Alerta aos católicos de Sorocaba e Região: mais um caso de "falsas paróquias"

18:30 Radio Ideal FM 2 Comentarios



Comunicamos a todos os católicos de nossa Arquidiocese que foi instalada em Sorocaba a “Paróquia Carismática Senhor Bom Jesus” na Praça Benedito Paes de Almeida, na Vila Santana (Adélia). 

O primeiro caso desta agremiação religiosa é a "Bom Jesus dos Milagres" que fica próximo ao terminal Santo Antônio, no centro de Sorocaba. A faixa traz o nome de paróquia e se refere a uma freira e "oração forte".

Esta Paróquia não pertence à Igreja católica, mas a uma denominação que se autointitulou “Igreja Católica Apostólica Carismática”. Está à frente da mesma o Sr. Renato Suhett Lima, egresso da Igreja Universal do Sr. Edir Macedo, tendo passado pela Igreja Anglo Católica, agora a serviço da ICAC. 

Como o nome desta agremiação religiosa pode dar a impressão de que se trata de uma paróquia católica, - o Sr. Renato a propaga também através de rádio local - peço aos sacerdotes diáconos e coordenadores de comunidades que divulguem a Nota Pastoral da Presidência da CNBB que tratou da questão e que se aplica especialmente à ICAC.

Sorocaba, 23 de janeiro de 2013. Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues - Arcebispo Metropolitano
NOTA PASTORAL DA PRESIDÊNCIA DA CNBB SOBRE ALGUMAS QUESTÕES RELATIVAS AO USO INDEVIDO DOS TERMOS: CATÓLICO, IGREJA CATÓLICA, CLERO E OUTROS

A CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL – CNBB, na defesa da verdade e da liberdade, considerou oportuno publicar a presente Nota Pastoral, destinada aos membros do episcopado, do clero, aos religiosos e a todos os fiéis leigos. 

O uso de nomes, termos, símbolos e instituições próprios da Igreja Católica Apostólica Romana, por outras denominações religiosas distintas da mesma, pode gerar equívocos e confusões entre os fiéis católicos. Nestes casos o uso da palavra “católico”, “bispo diocesano”, “vigário episcopal”, “diocese”, “clero”, “catedral”, “paróquia”, “padre”, “diácono”, “frei”, pode induzir a engano e erro. Pessoas de boa vontade podem ser levadas a frequentar tais templos, crendo que se trata de comunidades da Igreja Católica Apostólica Romana, quando na verdade não o são. Por essa razão a Igreja tem a obrigação de esclarecer e alertar o Povo de Deus para evitar prováveis danos de ordem espiritual e pastoral.

Assim, temos o dever de alertar os fiéis católicos para a existência de alguns grupos religiosos, como é o caso da autointitulada “igreja católica carismática de Belém” e outras denominações semelhantes, que apesar de se autodenominarem “católicas”, não estão em comunhão com o Santo Padre, Papa Bento XVI, e não fazem parte da Igreja Católica Apostólica Romana. 

Por esta razão todos os ritos e cerimônias religiosas por eles realizadas são ilícitos para os fiéis católicos. Assim sendo, recomenda-se vivamente aos féis que não frequentem os edifícios onde eles se reúnem e nem colaborem ou participem de qualquer celebração promovida por esses grupos. Rezemos para que a unidade desejada por Jesus Cristo, aconteça plenamente.
Brasília-DF, 30 de novembro de 2011. 
Cardeal Raymundo Damasceno de Assis - Arcebispo de Aparecida - Presidente da CNBB. 
Dom José Belisário da Silva - Arcebispo de São Luis - Vice Presidente da CNBB. 
Dom Leonardo Ulrich Steiner - Bispo Auxiliar de Brasília.

2 comentários:

  1. RESPOSTA OFICIAL DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA CARISMATICA:Dom Eduardo Benes de Sales de Oliveira.
    Arcebispo Metropolitano de Sorocaba



    Excelência,
    Paz e bem.

    Embora eu só tenha sido sagrado bispo em 21 de dezembro de 2011, a cidade de Sorocaba integra minha região Eclesiástica. Com procuração do Supremo Concílio da ICAC.
    Lamentavelmente, a vossa nota, publicada em sites e jornais, trás um erro grotesco, da parte da CNBB. O uso dos referidos titulos, como de propriedade de uma unica igreja, beira a falta de conhecimento, que não é o caso do presidente da CNBB.
    Paróquia, Catedral, diacono, etc, centenas de igrejas usam no Brasil, inclusive igrejas protestantes. Mas em qual lugar do mundo apenas as igrejas ligadas ao vaticano usam?
    Em lugar algum, pois vossas igrejas, nossas irmãs em Cristo e no amor de Maria, são igrejas particulares, regidas por um CNPJ proprio.O acordo BrasilX Santa Sé não os coloca como de propriedade de títulos. Este acordo, já existem pedidos inclusive dizem de anglicanos e outros, para que seja revisto. De nossa parte nunca houve questionamento algum, pelo fato de sermos sim IGREJA CATÓLICA, com sucessão Apostólica da IGREJA VÉTERO CATÓLICA.
    Estamos no Brasil há decadas, trabalhando de forma ordenada. Não vendemos sacramentos. Não somos divisão nem subdvisão de Igreja alguma.
    O presidente da CNBB na referida nota que o senhor anexou ao chamado "alerta ao povo católico' se referiu a recem criada igreja de belém, que nada tem a ver conosco. Nem Dom Milingo, pois estamos por decadas trabalhando, sem jamais usarmos os métodos da ICC, respeitamos esta outra igreja, mas não temos tais costumes:recrutação de padres, etc.
    Por isto nossos sacerdotes , trabalham ordenadamente, sem nunca um escândalo ou em tempo algum se passando pela IGREJA ROMANA, jamais fizemos isto. Embora com todas estas atitudes, retrogradas, ainda tentamos manter a unidade.

    No caso especifico de Sorocaba, não temos ligação com nenhuma igreja citada, em tal endereço. Não conheçemos, portanto a unica ligação que a Paróquia Bom Jesus tem é com a Catedral em Campinas e com as paróquias da região em Itu, Salto, etc.
    Responde esta Paróquia a nossa diocese em Bauru, a Arquidiocese em Campinas e ao Supremo Concílio da ICAC.
    O presbitero Renato Suhett Lima, foi protestante anos atrás. Como alguns padres da IGREJA ROMANA, que estão em atividade, inclusive ligados a RCC.
    Mas o que deveria ser um motivo de alegria para todos, por sua conversão. Este foi ordenado pelos Anglos Católicos, sendo bacharel em Teologia, Letras e outras formações, eclesiasticas e laícas.
    No ingresso a ICAC, teve um periodo de aprendizagem, se submetendo a uma PREPARAÇÃO ESPIRITUAL.
    Muito nos comove, pois este era desiludido com o cristianismo, aprendeu amar MARIA, se tornou um Católico de verdade, não por conveniência.
    Respeitamos o fato de esclarecer que não pertencemos a sua diocese, nem tão pouco a Santa Sé, mas Senhor Arcebispo, é hora de nós católicos, de qualquer vertente, termos unidade. Pois a ICAC em lugar algum do Brasil, trouxe problemas a sua igreja. Muito pelo contrário, somos reconhecidos como pessoas de bom testemunho, que buscam os que estão longe da Igreja, não fazemos proseletismo. Temos o reconhecimento das Autoridades, que vem em nosso trabalho seriedade.
    Não estamos em Sorocaba, para retirarmos uma pessoa que seja de vossa igreja, pois ja tinhamos grupos que iam em Campinas, Itu, Salto e Osasco. Buscamos os que estão longe do Cristo.
    Rogando a Deus que o abençoe.
    Mesmo estando em um estado laíco, esperamos manter o respeito.
    Parabéns pelo vosso trabalho até ENTÃO desenvolvido em Sorocaba.
    No amor de Maria.

    Att
    + Dom Valmir Damásio
    Bispo Auxiliar(ICAC)
    14(91768266)
    www.paroquiabomjesus.com.br
    www.paroquiabauru.com.br
    www.igrejacatólicacarismatica.com.br

    ResponderExcluir
  2. PAPA FRANCISCO RECEBE ARCEBISPO VÉTERO CATÓLICO , ARCEBISPO DA IGREJA ANGLICANA E ORTODOXA!!
    QUE SEJA O FIM DE TODA INTOLERÂNCIA COM OS IRMÃOS CATÓLICOS NÃO ROMANOS!!

    REPRESENTANTES DE IGREJAS CATÓLICAS NÃO ROMANAS,
    e representações de outras igrejas na entronização do Papa Francisco. Aqui vemos o arcebispo de Utrecht, os Veteros Cartólicos, o arcebispo anglicano de York, John Sentamu, vários bispos de outras igrejas NÃO ROMANAS, um representante ortodoxo Inglês, entre outros.
    E agora,senhor mui digno,excelentíssimo Bispo Dom Benes?

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga