Rádio Comunitária perde grande comunicador popular aos 54 anos

11:23 Radio Ideal FM 1 Comentarios


Grande Jota Lima,

Apaixonado por rádio comunitária, por música de viola, por festivais de música raiz, pela sua gente e pela grande cidade de Capivarí, SP
Jota Lima nos deixou, fica um vazio na música de viola, na rádio comunitária, na cidade de Capivarí e na cultura popular.
Desconhecido para muitos, mas em sua terra, não tinha para ninguém, era a grande audiência do Rádio na cidade. Recusou convites de rádios comerciais porque se identificava na comunitária. Falava do seu jeito, com os sotaques, com as característica de seu povo. Não admitia rádio pastel, de fala empostada, dizia ele que este modelo estava fora da realidade de sua gente, quer o ouvia porque falava igual à todos, com a simplicidade e a linguagem de Capivari. Dizia ele que rádio sem o sotaque caipira não era rádio, era falsidade.
Com seu linguajar simples, e fala de cabloco fez uma das maiores e emocionantes intervenções em nossa audiência pública de rádios Comunitárias em dezembro do ano passado em Campinas, emocionando a todos, dizendo que "apesar de sua fala ser cheia de erros, queria falar a verdade, e que falaria o que sentia e o que desejava", recebendo de todos aplausos e assim foi recebendo nossa simpatia.
Quando alguém da viola ia embora como Tinoco, Xavantinho, Pardinho e tantos outros, ele não apenas noticiava como a grande mídia costumava fazer. A semana toda era de homenagens para aqueles que mantinha acesa a chama de nossa cultura popular. Nosso grande comunicador Jota Lima, se entristecia porque uma parte da música raiz ia embora, e assim a tristeza tomava conta de sí.
Jota Lima morreu de um enfarto fulminante hoje pela manhã fazendo o que mais gostava, fazendo rádio comunitária. Morreu no stúdio gravando seu programa na Rádio Comunitária de Capivarí. Toda a cidade está chocada com sua partida, mas os grandes violeiros já o aguardavam no céu agradecendo seu amor pela música de raiz. No local de sua morte, no estúdio da Rádio, dezenas de pessoas não acreditavam no que viam: o maior comunicador popular de Capivarí nos deixava. Ele um dia me disse... Jerry se um dia morrer, quero morrer com a música raiz de fundo, e foi isso que aconteceu.
Minha decepção neste momento era não ter conseguindo visitá-lo durante sua programação, ele fazia questão de um dia me entrevistar ao vivo na rádio, mas infelizmente nunca conseguimos acertar uma agenda.
O sepultamento de Jota Lima acontece amanhã dia 16 de dezembro as 09:00 da manhã no cemitério de Capivarí-SP.
Amanhã as 14 horas, a Rádio Alternativa de Capivarí reapresenta o último programa deste grande comunicador popular.
Quem quiser conhecer um pouco da arte de Jota Lima, é só acessar o site da Rádio Alternativa no seguinte endereço: http://www.radioalternativa.fm.br/

Descanse em paz companheiro Jota Lima.

Abraços,

Jerry e Coordenação estadual da ABRAÇO - SP

Um comentário:

  1. JUSTIÇA MANDA TV-TEM RETIRAR AGRESSÕES CONTRA O PROF. ELIEL

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga