Professores e alunos da USP participam de missão em Afogados da Ingazeira

09:01 Radio Ideal FM 0 Comentarios



Frank la Rue participa de atividades em Brasília e São Paulo a convite do FNDC e da campanha “Para Expressar a Liberdade”
O relator especial para promoção e proteção do direito à liberdade de opinião e expressão da Organização das Nações Unidas (ONU), Frank la Rue, estará em Brasília e São Paulo entre os dias 11 e 13/12 a convite do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) para participar de atividades da campanha “Para Expressar a Liberdade”, que reivindica um novo marco regulatório para as comunicações no país.
O relator participa de debates públicos na Câmara Municipal de São Paulo e na Universidade de Brasília, e terá reuniões institucionais com ministros e parlamentares. Ele também receberá relatos de casos de violação da liberdade de expressão e acesso à informação por parte de entidades da sociedade civil brasileira.
La Rue tem se manifestado em defesa de medidas de combate à concentração dos meios de comunicação e em apoio à liberdade e garantia de direitos na Internet. Recentemente, LaRue se posicionou a favor da Ley de Medios da Argentina, por entender que instrumentos de regulação democrática são necessários para garantir o pluralismo e a diversidade na comunicação.
Em Brasília, ele participará da mesa redonda “Liberdade de Expressão, Mídia, Política e Direitos Humanos”, na noite do dia 11, com docentes da UnB e representante do FNDC. Além disso, nos dias 11 e 12, já tem agendas confirmadas com parlamentares, Ministério das Comunicações, Ministério das Relações Exteriores, Secretaria Geral da Presidência da República e Secretaria de Direitos Humanos, além do Ministério Público Federal.
Em São Paulo, na manhã do dia 13, ele se reunirá no auditório do Sindicato dos Engenheiros com representantes da sociedade civil para que sejam apresentados informes sobre violações à liberdade de expressão no Brasil. Às 12h30, concederá uma coletiva de imprensa no mesmo local. Às 19h30, participa do debate “Liberdade de expressão e concentração dos meios de comunicação”, na Câmara Municipal, ao lado de parlamentares, pesquisadores e militantes da luta pela democratização da comunicação no país.
A visita de Frank la Rue a Brasília e a São Paulo se dá por iniciativa do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação e da campanha “Para expressar a liberdade”, com apoio da Altercom – Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores da Comunicação, Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Conselho Federal de Psicologia, Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social e da Frente Paulista pelo Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão – Frentex.
Confira abaixo a agenda aberta ao público já confirmada de Frank la Rue em Brasília e São Paulo:
Dia 11 – Brasília
19h – Mesa-redonda na Universidade de Brasília, sob organização do Laboratório de Políticas de Comunicação
Auditório da Faculdade de Comunicação (Subsolo do ICC Norte) da Universidade de Brasília
Dia 13 – São Paulo
10h-12h30 – Reunião com a sociedade civil para apresentação de casos de violação da liberdade de expressão e acesso à informação
Sindicato dos Engenheiros – Rua Genebra, 25 – Centro (ao lado da Câmara Municipal)
12h30 – Coletiva de Imprensa
também no Sindicato dos Engenheiros
19h30 – Debate “Liberdade de expressão e concentração de mídia” na Câmara Municipal de São Paulo
Viaduto Jacareí, 100 – Auditório Prestes Maia – 1º andar
Informações à imprensa:
(61) 3224-8038 – Maria Mello/ Raquel de Lima
(61) 8239-5569 – Maria Mello

A Abraço – PE (Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária de Pernambuco) participa de missão humanitária junto aos estudantes da USP nos dias 14 e 15 de dezembro em Afogados da Ingazeira – PE. O trabalho será em parceria com a emissora de rádio comunitária da cidade.
Mais de 200 professores e alunos da Universidade de São Paulo, que fazem parte do Projeto Bandeira Científica, chegaram no fim de semana em Afogados da Ingazeira, Sertão pernambucano. A partir desta segunda-feira, o grupo estará atendendo a população.
O grupo desembarcou no sábado, na base aérea do Recife. A missão chegou em dois aviões Hércules da Força Aérea. Do Recife, os professores e estudantes seguiram para Afogados da Ingazeira em quatro ônibus, cedidos pela Viação Progresso. As quatro toneladas de equipamentos e medicamentos seguiram em dois caminhões do exército, que deu todo o apoio logístico à missão.
Eles chegaram na noite de sábado e neste domingo passaram o dia arrumando a área, onde permanecerão fazendo os atendimentos a partir dessa segunda-feira.
Augusto Martins e Raimundo do foto demonstraram entusiasmo com a iniciativa. “Em meio a uma das mais graves secas, receber uma ação dessa importância é algo que só temos que comemorar,”avaliou Augusto. O Professor Luiz Fernando Ferraz, coordenador do Projeto, agradeceu a acolhida e destacou o compromisso da USP em prestar atendimento integral em saúde e dar apoio tecnológico, capacitando os gestores municipais. “Não serão apenas ações pontuais. Queremos deixar um legado de serviços, algo que permaneça quando formos embora,” afirmou o Professor.
Em sua 15ªedição, o projeto tem o apoio da Prefeitura de Afogados e de diversas empresas de São Paulo. A cidade foi selecionada para sediar a expedição, que ocorrerá entre os dias 10 a 18 deste mês, depois de uma triagem de mais de mil cidades do país. O município foi escolhido por atender os critérios do projeto, como ter de 25 a 35 mil habitantes, possuir mais de 50% da cobertura pelas unidades estratégias Saúde da Família e o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) entre 0,4 a 0,7. No ano passado, a edição do Bandeira Científica foi na cidade de Belterra, no Pará.
Informações: Abraço-PE

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga