Nascimento do inventor do rádio completa 152 anos

15:58 Radio Ideal FM 0 Comentarios



Gabriela Contieri
No dia 21 de janeiro, aconteceu o 152º aniversário de nascimento de Roberto Landell de Moura, brasileiro que inventou o rádio e foi um dos precursores da televisão. Após decreto sancionado por Dilma Rousseff, o padre-cientista também transformou-se no mais novo Herói da Pátria, com seu nome no Livro de Aço, em Brasília.
Nascido em Porto Alegre em 1861, Landell fez as primeiras transmissões da voz pelo ar, sem fio, no final do século XIX, em São Paulo, aos 30 anos de idade. Ordenou-se padre, completando seus estudos de teologia, física e química na Itália. As experiências com transmissões de voz começaram na adolescência e evoluíram com os estudos. Embora tivesse se esforçado para viabilizar seus inventos, Landell não alcançou sucesso nos campos comercial e empresarial no Brasil e nos EUA.
Memória resgatada
Há três anos, Landell tem sido lembrado pelo Movimento Landell de Moura, que batalha para que a história do padre seja obrigatória no Ensino Fundamental. Entre as conquistas da iniciativa estão a inclusão de seu nome no Livro dos Heróis da Pátria, a emissão de um selo dos Correios alusivo ao sesquicentenário de seu nascimento (em 2011), a concessão do título de Cidadão Paulistano post mortem pela Câmara Municipal de São Paulo e a inauguração de placa em um dos locais de suas experiências.
No final de 2011, um abaixo-assinado foi entregue ao então ministro da Educação, Fernando Haddad, pleiteando que o Conselho Federal de Educação inclua a saga do padre-cientista no currículo obrigatório do Ensino Fundamental. O assunto continua pendente e, agora, os organizadores do movimento vão retomar o pleito junto ao atual ministro.
Fonte: Portal Imprensa

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga