Conselho define cronograma de discussões sobre rádio digital Primeira reunião do grupo estabeleceu datas de reuniões até o fim deste ano e criou três comissões técnicas

20:48 Radio Ideal FM 0 Comentarios



A criação de três comissões técnicas e a definição do cronograma de trabalho até o fim deste ano foram os resultados da primeira reunião do Conselho Consultivo do Rádio Digital, realizada nesta terça-feira, na sede do Ministério das Comunicações, em Brasília. O grupo tem como missão ajudar na implantação do sistema de rádio digital no Brasil e conta com 19 representantes do Governo Federal, do Poder Legislativo, do setor de radiodifusão e da indústria.
“A decisão sobre o rádio digital se arrasta há anos. A expectativa é que o conselho consiga tomar uma decisão o mais rápido possível para que a gente possa levar adiante a definição sobre o padrão de rádio digital que será implantado no Brasil”, afirmou o secretário de Comunicação Eletrônica do ministério, Genildo Lins, que faz parte do Conselho Consultivo, na abertura do encontro.
20121023-conselho-define-cronograma-de-discussoes-sobre-radio-digital2Fotos: Herivelto Batista
Dois padrões de rádio digital estão sendo testados no país desde 2010: o Iboc  (HD Radio), que é norte-americano, e o DRM, europeu. O ministério, em conjunto com o Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), testou os sistemas em quatro capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. As avaliações foram concluídas em julho deste ano e o Inmetro fez relatórios sobre a performance das duas tecnologias em cada localidade.
Os resultados desses testes serão o tema da próxima reunião do conselho, que ocorrerá no dia 28 de novembro. Até o fim desta semana, os relatórios serão disponibilizados no site do MiniCom para que as emissoras e entidades representativas tenham acesso e avaliem os aspectos técnicos dos dois sistemas. Em dezembro deste ano, o conselho realiza outros dois encontros:  no dia 6, haverá um debate com representantes dos sistemas DRM e HD Radio e no dia 13 será apresentado um estudo sobre o rádio no Brasil.
Genildo Lins ressaltou que a principal missão do conselho é firmar uma posição técnica sobre qual modelo de rádio digital funciona e melhor.  Segundo ele, vários cenários são possíveis e o que cabe ao Ministério das Comunicações é informar qual a tecnologia mais adequada. A partir disso, outras discussões vão ocorrer, levando em consideração aspectos econômicos e diplomáticos. “Nosso interesse não é pelo sistema em si, mas pelo rádio. A gente tem de ter no Brasil um rádio digital de qualidade. Nosso foco é o rádio”, destacou.
Comissões - A primeira reunião definiu ainda a composição de três comissões técnicas do conselho que ficarão responsáveis por aprofundar as discussões e decisões em três áreas: política industrial, inovação tecnológica e análise e acompanhamento dos testes técnicos. A atuação do Conselho Consultivo vai além da definição do padrão de rádio digital e envolver temas como financiamento da transição do sistema e parâmetros internacionais.
20121023-conselho-define-cronograma-de-discussoes-sobre-radio-digital
O diretor de Acompanhamento e Avaliação de Outorgas do ministério, Octavio Pieranti, ressaltou a importância da participação de representantes do setor de radiodifusão no conselho consultivo: “A decisão sobre o padrão de rádio digital a ser adotada no país é séria e precisa ser tomada com a participação de todos.” 

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga