Alunos da região classificam-se para fase estadual de torneio de robótica Projetos de Itapetininga, Boituva e Itapeva (SP) são selecionados. Fase estadual será nos dias 6, 7 e 8 de dezembro em Brotas (SP).

11:25 Radio Ideal FM 0 Comentarios



Equipes de três unidades do Sesi da região de Itapetininga (SP) tiveram seus projetos classificados para a fase estadual do 4º Torneio Estadual de Robótica. Alunos de Boituva (SP), Itapetininga e Itapeva (SP) se classificaram na fase seletiva regional, que foi realizada no município de Votorantim (SP) na segunda-feira (26).
 
A seletiva reuniu 16 equipes regionais, que disputaram quatro vagas para a fase estadual. O torneio, que este ano teve como tema “Soluções para a terceira idade”, tem o objetivo de desenvolver nos alunos da rede escolar do Sesi, competências e habilidades nos campos da Ciência e Tecnologia.

Os alunos de Itapetininga se classificaram em primeiro lugar. Eles criaram um leitor de informações nutricionais para auxiliar o idoso no momento das compras em supermercados. “Nosso equipamento oferece informações necessárias para o idoso controlar o diabetes e a hipertensão, e também outras doenças. Nosso equipamento aparece numa linguagem mais simples e com tamanho de letra maior”, disse a estudante Bruna Caroline Ângelo Lemes.

Na segunda colocação ficaram os alunos de Boituva. O projeto desenvolvido por eles foi pensado em uma forma de agilizar o atendimento do idoso em hospitais. Eles criaram um cartão que carrega todos os dados pessoais e clínicos, evitando que informações importantes sejam esquecidas no momento de um atendimento médico. “A pessoa doente não terá de preencher fichas. Ela somente precisará do cartão e, nele, já estarão todas as informações”, afirmou a estudante Glória Ribeiro Lopes, de 12 anos.

Já a equipe da cidade de Itapeva se classificou na terceira posição. Os alunos criaram um novo modelo de caixa eletrônico. O caixa tem um sistema de navegação mais simples, com maior facilidade, segurança e independência do usuário. Ele também possui letras maiores, botões mais legíveis e mensagem de áudio.
Além das três cidades da região, a cidade de Botucatu (SP) se classificou em quarto lugar para a fase estadual do torneio.

Os critérios para definir os classificados foram inspiração, trabalho em equipe, profissionalismo (cortesia, respeito, coleguismo), desempenho do robô, design mecânico, programação, estratégia e inovação, pesquisa e projeto de pesquisa.
Alunos do Sesi de Itapetininga (SP) usaram o teatro para apresentar o projeto vencedor.  (Foto: Reprodução/TV Tem)Alunos do Sesi de Itapetininga (SP) usaram o teatro para apresentar o projeto. (Foto: Reprodução/TV Tem)
Satisfação dos selecionados
O técnico da equipe de Boituva Fábio Lima, conta como estão os alunos depois da classificação. “Os alunos estão muito felizes, sonhando com a possibilidade de disputar a etapa nacional. Eu também estou muito feliz pelo trabalho realizado. Por ser a primeira vez deles participarem da disputa, conseguir um segundo lugar é muito gratificante. Eles tiveram que aprender robótica em dois meses de preparação, e espero que eles sirvam de modelo para o resto da escola“, diz.

Além disso, Lima conta que os alunos começaram a arrumar os problemas e os defeitos observados na disputa já nesta terça-feira (27). “Os alunos começaram a resolver os problemas hoje mesmo, eles estão motivados”.

Quem também está pensando em melhorar o projeto é o técnico mentor da equipe de Itapeva, João Paulo Lepinsk. “Temos duas semanas para fazermos os ajustes e conseguirmos uma boa colocação na fase estadual. Os alunos já começaram com as melhorias e estão muito felizes com o terceiro lugar. É a primeira vez que eles participam do torneio, então o resultado é positivo”, conta.

A competição estadual, para jovens de 9 a 16 anos,  será realizada na cidade Brotas (SP) nos dia 6, 7 e 8 de dezembro, onde serão reunidas equipes classificadas em oito seletivas de todo o estado. Nessa fase serão classificadas oito equipes que vão disputar a etapa nacional do torneio, que será promovida em março de 2013 na cidade de São Paulo (SP).
Torneio de robótica na Olimpíada do Conhecimento 2012 (Foto: Maurício Nascimento)Fase nacional do torneio será promovida em março de 2013. (Foto: Maurício Nascimento)

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga