Defesa Civil de Tatuí recebe kit de equipamentos para combate a enchentes Cidade registrou 102,5 milímetros de chuva nos últimos três dias

18:06 Radio Ideal FM 0 Comentarios



O mês de janeiro é sempre uma época de preocupação extra para a Defesa Civil. O período de chuvas causa diversos transtornos, como inundações, desmoronamentos e danos ao mobiliário público e à comunidade. Mesmo sem incidentes graves registrados em 2013, a Defesa Civil de Tatuí mantém estado de alerta, com monitoramento ativo em áreas de risco. Esta semana, através de parceria com o Governo do Estado, o município foi contemplado com um kit para o trabalho de combate aos problemas causados pelas chuvas.
Crédito: Comunicação Tatuí - Evandro Ananias

O material inclui 30 pares de botas de borracha meio-cano, 20 capas de chuva forradas, 50 coletes, 40 bonés, 200 metros de lona plástica, dois rolos de fita zebrada, um pluviômetro – equipamento usado para manter o volume de chuva – 2 mil folhetos informativos e cartilhas informativas.
O equipamento foi recebido pelo prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, na terça-feira, 15, das mãos do coordenador adjunto da Defesa Civil, João Batista Alves Floriano e de Silvano Aparecido Calori – também membro da DS, que pelo decreto 13.657, de 9 de janeiro de 2013, passa a ser coordenada pelo secretário municipal de Governo e Segurança Pública, o vice-prefeito Vicente Menezes.

Jardim Nova Europa
O incidente de maiores proporções aconteceu no último dia 9 de janeiro, no Jardim Nova Europa, com a queda de um muro da Itaruban, que chegou a gerar entulhos em algumas residências e pânico entre os moradores. A erosão causada pelas chuvas provocou o desabamento.
Em ação conjunta técnicos da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente promoveram a retirada de entulhos e a limpeza das residências, enquanto o Gabinete de Bem Estar Social e Cidadania encaminhou assistentes sociais para assistir as famílias atingidas. Porém, um novo deslizamento no local ocasionou a formação de barranco e mais terra se espalhou pela rua. A Prefeitura aguarda um novo período de estiagem para nova limpeza.
A Itaruban foi notificada e se comprometeu em reconstruir o muro, com padrões reforçados para atender as exigências locais, além de arcar com mais reparos necessários.    

Mais chuva
Somente nos últimos três dias, Tatuí registrou 107,5 milímetros de chuva, o que redobra a atenção nos níveis do Rio Tatuí, que afetam a ponte do Jardim Tomas Guedes. Já o Distrito da Americana também é ponto de constante monitoramento, por estar localizado na confluência de três rios: Sorocaba, Sarapuí e também o Tatuí. Os bairros Jardim Europa, Jardim Nova Europa e Morro Grande também são alvo de preocupação já que nos anos anteriores tiveram deslizamentos de terra. A expectativa para o final de semana é de mais chuva, porém com menos volume do que o registrado durante a semana.  

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga