Instituto Ortopedia & Saúde anuncia calendário 2013 do Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança

14:27 Radio Ideal FM 0 Comentarios


O Instituto Ortopedia & Saúde (IOS), organização da sociedade civil presidida pelo dr. Fabio Ravaglia, apresenta resultados e divulga o calendário de sua principal ação, o Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança. O evento acontece sempre aos domingos no parque Trianon, em São Paulo, e oferece exames médicos gratuitos e atividades físicas monitoradas por médicos e profissionais de educação física.
O Instituto Ortopedia & Saúde (IOS), organização da sociedade civil presidida pelo cirurgião ortopedista e traumatologista dr. Fabio Ravaglia, inicia 2013 com as forças revigoradas. Em 2012, recebeu um importante reconhecimento: o governo do Estado de São Paulo sancionou a lei que estabelece o Dia Estadual Caminhadas de Cidadania com Segurança, 4 de junho. A data comemorativa oficial foi criada devido à trajetória de sucesso da principal ação do IOS, o Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança, a “feira de saúde solidária®” realizada, desde abril de 2005, no parque Trianon, em São Paulo. O evento conta com uma feira social de saúde e atividades físicas monitoradas por médicos e profissionais de educação física e possibilita que as pessoas façam, gratuitamente, testes de avaliação antes de praticar a atividade física e recebam informações úteis para manter a saúde e ter qualidade de vida. O IOS anuncia as doze edições do evento para 2013.
O Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança está marcado para os domingos 17 de fevereiro, 24 de março, 28 de abril, 26 de maio, 30 de junho, 28 de julho, 25 de agosto, 29 de setembro, 20 de outubro, 24 de novembro e 15 de dezembro. A primeira edição de 2013 aconteceu ontem (20 de janeiro). O ponto de encontro é o portão 4 do parque Trianon, em frente ao Masp – Museu de Arte de São Paulo, à avenida Paulista, 1.578.“Começamos 2013 com toda a garra para continuar realizando ações que ajudem a garantir mais qualidade de vida para as pessoas, satisfeitos com as conquistas e felizes com as realizações no ano passado”, diz o dr. Fabio.
A atuação integrada do Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança é bastante completa. Os resultados de todos os testes gratuitos (colesterol, glicemia, medição da pressão arterial, avaliação postural e baropodometria) são fornecidos imediatamente, de maneira que é possível obter informações adicionais na hora, para considerar principalmente se, naquele momento, o corpo está apto à prática da atividade física. Dependendo do estado de saúde, o participante é aconselhado a seguir para atividade física mais leve ou a procurar um médico especialista. Para relaxar, há a quick massagem. O atendimento é seguido por palestras de temas variados, sempre direcionados para esclarecer e difundir a saúde e a qualidade de vida.
Bons resultados
De abril de 2005 a dezembro de 2012, o Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança realizou 38.400 atendimentos no parque Trianon. Em mais de sete anos, sem nenhuma interrupção, foram realizadas 93 edições. A edição de setembro de 2012 contou com a presença do EcoArt Coral, sob a regência de Lydia de Godau Pereira, que apresentou o programa “Vozes na Primavera”.
Além do reconhecimento oficial com a criação do Dia Estadual Caminhadas de Cidadania com Segurança, a ser comemorado em 4 de junho, o IOS estabeleceu em 2012 duas importantes parcerias. Desde setembro, a Drogasil, uma das maiores redes de farmácia, passou a realizar testes de glicemia no Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança, no parque Trianon, tem prestado serviços e esclarecimentos sobre beleza e estética. Uma parceria com a Cruz Vermelha Brasileira – Filial do Estado de São Paulo levou a baropodometria do IOS para a sede da entidade, na zona sul da cidade de São Paulo, no dia 29 de setembro. “O reconhecimento do governo do estado de São Paulo certamente ajudará a difundir ainda mais a filosofia que desenvolvemos e o próprio evento. Com as novas parcerias, vamos conseguir atender um número maior de pessoas”, diz o dr. Fabio.
O Instituto Ortopedia & Saúde permanece em linha com a atuação responsável que pratica, mantendo a coleta de chapas antigas de raio X para reciclagem. Iniciada em abril de 2011, conta com três pontos de coleta de chapas de raio X. O ponto de coleta da rua Itapeva, 490, conjunto 64, na Bela Vista, região central da cidade de São Paulo, funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas, somente em dias úteis. Outra alternativa é levar os exames para o parque Trianon, que funciona diariamente das 6 às 18 horas, ao lado do prédio da administração. Durante a realização do Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança, a coleta é feita das 9 às 12 horas, na entrada do parque, pelo portão 4.
O fortalecimento institucional da entidade fez com que, pelo segundo ano consecutivo, o IOS marcasse presença na ONG Brasil, o maior evento do terceiro setor da América Latina, que aconteceu de 6 a 8 de dezembro, no pavilhão Vermelho do Expo Center Norte. No estande do IOS, o visitante recebeu informações sobre o IOS e suas ações e teve uma mostra dos serviços prestados. Gratuitamente, foram oferecidas a baropodometria e a quick massagem.
Instituto Ortopedia & Saúde
Idealizado pelo cirurgião ortopedista e traumatologista dr. Fabio Ravaglia, o Instituto Ortopedia & Saúde (IOS) é uma organização da sociedade civil que desenvolve uma série de ações para promover a democratização da informação sobre saúde e prevenção a doenças, principalmente, aquelas associadas à terceira idade. Para o médico, a informação é a melhor maneira para garantir a qualidade de vida.
O Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança, principal evento do IOS, acontece uma vez por mês, sempre aos domingos, no parque Trianon, em São Paulo. Criado em 2005, a feira social de saúde realiza uma média de 300 exames médicos gratuitos a cada edição. O evento conta com a participação de profissionais da Arthros Clínica Ortopédica, presidida pelo diretor técnico Fabio Ferraz do Amaral Ravaglia (CRM 54.294 e RQE 11.990/89), fundada em 1986 e que realiza o atendimento de forma personalizada e com base em sólidos conceitos de humanização hospitalar. Também atuam como voluntários professores e alunos do Colégio Integral Inaci, que desde 1974 oferece educação profissionalizante e procura desenvolver uma visão crítica e consciente das necessidades da vida moderna. www.ortopediaesaude.org.br e www.osso.org.br.


0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga