São José dos Campos (SP) aposta em projetos contra as drogas que unem justiça e saúde

15:50 Radio Ideal FM 0 Comentarios



Projeto Comarca Terapêutica: Saúde na Justiça e Justiça na Saúde, nem descriminalização e nem punição, está alcançando resultados positivos no Município paulista de São José dos Campos. Criado para articular as ações entre as políticas públicas de prevenção, atendimento e tratamento no enfrentamento a questão do crack e outras drogas, o Município interligou o trabalho da policia militar com outras áreas para ter sucesso.
O projeto funciona de forma horizontal e integra em rede o sistema de justiça, Poder Público, rede de serviços, universidades e recursos comunitários, como Associação de Combate às Drogas, entidades de autoajuda, comunidades terapêuticas e associações e lideranças comunitárias.
Com o fortalecimento do projeto e da atuação em rede, advogados, defensores, promotores de justiça e juízes tem condições de encaminhar os dependentes químicos ao Núcleo de Atenção à Dependência Química da Secretaria Municipal da Saúde (NADQ).
Paralelamente, mensalmente os usuários comparecem a Audiência de Justiça Terapêutica no salão do Júri da Comarca. São empregadas técnicas motivacionais com a colaboração de representantes de entidades de saúde e de autoajuda e de ex-dependentes que superaram o vício.
É realizada também a audiência individual com o dependente e seu familiar. Com base na avaliação do NADQ, é proposto o tratamento do usuário junto aos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-Ad) ou entidade de autoajuda.
Mesmo aos dependentes que aceitarem a prestação de serviços à comunidade e não o tratamento é desenvolvido um trabalho conjunto com a Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) e com as entidades de prestação de serviços durante o cumprimento do benefício. Os parentes próximos do usuário também são inseridos no programa.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) valoriza estas práticas, uma vez que acredita em ações baseadas no trabalho horizontal, focado no diálogo entre os setores, objetivando a boa gestão voltada ao enfrentamento do crack e outras drogas.

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga