Instituto Ortopedia & Saúde participará da exposição ONG Brasil 2012

10:21 Radio Ideal FM 0 Comentarios


O Instituto Ortopedia & Saúde (IOS), entidade que organiza o Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança, feira de saúde e atividade física monitorada por médicos e profissionais de educação física, estará presente na exposição ONG Brasil 2012, que acontecerá no pavilhão Vermelho do Expo Center Norte.
Dr. Dario Giannini, Francisco Ravaglia e Fabio Ravaglia, presidente do Instituto Ortopedia & Saúde, em palestra no parque Trianon


O Instituto Ortopedia & Saúde (IOS), presidido pelo dr. Fabio Ravaglia, participará da exposição do ONG Brasil 2012, principal evento do terceiro setor, que acontecerá no pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo. De 6 a 8 de dezembro, no estande 921, à rua O, o IOS mostrará uma parte de seu trabalho, ao oferecer gratuitamente aos participantes da feira e do congresso a baropodometria, mais conhecida como o teste da pisada, que ajuda na hora de escolher o sapato e detecta problemas nos pés que podem afetar a saúde. “Este é o segundo ano consecutivo que o Instituto Ortopedia & Saúde participa do ONG Brasil. É uma oportunidade importante para apresentar o IOS e a série de serviços de saúde que oferece gratuitamente para o público nos eventos que realiza há mais de sete anos”, diz o dr. Fabio.
O Instituto Ortopedia & Saúde foi idealizado pelo médico dr. Fabio Ravaglia e desenvolve ações para promover a democratização da informação sobre saúde e prevenção a doenças, principalmente aquelas associadas à terceira idade. Para o especialista, a informação é a melhor maneira para garantir a qualidade de vida. O principal evento da ONG, cujo vice-presidente é Francisco Ravaglia, é o Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança, a “feira de saúde solidária®”, voltada a prestar serviços de saúde e a incentivar a atividade física.
Um fato de destaque, que ocorreu em 2012, foi a criação do Dia Estadual Caminhadas de Cidadania com Segurança a ser comemorado em 4 de junho. A data passou a fazer parte do calendário oficial. A Lei nº 14.724 foi promulgada pelo governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, no dia 28 de março de 2012. Agora, a principal ação do Instituto Ortopedia & Saúde, o Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança, tem uma data comemorativa. Isto simboliza a importância do evento. “É um marco que, certamente, ajudará a difundir ainda mais a filosofia que desenvolvemos e o próprio evento”, afirma o dr. Fabio.
Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança
O Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança, criado em 10 de abril de 2005, é um evento ao ar livre e aberto ao público em geral, que reúne uma feira social de saúde, palestras e atividades físicas. O projeto acontece uma vez por mês, sempre aos domingos, no parque Trianon, em São Paulo, e realiza uma média de 300 exames médicos gratuitos a cada edição. Mais de 33 mil atendimentos foram realizados até 10 de abril de 2012, quando o evento completou sete anos.
A atuação integrada do Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança é bastante completa. Os exames preventivos são importantes para se ter uma ideia da condição de saúde para a prática da atividade física. Os resultados de todos os testes (glicemia, colesterol, medição da pressão arterial, avaliação postural e baropodometria) são fornecidos imediatamente, de maneira que é possível obter informações adicionais na hora, para considerar principalmente se, naquele momento, o corpo está apto à prática da atividade física. Dependendo do estado de saúde, o participante é aconselhado a seguir para atividade física mais leve ou a procurar um médico especialista. Há também quick massagem.
As atividades físicas são orientadas e monitoradas por profissionais de educação física e acompanhadas por médicos. Consistem em alongamento, aquecimento, caminhada de 30 minutos e resfriamento também com alongamento. O Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança conta com a participação de diversos profissionais para as atividades físicas. A educadora física Goretti Leite costuma orientar o aquecimento, a caminhada e o relaxamento.
As palestras visam orientar as pessoas em questões de saúde em prol de uma melhor qualidade de vida. Para cada evento é programado um tema, abordado por médicos, especialistas, professores de atividades físicas e profissionais de outras áreas. Para o dr. Fabio Ravaglia, a informação é a melhor maneira para garantir a qualidade de vida.
O evento conta com a participação de profissionais da Arthros Clínica Ortopédica, presidida pelo diretor técnico Fabio Ferraz do Amaral Ravaglia (CRM 54.294 e RQE 11.990/89) e que, desde 1986, realiza o atendimento de forma personalizada e com base em sólidos conceitos de humanização hospitalar. Também atuam como voluntários professores e alunos do Colégio Integral Inaci, que, desde 1974, oferece educação profissionalizante e procura desenvolver em seus alunos uma visão crítica e consciente das necessidades da vida moderna. Habitualmente, 34 voluntários trabalham na organização, montagem e atendimento ao público a cada evento. José Carlos dos Santos, da Guarda Civil Municipal, é um deles. Santos foi quem deu a ideia da criação de um evento, quando trabalhava no parque Trianon.
O Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança tem mostrado vocação para ser um espaço aberto para o bem-estar físico e mental. Durante toda a sua história, tem mantido a sua tendência de integrar pessoas, permanecendo aberto a uma variada gama de profissionais interessados em contribuir. Na área da saúde, o evento já contou com palestras de farmacêuticos, dentistas, cardiologistas, fisioterapeutas, enfermeiros etc. Na área de entretenimento, já apresentou cantoras, músicos, corais, dançarinos, atores e artistas. A maioria das edições conta com apresentações de dança, música e poesia. A poetisa Olga Figueiredo é assídua frequentadora do evento.
O formato do Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança, uma feira social de saúde e atividades físicas monitoradas, vem servindo de modelo para várias ONGs no Brasil e no exterior, que buscam replicar a ação em outras localidades por perceberem a importância para a melhoria da qualidade de vida da população. A próxima edição do evento no parque Trianon será no dia 16 de dezembro. Para 2013, já estão marcadas para: 20 de janeiro, 17 de fevereiro, 24 de março, 28 de abril, 26 de maio, 30 de junho, 28 de julho, 25 de agosto, 29 de setembro, 20 de outubro, 24 de novembro e 15 de dezembro.
Agenda do Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança
Local: parque Trianon (portão 4, em frente ao Masp, localizado na avenida Paulista, 1.578)
7h: início da montagem
8h30: distribuição de senhas para os exames (número limitado)
9h: início dos exames
10h: palestras
10h30: aquecimento com alongamento
10h45: início da caminhada dentro do parque Trianon
11h20: relaxamento com alongamento pós-caminhada
12h: confraternização
13h: encerramento
Informações: Instituto Ortopedia & Saúde
Telefone: 11 3289 8000
Balanço dos sete anos
Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança
Desde 2005 a abril de 2012, foram realizadas 84 edições no parque Trianon; com mais de 210 palestras e distribuição ou sorteio de cerca de 17.800 brindes. Em sete anos, os participantes caminharam mais de 368 quilômetros em 42 horas e receberam mais de de 33 mil atendimentos totalmente grátis na feira social de saúde.
Em todas as edições do Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança, é realizado um cadastro das pessoas que chegam ao evento pela primeira vez. Em sete anos, foram cadastradas mais de 11 mil pessoas. Muitas destas pessoas são frequentadoras assíduas do evento no parque Trianon.
Instituto Ortopedia & Saúde

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga