Jovem Cidadão é porta de entrada para o mercado de trabalho Programa já atendeu 150 mil pessoas em 39 munícipios de São Paulo e Região Metropolitana. Veja como participar

14:36 Radio Ideal FM 0 Comentarios



Conseguir o primeiro emprego não é fácil. A maioria das vagas pede experiência, e quem começa não tem. E sem emprego, não é possível ganhar experiência. Essa ironia desestimula os jovens, que só conseguem colocação profissional a duras custas ou até desistem da tarefa. Mas há um caminho mais fácil. O Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho é um programa social do governo do estado de São Paulo que oferece a primeira oportunidade para jovens da rede pública de educação.
Instituído no ano 2000 pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, em parceria com empresas e entidades sem fins lucrativos, o programa está presente em 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo. Atualmente, são 5,6 mil jovens beneficiados. Sozinho, o Jovem Cidadão já atendeu mais de 150 mil pessoas, e conta hoje com cerca de 11,8 mil empresas e corporações ativas.
Além de atuar “quebrando” uma das principais causas do desemprego juvenil, que é a falta de experiência profissional, o programa também combate a baixa escolaridade. O Jovem Cidadão presta atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade social, oferecendo aos jovens a oportunidade de vivência no mundo do trabalho, enfatizando o aprendizado e a formação, de forma a possibilitar a inicialização de uma carreira. Participando do programa, os estudantes adquirem mais responsabilidade em suas ações, conhecimento de seus direitos e deveres, e segurança nas decisões tomadas no dia-a-dia.
Como participar
Podem participar estudantes com idade entre 16 e 21 anos, regularmente matriculados no Ensino Médio de qualquer escola estadual dos 39 municípios da região metropolitana de São Paulo. Para se cadastrar, os jovens interessados devem procurar um PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) ou Poupatempo mais próximo. Existe também a possibilidade de efetivar o cadastro no site do programa ou comparecendo na secretaria da sua escola.
Para cada vaga ofertada pelas empresas parceiras, serão convocados no mínimo três alunos que estejam regularmente inscritos no Programa, de acordo com a classificação determinada pela situação financeira da família. O estágio tem a duração de seis meses e poderá ser realizado durante cinco dias por semana, pelo período de quatro, cinco ou seis horas diárias, entre 6 e 22 horas.
É importante manter RG, CPF, Carteira de Trabalho e Titulo de Eleitor sempre em dia. E vale ressaltar que os serviços prestados pelo Programa Jovem Cidadão são totalmente gratuitos

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga