Presidente da Câmara assume Prefeitura de Capivari O vereador André Rocha (PSOL) é, pelo prazo máximo de 90 dias, o novo prefeito

22:36 Radio Ideal FM 0 Comentarios


Ao contrário da grande maioria dos municípios que assistiram seus prefeitos serem empossados terça-feira (1º), Capivari foi um dos que viu o presidente do Legislativo assumir interinamente também o posto de chefe do Executivo. O vereador André Rocha (PSOL), eleito presidente da Câmara Municipal, é, pelo prazo máximo de 90 dias, o novo prefeito da cidade enquanto o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) não decide se a cidade terá que ter novas eleições ou se o candidato mais votado, Rodrigo Proença (PPS), poderá assumir. Fica, portanto, como presidente da Casa, o vice-presidente do Legislativo, Valdir Vitorino (PDT).

A cidade teve apenas dois candidatos a prefeito e os dois tiveram problemas na Justiça. Pelo PMDB, o prefeito que buscava a reeleição, Luis Campaci, foi cassado durante a eleição e teve os mais de 10 mil votos invalidados, por isso não poderá assumir. Proença enfrenta um processo na Justiça que o acusa de ter feito campanha antecipada e por abusos, como a utilização indevida de uma rádio comunitária em benefício próprio.

Já a cassação do registro de Campaci ocorreu por abuso de poder político. As ações foram movidas pelo promotor de Justiça Eleitoral de Capivari Alberto Cerqueira Freitas Filho. A cidade pode ter que enfrentar novas eleições nos próximos meses. Dos 5.568 municípios do Brasil, pelo menos sete já têm um novo pleito marcado devido a problemas dos candidatos em poder assumir o cargo.

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga