Dom Josafá reúne candidatos ao diaconato e suas esposas

19:10 Radio Ideal FM 0 Comentarios



REFLEXÃO
A vivência legalista e proibitiva da religião é uma das maiores manifestações da dureza de coração que pode acontecer na vida das pessoas. Quando isso acontece, as pessoas não são capazes de descobrir os valores que devem marcar o nosso relacionamento entre nós mesmos e entre nós e o próprio Deus, e a religião acaba por se tornar um mero cumprimento de obrigações e de ritos, numa verdadeira bruxaria. Esta forma de religião acaba por ter como um dos seus principais fundamentos a relação de poder, o autoritarismo e a estratificação social a partir da fé das pessoas. É por isso que as autoridades do tempo de Jesus procuram descobrir a maneira como haveriam de matá-lo.
COMEMORAÇÕES
Nascimento
  • Dom Zanoni Demettino Castro, Bispo de São Mateus - ES
  • Dom José Luiz Ferreira Salles, CSSR, Bispo de Pesqueira - PE
Ordenação Presbiteral
  • Dom Odilon Guimarães Moreira, Bispo de Itabira-Coronel Fabriciano - MG
NOTÍCIAS
O Vaticano anunciou dia 22 de janeiro, duas importantes nomeações no campo das comunicações. Bento XVI designou o padre Dario Edoardo Viganó como diretor do Centro Televisivo Vaticano (CTV), cargo até agora ocupado pelo diretor da Rádio Vaticano, padre Federico Lombardi.
O Santo Padre nomeou também o leigo Angelo Scelzo, atual vice-secretário do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais como vice-diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.
Monsenhor Dario Edoardo Viganó, 51 anos, é natural do Rio de Janeiro, membro do clero da arquidiocese de Milão e professor do Instituto Pastoral “Redemptor Hominis” da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.
O Centro Televisivo Vaticano (CTV) foi criado em 1983 e tem como missão difundir com imagens o Evangelho, o ministério pastoral do Pontífice e as atividades da Santa Sé. Programa uma média anual de 200 eventos ao vivo, entre celebrações na Praça São Pedro, na Basílica de São Pedro, na Sala Paulo VI, audiências públicas do Papa e Angelus dirigidos pelo Pontífice.
Desde 2010 transmite integralmente em alta definição, medida adotada – segundo explicou padre Lombardi na época – para adequar-se aos tempos, pois “se não o fizéssemos, a imagem do Papa sairia gradualmente do mundo televisivo nos próximos anos”.
Padre Federico Lombardi, 70 anos, jesuíta, continua dirigindo a Sala de Imprensa da Santa Sé e a Rádio Vaticano.

O bispo diocesano de Presidente Prudente (SP), dom Benedito Gonçalves dos Santos, celebrou neste domingo (20), na cidade de Teodoro Sampaio, localizada no Pontal do Paranapanema, uma Missa de Abertura com o Envio dos missionários que vão realizar as Santas Missões Diocesanas (SMD) nessa cidade.
Na homilia o bispo ressaltou a importância desta iniciativa e a necessidade da Igreja Particular de Presidente Prudente (SP) se colocar em estado permanente de missão, citando os Documentos do Magistério da Igreja, de modo particular as últimas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, Documento 94 da CNBB.
De acordo com o padre Éverton Aparecido da Silva, assessor do Conselho Missionário Regional Sul 1 CNBB e um dos articuladores desta vivência missionária, em 52 anos de diocese esta é a primeira iniciativa que envolve diversas paróquias e os seminaristas de Teologia e Filosofia numa missão. Ele espera visitar em torno de 5000 (cinco mil) famílias, organizadas em 16 comunidades, e o tema central é a advertência que João faz à Igreja de Laodicéia relatada no Livro do Apocalipse de São João 3,20: “Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo”.
“Ser missionária é uma forma que encontrei de servir a Deus, respondendo ao chamado que Ele me fez no dia do meu batismo. Deixo tudo para viver uma experiência do encontro, com o outro e com Deus”, assegura a leiga Nilcéia Brigatto da Paróquia Santa Rita da cidade de Presidente Prudente-SP. José Carlos de Paula, casado, pai de duas filhas, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Parque dos Pinheiros, Álvares Machado-SP, disse que é membro do Conselho Missionário Paroquial (COMIPA) e da Pastoral Familiar, e esta missão veio para revigorar seu trabalho pastoral.
Na programação consta, além das visitas missionárias às famílias, Missa ou Celebração da Palavra, Procissão Luminosa, Terço Missionário, atividades com as crianças, Confissão, Adoração ao Santíssimo, Consagração a Nossa Senhora e um show com padre Rafael Contini e banda.
As SMD ocorrem de 20 a 27 de janeiro.
A cidade escolhida
Teodoro Sampaio foi escolhida para acolher a 1ª Santas Missões Diocesanas e ser a casa da missão diocesana porque está num processo de criação duma nova paróquia, é uma cidade com pouco mais de 20.000 (vinte mil) habitantes e socialmente carentes. Há uma participação de 82 missionários, entre locais e de dioceses vizinhas: seminaristas, padres, religiosos e vários leigos, todos engajados num trabalho pastoral em suas respectivas paróquias que se reuniram para colocar os seus dons a serviço da missão, depois dum tempo preparatório de formação.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil realizará o lançamento nacional da Campanha da Fraternidade (CF) em sua sede, em Brasília. A programação da cerimônia de abertura da CF 2013 cuja temática será “Fraternidade e Juventude” e o lema “Eis-me aqui, envia-me Senhor”, acontecerá no dia 13 de fevereiro – Quarta-feira de cinzas –, a partir das 15h, no Auditório Dom Hélder Câmara.
O evento contará com as presenças do secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner e do ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República do Brasil, Gilberto Carvalho. De acordo com o secretário executivo da Campanha da Fraternidade, padre Luiz Carlos Dias, também haverá grupos de jovens presentes na ocasião: “Nós teremos a presença dos jovens expondo a realidade que eles vivenciam”, revela.
“Aqui na sede da CNBB, teremos o lançamento oficial e nacional da Campanha da Fraternidade 2013, mas outros eventos de lançamento da CF ocorrem em várias arquidioceses e dioceses da Igreja no Brasil”, explica o padre. “Inclusive, na arquidiocese de Natal (RN), será celebrado os cinquenta anos da CF”, completa.
Após o lançamento, haverá um momento reservado para entrevistas com dom Leonardo Ulrich Steiner, com o ministro Gilberto Carvalho e demais participantes.

Entre os dias 04 e 16 de janeiro aconteceu no Instituto São Francisco, em Goiânia (GO), o Curso de Especialização e Capacitação em Liturgia, promovido em parceria com a Rede Celebra e o Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (IFITEG). Esta é a primeira, de três etapas que se seguirão em julho/2013 e janeiro/2014. 25 participantes, dentre eles 7 presbíteros, e os demais, agentes da pastoral litúrgica nas comunidades e paróquias onde atuam, vindos de diversas partes do Brasil, deram início a esta etapa.
O curso tem o objetivo de levar a uma participação mais plena da liturgia, em atitude espiritual, prazerosa, conhecendo aquilo que se estuda, através do aprofundamento das fontes e da tradição litúrgica da Igreja. O curso também visa proporcionar o aprofundamento da liturgia, fonte e cume da vida cristã, na sua dimensão teológica, espiritual, ritual e pastoral, à luz da renovação proposta pelo Concílio Vaticano II, pelas conferências da Igreja na América Latina, (Medellin, Puebla, Santo Domingo e Aparecida) e da Igreja no Brasil.
A especialização também procura desenvolver, em seus participantes, competência específica no método e na arte mistagógica de exercer diferentes ministérios nas celebrações litúrgicas em plena coerência com a sacramentalidade da liturgia e inerente espiritualidade.
A principal referência deste curso é o método mistagógico, que tem o rito como fonte de teologia litúrgica, passando pela espiritualidade e renovação da prática pastoral. “Assumimos um método participativo, que parte da realidade litúrgica, da experiência pessoal e comunitária, confrontando-as com a teologia e espiritualidade encontradas no rito, como nos vem da Tradição da Igreja, retornando à realidade de maneira criativa e criteriosa, ou seja, da prática para a prática”, afirma Maria de Lourdes Zavarez, uma das coordenadoras e professoras do curso.
Dentre outros recursos metodológicos vivenciados no curso, está o Laboratório Litúrgico, que busca a inteireza do ser na vivência ritual, articulando ritualidade, teologia e espiritualidade. Durante o curso as celebrações litúrgicas (Ofício Divino e Eucaristia) são preparadas, presididas e avaliadas pelos próprios participantes, isto é, aprendem fazendo. São momentos privilegiados onde se vive a experiência do encontro com o mistério pascal de Cristo.
A parceria
A Celebra, Rede de Animação Litúrgica, é formada por pessoas, grupos e comunidades, aberta ao diálogo ecumênico, comprometida com uma liturgia cristã, fonte de espiritualidade, inculturada na caminhada solidária dos pobres e a serviço da animação litúrgica nas comunidades. Atualmente tem núcleos espalhados em quase todos os Estados do Brasil.
O Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás, situado em Goiânia, é mantido por um grupo de Congregações Religiosas desde 1982 e tem como missão ser um espaço de reflexão filosófica e teológica de formação humana e cristã, pautado numa visão ecumênica, plural e dialogal. Credenciado pelo MEC (Port. MEC 939, 08/2008), oferece cursos de bacharelado em Teologia, licenciatura em Filosofia e pós-graduação lato sensu (especialização) em várias áreas do conhecimento.
Na última etapa, que acontecerá em janeiro/2014, os participantes apresentam um trabalho de conclusão de curso, em forma de artigo científico, abordando um aspecto ou um tema aprofundado durante o curso.
Tendo em vista a comemoração dos 50 anos da promulgação da Sacrosanctum Concilium, o Curso de Especialização e Capacitação em Liturgia oferece uma preparação a pessoas que já estão inseridas na vida litúrgica ou desejam iniciar um processo de formação litúrgica nas comunidades, dioceses e outras instâncias eclesiais, fazendo com que a admirável participação do nosso povo na vida celebrativa das paróquias e comunidades possa ser o sustento de uma espiritualidade sadia, ao mesmo tempo resgatando aquelas características que permeavam as primeiras comunidades cristãs.

Na manhã do dia 19 de janeiro, o bispo diocesano, dom Josafá Menezes da Silva, reuniu-se com um grupo de homens que almejam a ordenação ao diaconato permanente e suas esposas, na Casa de Retiro São Bento em Barreiras (BA).
No encontro destacou-se o momento de oração, o entrosamento entre os futuros diáconos e suas respectivas esposas, família e o ministério diaconal. Houve ainda uma preparação prévia para a ordenação, que está prevista para este ano.
Durante todo o encontro o grupo refletiu sobre o envolvimento das esposas e filhos na Igreja através das pastorais, a missão do diácono e a disponibilidade para colaborar na paróquia.
Para José Roberto Sant’Ana, futuro diácono, o ministério diaconal na Igreja é uma iniciativa muito importante da Igreja atual, pois, o diácono permanente pode contribuir muito para o crescimento do reino de Deus, principalmente entre as famílias. “Com certeza muitas dificuldades irão surgir, mas com a força e o apoio da Igreja, espero ajudar na medida do possível. Somos gratos com essa oportunidade iniciada por Dom Ricardo em nossa Diocese e abraçada também por Dom Josafá”, afirmou.
Casais presentes:Reinilton Rodrigues e Maria Aparecida dos SantosJosé Roberto Sant’Ana e Margarida MariaFrancisco de Assis Gadêlha e Antonieta BarbosaJosé Ferreira e Gildete da SilvaNoé Rdrigues e Adenice de JesusDivanilson (Da Mata) e Maria Euclides CostaDomingos Soares e Helenice Batista

Com o coração aberto para a convocação feita pelo Papa Bento XVI no anúncio do lema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013): “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19), a Arquidiocese do Rio de Janeiro junto com toda a juventude se prepara para realizar, no dia 27 de janeiro, o “Folia com Cristo”, maior bloco de carnaval católico do Brasil.
O arcebispo metropolitano, dom Orani João Tempesta, lembra que todas as ações do “Folia com Cristo” no ano de 2013 estão voltadas à Jornada Mundial da Juventude, que será um momento de alegria e celebração na cidade-sede da JMJ Rio2013.
O evento está em sua 6ª edição e se consolida como uma excelente opção de diversão neste período que antecede os festejos, ganhará pela primeira vez uma das principais avenidas do Centro da cidade. A concentração do "Folia com Cristo" será na Avenida Rio Branco, a partir das 15h, onde o coreógrafo da Rede Globo, Vagner Meneses Pereira – conhecido como Fly –, ensaiará um flash mob da JMJ Rio2013 com os mais de 30 mil foliões de Cristo que são esperados para o evento.
O bloco com direito a abadá – chamado pelos participantes de abaDeus – e trio elétrico, terá como tema deste ano, a Jornada Mundial da Juventude.
De acordo com padre Renato Martins, coordenador do Setor Juventude da Arquidiocese do Rio de Janeiro, quem não tiver o abadá também poderá participar do evento, pois o mais importante é ter animação para transmitir a alegria de ser cristão.
“A micareta de Jesus surgiu com o objetivo de mostrar uma face alegre da Igreja, aproximando a fé da cultura brasileira. Há muitos testemunhos de pessoas que procuraram a Igreja depois que viram a ‘Folia com Cristo’ passar. E sendo o carnaval a maior festa popular do país, nada melhor do que evangelizar do jeito que o brasileiro gosta”, declarou padre Renato Martins.

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga