Unasul aprova programa para desenvolvimento de avião militar

10:39 Radio Ideal FM 0 Comentarios


O Conselho de Chefes de Estado e de Governo da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) aprovou um programa de integração militar que prevê a concepção, desenvolvimento e produção de um avião militar de treinamento. A iniciativa servirá para integrar a indústria e os sistemas de defesa e monitoramento dos países-membros da Unasul.
Também foi aprovado o planejamento de um sistema sul-americano de monitoramento que utilizará recursos do Centro de Gestão e Operações do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), com sede em Brasília.
Para compor o sistema, serão utilizadas aeronaves não-tripuladas, seguindo o exemplo do veículo aéreo não-tripulado brasileiro (Vant). Apesar de importar os Vants, as Forças Armadas do Brasil estão processo para produzir os próprios aviões nos próximos anos. “O Brasil já tem feito contatos com países da Unasul sobre esse monitoramento e sobre a colaboração do nosso país. Vejo com muita satisfação que, nessa reunião da Unasul, os representantes tenham mencionado nosso sistema como sendo importante para todos os países”, disse Michel Temer.
As propostas foram elaboradas pelo Conselho de Defesa da América do Sul na reunião de ministros de Defesa da Unasul e aprovadas pelo Conselho de Chefes de Estado e de Governo da Unasul. A reunião ocorreu em Lima (Peru) com a lresença de delegações de 11 países.

---------------------------------------------------------

Galeria de fotos: 

Vice-presidente Michel Temer em encontro da Unasul

http://www2.planalto.gov.br/vice-presidente/fotos/2012/11/30/evento-01
http://migre.me/c9EWw

------------------------------
---------------------------

Áudio:

Discurso do vice-presidente Michel Temer na Unasul

http://www2.planalto.gov.br/vice-presidente/audios/2012/11/discurso-do-vice-presidente-michel-temer-na-unasul
http://migre.me/c9EY4
---------------------------------------------------------

Notícias:

Temer defende criação de Tribunal Sul-Americano

www2.planalto.gov.br/vice-presidente/noticias/2012/11/2012-11-30-michel-temer-tribunal-penal-sul-americano
http://migre.me/c9F1U
O vice-presidente da República, Michel Temer, defendeu a criação do Tribunal Penal Sul-Americano para atuar em questões de litígio entre países da região. A questão foi colocada pelo presidente do Equador, Rafael Correa, para implementar o Poder Judiciário no âmbito da Unasul. Já o presidente da Colômbia, Juan Manoel Santos, reclamou de recente decisão da Corte Internacional de Haia sobre uma questão transfronteiriça que beneficiou a Nicarágua.
“Quero lamentar muitíssimo que estas deciões do tribunal que decide sobre fronteiras e territórios seja uma instância única. O fato de ser instância única significa, de alguma maneira, uma agressão aos princípios democráticos segundo os quais toda decisão deve comportar uma espécie de revisão”, disse Temer no discurso na VI Reunião de Chefes de Estado e de Governo da Unasul. A Corte Internacional de Haia também foi mencionada sobre a disputa de Peru e Chile sobre suas fronteiras marítimas. Os presidentes dos dois países declararam que vão respeitar o que o tribunal decidir.

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga