 40 minutos para levar a gestante à Santa Casa, devido ao movimento de carros na Avenida João Pilon (cerca de 1km distante da festa). Ainda, o Conselho acompanhou três adolescentes que estavam vendendo drogas na festa.

Ao todo, no ano passado, entre os dias 17 e 22 de fevereiro, a Santa Casa atendeu mais de 50 casos envolvendo jovens entre 13 e 17 anos de idade.

Com base nisso, o Conselho Tutelar, por se tratar de um órgão zelador de direitos, conforme o artigo 131 do ECA, pediu à Justiça a intervenção para a alteração do local da festa de Carnaval 2013, transferindo-o das vias públicas do Centro para o Centro de Eventos, visando maior proteção das crianças e dos adolescentes.




Risco de queda faz com que Prefeitura interdite “pontilhão”

Na noite do último dia 21 de dezembro, devido à forte chuva, parte do muro de arrimo na Avenida Corradi II, próximo ao “pontilhão” da linha férrea com a Avenida Francisco Gaiotto, desmoronou, bloqueando parte da via. Não houve vítima.

Depois de realizada uma avaliação pelos órgãos da Prefeitura de Cerquilho, através do Departamento de Obras e da Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança e Defesa Civil, foi concluído que outras partes do muro foram afetadas, as quais oferecem risco de queda. Sendo assim, serão feitos os reparos necessários com a necessidade de interdição do local, onde está proibido o trânsito de veículos e pedestres até a conclusão das obras, para maior segurança dos cidadãos que trafegam pelo local.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, ainda não é possível prever o tempo que levará para que o reparo nos muros do “pontilhão” esteja concluído.
Fotos: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Cerquilho




Prefeitura de Cerquilho regulariza entrega de casas

No último sábado, 26, a Prefeitura de Cerquilho recebeu denúncia de que o empreiteiro responsável pela construção das unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida, no Bairro Aliança, em obras desde 2010, estaria distribuindo as chaves aos beneficiados, pedindo que assinassem um documento de que estavam recebendo a casa em perfeitas condições. Entretanto, as casas não foram finalizadas: as moradias estão sem vasos sanitários e muitas sem pias; sem rede de água e esgoto, rede elétrica, além das ruas estarem sem pavimentação asfáltica.

De acordo com o procedimento do Programa Minha Casa Minha Vida, depois de terminadas, o responsável pelas obras entrega a chave à Prefeitura, que promove a entrega das casas aos beneficiados.

Na segunda-feira, 28, o Chefe de Gabinete, Luiz Carlos Urso, ao tomar ciência do acontecido, tomou as devidas providências: solicitou ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cerquilho (Saaec) que começasse a realizar as ligações no local, sendo, inclusive, informado aos proprietários que solicitem, junto à entidade, tal ligação. Pediu à Elektro a ligação de energia elétrica nas casas, o que acontecerá 15 dias antes da entrega das moradias. O Chefe de Gabinete também pediu ao Setor Municipal de Obras para que realize reparos nas ruas, que sofrem com erosão. Urso ainda contatou o empreiteiro responsável pela construção das unidades habitacionais, que se comprometeu a terminá-las assim que a rede de água estiver instalada no local.

Os proprietários que receberam as chaves das casas foram atendidos pelo Chefe de Gabinete e autoridades competentes, que explicaram a situação. As chaves foram devolvidas e, assim que as moradias estiverem prontas, os beneficiados as receberão de volta. Contudo, dessa vez, da maneira correta, por intermédio da Prefeitura de Cerquilho.




0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga