Arcebispo lança texto-base da Campanha da Fraternidade de 2013: jovem é o protagonista

19:27 Radio Ideal FM 0 Comentarios



CF na Quaresma do ano que vem já prepara o Brasil para sediar, em julho, a Jornada Mundial da Juventude

O protagonismo dos jovens será o grande motivador da Campanha da Fraternidade do ano que vem, que na Quaresma de 2013 pela quadragésima-nona vez ocorre a nível nacional, numa iniciativa da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Com o tema "Fraternidade e Juventude", sintetizado no lema "Eis me aqui, envia-me", conforme o relatado no versículo 8 do capítulo 6 do Livro do Profeta Isaías (Antigo Testamento), esta próxima Campanha da Fraternidade é motivada no propósito de ser uma voz profética e transformadora para a vida do povo. 

"Abordando o tema da juventude e da cultura midiática na qual ela se faz presente interagindo, a Campanha da Fraternidade'2013 visa tanto os jovens, quanto os adultos em seu processo de amadurecimento enquanto cristão e cidadão, ser de relação e chamado à vida plena", esclarece dom Eduardo Pinheiro da Silva, bispo-auxiliar da Arquidiocese de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB.

O arcebispo metropolitano de Sorocaba, dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, em nome da CNBB fará o lançamento oficial para a cidade e região do texto-base desta Campanha da Fraternidade - que terá seu tempo forte começando na Quarta-Feira de Cinzas, no dia 13 de fevereiro de 2013, e indo até o Domingo de Páscoa (31 de março seguinte) -, nesta quinta-feira, 20 de dezembro, em solenidade programada para as 19h30 no auditório do Centro Arquidiocesano de Pastoral "Dom José Melhado Campos", à avenida Dr. Eugênio Salerno, 60 - fundos, com convite à presença e participação estendido a todos os interessados, sobretudo aos jovens, pela Coordenação Arquidiocesana da CF.

Aliás, bom que se destaque desde logo, esta próxima Campanha da Fraternidade, ao lado de propor aos jovens, neste tempo de mudança de época, refletir e rezar com eles, reapresentando-lhes o Evangelho como sentido de vida e, ao mesmo tempo, como missão - "O Evangelho é nossa vida, nossa existência", diz o texto-base preparado pela CNBB -, buscará já preparar mais imediatamente toda a comunidade brasileira, embora primordialmente os jovens, para a próxima Jornada Mundial da Juventude, a ser realizada no final de julho seguinte na cidade do Rio de Janeiro, inclusive trazendo ao Brasil mais uma vez para dela participar o papa Bento XVI.

"EIS ME AQUI, ENVIA-ME" 

O lema escolhido para a CF-2013 - "Eis-me aqui, envia-me" -, por outro lado, ressalta o reconhecimento de parte da Igreja do valor do jovem, provocando neles este compromisso de serem comunicadores da vida e da verdade que liberta os filhos de Deus de todas as amarras, escravidões e condicionamentos. "O 'eis-me aqui, envia-me' é a voz forte do jovem que, repleto de sonhos e com grande autoestima, se coloca à disposição para ajudar a todos nós a navegarmos em águas profundas neste mundo virtual que lhe é caro e próprio", como também destaca o texto-base.

Segundo a coordenadora arquidiocesana Anice Souza de Almeida, a Campanha da Fraternidade é um instrumento para desenvolver o espírito quaresmal de conversão e renovação interior a partir da realização da ação comunitária que, para os católicos, é a verdadeira penitência que Deus quer em preparação da Páscoa. 

"Ela ajuda na tarefa de colocar em prática a caridade e ajuda ao próximo. É um modo criativo de concretizar o exercício pastoral de conjunto, visando a transformação das injustiças sociais", afirma Anice, acrescentando que a Campanha da Fraternidade é, assim, o caminho que a Igreja no Brasil encontrou meio século atrás para celebrar a Quaresma em preparação à Páscoa. "Ela dá ao tempo quaresmal uma dimensão histórica, humana, encarnada e principalmente comprometida com as questões específicas de nosso povo, como atividade essencial ligada à Páscoa do Senhor".

TEXTO José Benedito

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga