Projeto de educação desenvolvido em Cerquilho, SP, ganha prêmio nacional Projeto ‘Escola e Família’ tem o objetivo de aproximar os pais da escola. Município conquistou o Prêmio Inovação em Gestão Educacional.

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O município de Cerquilho (SP) está entre as dez cidades que foram premiadas por iniciativas inovadoras na educação pública. A conquista se deve ao projeto ‘Escola e Família - parceria que promove sucesso’ que foi implantado em unidades de ensino com o objetivo de aproximar os pais da educação dos filhos.
O Prêmio Inovação em Gestão Educacional, promovido pelo Ministério da Educação, avaliou quatro temáticas: pedagogia, gestão de pessoas, planejamento e avaliação e resultados educacionais. Ao todo, 157 trabalhos de todo o país foram inscritos.
De acordo com secretário de educação e cultura de Cerquilho, Osinaldo de Oliveira, autor do projeto, a implantação do ‘Escola e Família’ teve como principais objetivos a participação e envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos, bem como tornar o ambiente educacional em um espaço totalmente democrático. O projeto atualmente atinge um índice de aproximadamente 90% de presença de pais e familiares na escola o que contribuiu para a elevação do IDEB/2011 com o resultado de 6,8 no Fundamental I e 5,6 no Fundamental II.
Os pais avaliam como positivo o resultado e ressalta que estão conscientes sobre a importância dessa interação. A auxiliar de cozinha Ana Flávia Alves de Paiva ressalta que acompanha de perto o desempenho dos filhos que estão matriculados na escola municipal ‘Araci Pilon Grando’, uma das 24 unidades da cidade. “Faço questão de estar sempre presente nas reuniões porque sei que é muito importante. A diretora e a professora passam para a gente tudo o que os alunos fazem em sala de aula. Os projetos estão todos em apostilas e que nós podemos levar para a casa”, comenta a mãe.
A auxiliar de escritório Regiane Aparecida Lopes também tem uma filha matriculada na unidade de educação. Ela destaca que as portas estão sempre abertas para discutir os problemas dos alunos. “Qualquer dúvida que a gente tem, qualquer situação que aconteça, em qualquer hora, a escola está aberta para que possamos esclarecer as dúvidas. Nas reuniões também sempre tem interação, pois são realizadas palestras com profissionais do Conselho Tutelar, segurança entre outros. Fico bastante segura em deixar minha filha na escola”, comenta.
A professora Rosa Holtz afirma que as palestras ajudam a aproximar ainda mais os pais da escola. Está no projeto discutir com eles temas considerados ‘tabus’. “Aqui discutimos assuntos como a interferência da mídia na educação dos nossos filhos, a questão da erotização precoce e ainda a importância do brincar para a formação educacional dos alunos. Em cidades pequenas como Cerquilho, as crianças ainda brincam, mas nos municípios maiores, elas têm agendas como os adultos e sobra pouco tempo para a brincadeira. Aqui falamos do papel dos pais sobre a formação dos filhos, incluindo essa questão da recreação”, afirma.
O projeto de Cerquilho premiado passa a fazer parte do banco de experiências do laboratório em gestão educacional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep). Para o secretário de educação, o resultado foi possível devido aos esforços de todo o contexto. “Todos nós trabalhamos muito. O trabalho envolveu educadores, gestores, professores e a comunidade, principalmente os pais, que estão constantemente nas escolas, e os nossos alunos que tiveram bons resultados em avaliações externas”, explica.
Para a educadora Célia Regina Bettini, diretora de uma das unidades que adotou o projeto, o reconhecimento é muito importante. “Fico até emocionada. Foi muito gratificante participar. Agora vou levar esse prêmio para o resto da minha carreira. Ele estará no meu currículo”, diz.
Sobre o Prêmio Inovação em Gestão EducacionalDe acordo com a prefeitura de Cerquilho, o prêmio foi instituído pelo Ministério da Educação em maio de 2006, sob coordenação do Inep, em parceria com a Secretaria de Educação Básica, FNDE, UNDIME e UNESCO. O evento tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento e mobilizar os municípios a fim de tornarem públicas as experiências inovadoras em Gestão Educacional municipal que contribuíram para o alcance dos objetivos e metas do Plano Nacional de Educação e do Compromisso Todos pela Educação.

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