Bispos prestigiam lançamento da nova Rede Século 21

08:00 Radio Ideal FM 0 Comentarios



REFLEXÃO
A nossa vida não pode ser como a dos fariseus, que aparentam ser uma coisa quando na verdade são outra. Somos chamados a ser filhos da luz e a viver como filhos da luz, testemunhando o amor e a presença de Deus para todas as pessoas. Os nossos pecados se opõem a esse chamado, dificultando o nosso testemunho e obscurecendo a presença de Deus. Mas Deus age com misericórdia para conosco, se procuramos nos reconhecer pecadores e buscamos a nossa conversão juntamente com a conversão dos nossos irmãos e irmãs. Mas se agimos como fariseus, demonstrando uma santidade que não temos e condenando os pecados das outras pessoas, Deus nos pagará com a mesma moeda.
COMEMORAÇÕES
Nascimento
  • Dom Luiz Demétrio Valentini, Bispo de Jales - SP
  • Dom Sebastião Bandeira Coêlho, Bispo de Coroatá - MA
Ordenação Episcopal
  • Dom David Dias Pimentel, Bispo de São João da Boa Vista - SP
  • Dom Irineu Danelon, SDB, Bispo de Lins - SP
  • Dom Vitório Pavanello, SDB, Arcebispo Emérito de Campo Grande - MS
  • Dom Friedrich Heimler, SDB, Bispo de Cruz Alta - RS
NOTÍCIAS
Fevereiro será o mês em que a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), irá realizar o 1º Encontro de 2013 com os coordenadores e coordenadoras dos Regionais.
O encontro acontece de 15 e 17, nas dependências das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília (DF). De acordo com o assessor da Comissão, padre Décio Walker, a reunião será direcionada aos “estudos sobre Iniciação à Vida Cristã e ao planejamento do ano”, disse.

Brasília, 25 de janeiro de 2013
Caros amigas e amigos, membros da Conferência Nacional dos Institutos Seculares -  CNIS,
Tenho sede!
A Igreja celebra, no dia 02 de fevereiro, a Solenidade da Apresentação do Senhor. Em muitos lugares, ela faz memória litúrgica dos títulos marianos que nos levam a experiência de encontro com o próprio Jesus Cristo. Nesta mesma ocasião, celebra-se também o dia a Vida Consagrada Secular. Como no mês de agosto, enviamos uma mensagem especial aos Religiosos e às Religiosas, queremos agora lembrar e saudar, de maneira particular, todos os membros da Conferência Nacional dos Institutos Seculares.
Como orientava o saudoso Beato João Paulo II: “muito além de um projeto pessoal, a Vida Consagrada é, antes, uma iniciativa de Deus, a qual é complementada pelo “sim” de cada homem e mulher escolhidos. Pessoas que deixam suas vidas profissionais e familiares, seu futuro no mundo, em vista da renúncia de si mesmas, na vivência de votos evangélicos, em exclusivo seguimento de Cristo, a serviço da Igreja na evangelização, intercessão e promoção da dignidade humana; a estes a Igreja chama de consagrados”.
Entre estes, destacamos os membros dos Institutos Seculares que escutam o silêncio e a voz de Deus nos sulcos da história. Sendo, portanto, uma vocação que ainda precisa ser  descoberta, conhecida e valorizada em nosso país, os membros dos Institutos Seculares são sinais da presença amorosa de Deus onde estão. Trabalhando em diversos seguimentos da sociedade, em funções diversas, situações inúmeras, são como “sal e luz”, com as seguintes  missões: ajudar o mundo a viver e experienciar uma proposta de Deus; descobrir “um algo a mais” que motiva entregar a vida e descortinar o limiar da esperança, no seguimento e no oferecimento da vida. No mundo e na Igreja são homens e mulheres que, consagrando-se ao Senhor, consagram também a sociedade, a família, os amigos, o trabalho.
Conforme o Papa Pio XII, em seu motu proprio Primo Feliciter, toda a vida dos membros dos Institutos Seculares deve ser convertida em apostolado “que deve ser exercido, constante e santamente, por uma tal pureza de intenção, por uma tal intimidade com Deus, por um tal generoso esquecimento e abnegação de si próprio, por um tal amor das almas, que seja capaz de revelar o espírito interior que o anima e na mesma proporção o alimente e renove sem cessar”. Este apostolado “deve exercer-se fielmente não somente no mundo, mas de alguma sorte, a partir do mundo e, por consequência, por profissões e atividades, formas, lugares e circunstâncias correspondentes a essa condição secular”.
Mais recentemente, o papa Bento XVI ressaltou a vocação dos Institutos Seculares: “estarem no mundo, assumindo todos os cargos, com um olhar humano que coincida sempre com o divino, na consciência de que Deus escreve a sua história de salvação na trama dos acontecimentos da história” do homem. Inseridos na humanidade a caminho, inspirados pelo Espírito Santo, os homens e mulheres seculares consagrados têm a capacidade de “avistar, nos caminhos muitas vezes tortuosos dos acontecimentos humanos, a orientação para a plenitude da vida em abundância”. Santa e bela vocação e missão.
Por isto, com profunda sintonia com a Solenidade da Apresentação do Senhor, os Institutos Seculares encontram seu significado e missão: como Maria apresentar o Senhor Jesus Cristo, para que seja conhecido, amado e seguido na vida cotidiana. O mundo tem sede de conhecer verdadeiramente a face de Deus. E só poderá apresentá-Lo quem o conhece. Eis, então, a missão dos Consagrados e das Consagradas: conhecer, encontrar e amar a Jesus para torná-Lo conhecido, encontrado, amado e seguido.Nossa oração eu nosso agradecimento a todos vocês que vivem esta especial consagração. Que Nossa Senhora, Mãe das vocações, modelo de todos o que observam a vontade de Deus, interceda por todos e todas, homens e mulheres, que se entregam ao chamamento que o Senhor, em seu amor, faz a cada um.
Na caridade de Cristo, Bom Pastor,
Dom Pedro Brito Guimarães,Presidente da Comissão Episcopal Pastoralpara os ministérios Ordenados e a Vida Consagrada

Na noite da última quarta-feira, 30 de janeiro, a Fundação Século 21, de Campinas (SP) apresentou ao público três novidades: o início da transmissão em alta definição (HDTV) para a região, o lançamento da Rede Século 21 e o novo portal de internet RS21. A solenidade contou com a presença do arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer, e do arcebispo de Campinas, dom Airton José dos Santos. O jornalista Junior Guarda explicou na abertura do o novo projeto da rede. “Mais do que uma simples mudança de nome será uma mudança de conceito, pois a Fundação Século 21, detentora desta rede de comunicação, irá fornecer o Portal RS21, uma nova plataforma de multitecnologias que prestará serviços na realização de sua missão: a educação e evangelização do povo brasileiro através de mecanismos de comunicação”. O idealizador da Fundação Século 21, padre Eduardo Dougherty, falou que o projeto tem boa expectativa de crescimento. “Rede é maior união entre os vários meios de comunicação. Eu espero que nossos programas tenham grande valor, valor duradouro para fazer o bem para muitas pessoas”, aponta Padre Eduardo.O descerramento da placa de inauguração foi realizado por dom Airton. Para ele, “com este trabalho a Rede Século 21 está dando outra ‘cor’ para a região metropolitana de Campinas. Com o sinal digital e toda tecnologia a serviço da evangelização, nós poderemos ir muito mais longe”.O evento também foi prestigiado por autoridades políticas da região, e transmitido ao vivo para todo o país. No encerramento, o cardeal Odilo Scherer destacou a missão evangelizadora da TV: “faço votos que a Rede Século 21 chegue cada vez mais aos lares do Brasil e, assim, possa ajudar nessa missão da Igreja. Parabéns ao Padre Eduardo e a toda equipe que trabalhou para a realização deste projeto”.

Na noite desta quarta-feira, dia 30 de janeiro, o bispo da diocese de Chapecó, dom Manoel João Francisco, celebrou uma missa na Catedral de Chapecó para cerca de 1.900 fiéis que foram acolher os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que peregrinam pelo Regional Sul 4 da CNBB (Santa Catarina).
No ato penitencial, o povo foi convidado a tocar na Cruz. Em sua homilia, dom Manoel disse que “a mensagem da Cruz é o convite ao seguimento de Jesus Cristo”. E acrescentou que aceitar este convite é “seguir a vontade de Deus”. E explicou dizendo que “isto consiste em viver a santidade e nós, como adultos devemos dar o exemplo aos jovens”, disse.
No final da celebração, os jovens foram convidados a irem até embaixo do altar, onde receberam de presente exemplares do Catecismo Jovem da Igreja Católica (YouCat), o livro que fala diretamente aos jovens inspirados e entusiasmados pela dinâmica das Jornadas Mundiais da Juventude.
O evento seguiu com uma carreata que atravessou a cidade de Chapecó em direção à periferia da cidade.

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga