Manu realiza primeira reunião e fala em restabelecer a Guarda Civil Municipal Desmonte do último trimestre aumentou criminalidade – Roubo de veículos cresceu 500%

18:14 Radio Ideal FM 0 Comentarios



O prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, reuniu pela primeira vez a Guarda Civil Municipal, nesta terça-feira, 15. O encontro de trabalho aconteceu no auditório do Nebam (Núcleo de Educação Básica Municipal) e teve como objetivo aproximar da corporação as metas e objetivos da nova administração municipal. Também participaram o vice-prefeito, Vicente Menezes, secretário municipal de Governo e Segurança Pública; o diretor municipal de Segurança Pública, coronel Paulo Sérgio Silva, além do novo comandante, tenente José Carlos Ferraz Fiuza, e o subcomandante, Adriano Henrique Moreira.
Dos 141 homens e mulheres que compõe o grupamento, 100 estiveram presentes. Apenas, os oficiais em plantão de serviços, férias regulares ou afastamento médico não compareceram.
A abertura esteve a cargo do próprio Manu, que falou sobre a nova dinâmica que será implantada na Guarda e reiterou a necessidade de reaparelhar e reequipar a companhia. “Temos projetos ousados para o setor como a implantação da cerca eletrônica de monitoramento de veículos e as bases móveis, vamos também investir na capacitação e em melhores condições aos nossos guardas com a criação de uma academia; mas infelizmente, devido à gravíssima situação em que o município se encontra, a prioridade é restabelecer o pleno funcionamento também da GCM”, argumentou o prefeito.
A Guarda passa por sérios problemas como o sucateamento de equipamentos, incluindo coletes à prova de bala, radiocomunicadores e armamento. Até mesmo a linha telefônica da unidade havia sido cortada por falta de pagamento, sem falar na devolução de dois veículos que aconteceu em 2012, logo após o período eleitoral.        
Segundo Vicente Menezes, a Secretaria Municipal de Administração já está realizando os procedimentos para reposição de material. Lembrou ainda que a Prefeitura irá paulatinamente eliminar as locações e adquirir os veículos da corporação. “Iremos ainda adotar, já a partir de 2013, os cursos e treinamentos anuais de tiro, além de intensificar o acompanhamento e os exames psicológicos, que são necessários para fazer jus ao porte de armas”, lembrou o vice-prefeito.     
Manu fala pela primeira vez como prefeito à Guarda Civil Municipal

Corregedoria
Durante o evento, Manu confirmou a manutenção do advogado Alexandre Novaes, como corregedor geral da Guarda Civil Municipal, nomeado através do decreto 13.661, de 14 de janeiro de 2013. “O prefeito nos pediu uma corregedoria atuante, que tenha caráter educativo e informativo, antes de querer punir nossos soldados. Estamos já estudando ações como a edição de uma cartilha de normas e condutas para os membros da nossa Guarda”, explicou Novaes.
Sub-comandante Moreira e comandante Fiuza falam sobre novas diretrizes à corporação

Índices
O desmonte da Guarda Civil Municipal no último trimestre do ano passado colaborou decisivamente com o aumento dos índices de criminalidade, conforme os dados da própria Polícia Civil, já remetidos para a Secretaria de Estado da Segurança Pública. O período registrou aumento de 33% nos roubos, 37% nos furtos, 42% nos furtos de veículo e vertiginosos 500% nos roubos de veículo.
A crise do setor entre os meses de outubro e dezembro colaborou ainda para ampliação do registro de crimes em todo ano, em relação a 2012. Os furtos aumentaram 19%, os homicídios 20% e os roubos de veículo 111%. 
Efetivo reunido para foto oficial da reunião.

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga